Início do conteúdo
Histórico

    A Escola Superior de Educação Física – ESEF da Universidade Federal de Pelotas – UFPel foi criada em 1971 sendo reconhecida pelo Decreto nº. 79.873, em 27 de junho de 1977.

    Administrativamente compõe-se de: Direção e Vice-Direção da Unidade, Conselho Departamental, Departamento de Desportos, Departamento de Ginástica e Saúde, Colegiado do Curso de Bacharelado, Colegiado dos Cursos de Licenciatura e Colegiado de Curso de Pós-Graduação.

   Em termos de graduação oferece os cursos de Licenciatura, diurno e noturno, e de Bacharelado – diurno. Na pós-graduação oferece cursos de Especialização em Educação Física Escolar, Mestrado e Doutorado em Educação Física.

    Além dos projetos de ensino que fortalecem o trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas voltadas a alunos da Unidade ou de outros cursos da UFPel, a ESEF desenvolve uma série de ações de extensão universitária, com longa tradição de prestação de serviços à comunidade, abrangendo populações de crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência e/ou  necessidades especiais. Especialmente a partir da consolidação do Programa de Pós-Graduação, cresceu consideravelmente o número de projetos de pesquisa desenvolvidos a partir da vinculação com os grupos, laboratórios e linhas de pesquisa da Unidade.

Contribuição à Missão e Visão da UFPel

    As ações da ESEF se alinham a missão e visão institucionais. Neste sentido vem promovendo a formação integral comprometida com o progresso da sociedade, através do ensino, pesquisa e prestando serviços de qualidade junto à comunidade.