Início do conteúdo
    Notícias
  • Eleições para Coordenação do Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física

    Para o cargo da Coordenação do Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física, somente podem inscrever-se docentes do Plano de Carreira lotadas/os na ESEF.

    As inscrições das candidaturas deverão ser realizadas no período de 15 a 17/07/2024, e serão formalizadas por meio do envio à Comissão Eleitoral, através do e-mail esefdirecao.ufpel@gmail.com (ficha de inscrição logo abaixo)

    A consulta à comunidade será realizada do dia 30 de julho de 2024, das 08 horas até dia 01 de agosto de 2024 às 17 horas, de forma eletrônica, através do Sistema Votação UFPel – Helios Voting

    Etapas das eleições:

  • Discente da ESEF irá compor comissão técnica da Seleção Brasileira de Remo

    Dentre seus diferentes projetos de extensão comunitária, a ESEF/UFPel tem o Remar para o Futuro, que oportuniza formação de jovens atletas no remo olímpico. O projeto é reconhecido por apresentar elevado êxito no cenário competitivo nacional e internacional, com remadores multimedalhistas em campeonatos estaduais, brasileiros e sul-americanos, inclusive com participação em Campeonatos Panamericanos e Mundiais.

    Porém, o projeto deu um passo importante em sua trajetória: além de contar com a convocação de cinco jovens atletas para o camp de treinamento da Seleção Brasileira sub-19 de remo entre os dias 22 e 28 de julho de 2024 no Rio de Janeiro, Davi Rubira, que foi atleta do projeto e é graduando em Educação Física na ESEF/UFPel, foi convocado pela Confederação Brasileira de Remo para compor a comissão técnica que coordenará a atividade.

    Para o Prof Fabricio Del Vecchio, que coordena o Projeto junto com o técnico Oguener Tissot, este é um momento muito especial: “A transição da carreira como atleta para a carreira como comissão técnica nunca é simples ou fácil. Porém, ter a possibilidade de fazer isso durante a graduação em Educação Física aumenta muito a chance de interação e inserção profissional”. Complementarmente, o Prof Fabricio indica que a formação de atletas é um objetivo central e frequentemente alcançado pelo projeto de extensão “Remar para o Futuro”; no entanto, poder contribuir com a formação de profissionais para o esporte olímpico é uma meta audaciosa – que está sendo comemorada com muito entusiasmo. O discente ingressou no curso de Educação Física por causa de sua história como atleta no Remar para o Futuro; assim, a experiência como membro de uma comissão técnica de nível nacional em uma modalidade olímpica é vista com muita felicidade pelo coordenador do projeto.

  • 13ª Jornada do Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

    O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto com a temática sobre integralidade do cuidado em saúde e as abordagens multidisciplinares. A programação do evento é diversa, teremos minicursos, mesas redondas, painéis, conferências, apresentação de temas livres e resumos publicados na revista do HCPA. Os detalhes podem ser conferidos no hotsite do evento: https://sites.google.com/hcpa.edu.br/jornada-servico-ed-fisica-to
     
    Seria muito especial ter estudantes e colegas da ESEF/UFPel participando do nosso evento. Estamos com alguns cupons de descontos para estudantes de graduação, residentes, mestrandos e doutorandos, e para profissionais da rede municipal e estadual. Interessados podem fazer a solicitação para o e-mail: tdalmaso@hcpa.edu.br
  • ESEF no 41° Festival de Dança de Joinville

    A Cia. Turno2 irá participar do 41° Festival de Dança de Joinville (o maior do país!) na modalidade de dança coreográfica 40+, com um trabalho da coreógrafa Malê Klee, que foi docente na ESEF/UFPel, precursora da prática da dança na nossa universidade.
    O grupo, que surgiu a partir do projeto unificado Turno2: pesquisa e criação artística, ligado ao Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL, é coordenado pelas professoras Daniela Castro e Eleonora Santos e pretende dar visibilidade aos corpos maduros que dançam cenicamente.
    O projeto tem parceria com a ESEF/UFPel  e conta com o professor Marcelo S. da Silva como docente  colaborador e, também, como bailarino do elenco.
    O projeto vem desenvolvendo um trabalho focado nas criações cênicas com bailarinas e bailarinos com mais de 40 anos de idade, investigando estéticas e estratégias de composição cênico-coreográfica que valorizem e legitimem a potência do corpo experiente em cena.
    Na seleção do mencionado Festival, o grupo obteve a sétima melhor nota na seletiva, dentre os 79 selecionados para diferentes espaços do festival, voltados aos grupos 40+. Por isso, vai representar Pelotas e a UFPel na Mostra Competitiva 40+!
    Além dos propósitos acadêmicos de oportunidade de formação em torno da pesquisa, da extensão e do ensino, a Cia. Turno2 reforça vários vínculos com a UFPel. Ao mesmo tempo em que conta com integrantes da cidade, também é formado por pessoas da comunidade acadêmica (docentes, discentes e TAEs), todas pessoas que praticaram dança e que têm interesse em se perceber em cena e dançando, neste segundo turno da vida!
  • Edital de Bolsa de Monitoria

    A Professora FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA da ESEF/UFPEL, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de uma vaga para Bolsista de Monitoria do Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE nº 05/2014, a Resolução COCEPE nº 32/18, Edital PRE/CEC/NUPROP 5/2024 e o Edital PRE/CEC/NUPROP nº 18/2024, conforme identificação a continuação.

    Inscrições de 21 a 24/06.

    Verifique todas as informações do edital AQUI

  • Nota da direção ao corpo discente da ESEF

    Prezadas/os alunas/os
    Em reunião ocorrida hoje (15/04) pela manhã no auditório da ESEF, os docentes da unidade, após amplo debate, consideraram legítima a deflagração de greve por suas representações sindicais a partir de hoje. Mas, também consideraram legítima a opção daqueles que não irão aderir e, consequentemente, irão ministrar suas aulas a partir de amanhã (16/04), conforme calendário acadêmico institucional. Nestes casos (docentes que não irão aderir à greve), as turmas serão informadas pelos próprios docentes via COBALTO.
    Atenciosamente,
    Direção da ESEF

  • Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto EDUCAÇÃO FÍSICA HOSPITALAR

    A Coordenação do Projeto EDUCAÇÃO FÍSICA HOSPITALAR, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura. O projeto EDUCAÇÃO FÍSICA HOSPITALAR disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AÇÕES AFIRMATIVAS, com vigência de sete meses e meio (de 15 de abril até 30 de novembro de 2024). O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais, exceto no mês de abril, cujo valor será de R$ 350,00, referente a meia bolsa.

    A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link: https://forms.gle/ZiQPrYxCaicXodwc6

    O período para inscrição será de 06 a 10/04/2024

    Maiores informações estão no Edital de Seleção

  • Bolsistas de Desenvolvimento Institucional (BDI) da Divisão de Esporte (DIESP) – 2024

    A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas torna público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional” (BID) da Divisão de Esporte (DIESP). Algumas informações a seguir, e ao final da página estão o Edital e suas Retificações:

    Unidade DIVISÃO DE ESPORTE – DIESP
    Vagas Contempladas  02 vagas – Demanda Socioeconômica (DS)
    Período da Bolsa: 01/04/2024 a 31/12/2024
    Requisitos Básicos
    • Alunos(as) de graduação matriculados(as) em cursos de Graduação na UFPel;
    • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades ligadas à bolsa;
    • Não estar vinculado(a) a outro tipo de bolsa concedida pela UFPEL ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
    • As vagas são as seguintes:
    1. Educação Física (01 vaga) – estar regularmente matriculada(o) no curso de Graduação de Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física ou do Curso ABI Educação Física na UFPel. A(o) candidata(o) deverá ser elegível à vaga de Demanda Social (DS). O plano de trabalho envolverá o planejamento, execução e gestão de projetos esportivos; e
    2. Jornalismo (01 vaga) – estar regularmente matriculada(o) no curso de Graduação de Bacharelado em Jornalismo na UFPel. A candidata(o) deverá ser elegível à vaga de Demanda Social (DS). O plano de trabalho envolverá a redação de textos, produção de material para o site e redes sociais e apoio em eventos esportivos.
    Data e local da Inscrição
    • Inscrições: De 04 a 08/03.

      Envio para o e-mail: divisao.esporte@ufpel.edu.br

      Até o dia 15/03/2024 será publicada a relação dos(as) candidatos(as) homologados(as) e o cronograma de entrevistas na página do Gabinete da Reitoria.

    Documentos para inscrição
    • Ficha de Inscrição (disponível neste link);
    • Histórico Escolar UFPel fornecido pelo CRA ou no Cobalto;
    • Currículo Vitae;

    O(A) candidato(a) que não enviar algum dos documentos será eliminado(a) do processo.

    Data e local da seleção
    • Data: 18/03 – a partir das 14h
    • Local: Ginásio do CESC/UFPel (Rua Alberto Rosa, 580)

    A avaliação dos(as) candidatos(as) será conduzida através de dois itens: Média do Histórico Escolar obtido no Cobalto (peso 3,0) e Entrevista (peso 7,0). As informações prestadas no Currículo Vitae relacionadas às atividades das vagas deste Edital serão abordadas na entrevista.

    Responsável Mario Renato de Azevedo Júnior
  • Convite para palestra “História das Mulheres do Esporte”

    No próximo  dia 12 de março, das 20h30 às 22h, na sala 9 da ESEF/UFPel, ocorrerá a palestra intitulada “História das Mulheres do Esporte“. A atividade será conduzida pela Profa. Dra. Silvana Goellner, Professora Titular pela UFRGS e Docente Visitante na ESEF/UFPel.

    Esta se constitui como uma excelente oportunidade acadêmica para discentes de graduação e de pós-graduação que têm o Esporte, a Mulher e a História como objetos de estudo. Destaca-se que essa atividade é uma iniciativa da disciplina de História da Educação Física, do curso ABI-Educação Física, noturno.
    Não são necessárias inscrições e toda a comunidade acadêmica está convidada.