DISCIPLINAS REPRESADAS DA LICENCIATURA
Disciplinas PPC 820-840 _ PPC 850-851 [equivalências, reofertas, concomitância]
Disciplinas PPC 820-840 _ PPC 850-851 [equivalências, reofertas, concomitância]
Prezadas (os),
Aproxima-se a data final para o preenchimento da Avaliação de desempenho docente pelos discentes. O formulário está aberto no Sistema Cobalto até o dia 26 de outubro de 2024, relativamente ao semestre 2024/1.
A divulgação está ocorrendo através das redes sociais da UFPel, página e Cobalto. Acesse a notícia neste link.
Ressalta-se a importância da participação do assunto a todos os docentes de sua unidade, para que possam também motivar os alunos e alunas para o preenchimento do formulário, o qual encontra-se no Cobalto em “Aluno”, “Cadastro”, “Avaliação Docente 2024/1”.
Cabe mencionar que o Processo de Avaliação de Desempenho Docente é pauta de Grupo de Trabalho da Comissão Própria de Avaliação, juntamente com PROGEP, PRE, GR, PRPPG, CCSO e CPPD, o qual tem o propósito de propor melhorias ao processo.
Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas
Atenciosamente,
ROSANA AVILA PEREIRA CHOLLET
Visualize AQUI o cronograma das apresentações das defesas de Seminário de TCC 2024/01.
A Comunidade acadêmica da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia – ESEF, por meio dos seus docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados, solidariza-se a Profa Anelise Gaya e demais familiares pelo falecimento de seu pai, o Prof. Adroaldo Gaya. O sepultamento será hoje pela manhã na cidade de Garopaba/SC.
I COLOQUIO INTERNACIONAL Ciencia
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Futebol tem a honra de anunciar o I COLLOQUE international LES SCIENCES SOCIALES FACE AU FOOTBALL: ÉCHANGES ET PERSPECTIVES FRANCO-BRÉSILIENNES, que irá realizar nos dias 5 e 6 dezembros de 2024 no Campus Condorcet, Centre des colloques, Salle 100, na cidade de Paris, França.
Este Colóquio promoverá o intercâmbio de pesquisadores e grupos de pesquisas brasileiros e franceses sobre o futebol, numa perspectiva interdisciplinar em Ciências Humanas. A socialização e debate das experiências científicas visa fortalecer as relações interinstitucionais e aprofundar os estudos sobre diversos temas relacionados ao futebol, bem como promover publicações em ambos os países.
O Prof Dr Fábio Machado Pinto participa da organização no quadro do Pós-doutorado que está realizando na UFSC.
Nos próximos dias 10 a 12 de outubro, o Prof Fabricio Boscolo e discentes participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico participarão do 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (SICE), em São Paulo/SP. O SICE se destaca como o mais longevo evento no campo da Educação Física no Brasil. Este encontro acadêmico é referência nacional e internacional para discussões sobre inovações e avanços na ciência do esporte, reunindo pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior.
Nesta edição, o Prof Fabricio e discentes de graduação e pós-graduação da ESEF terão a oportunidade de apresentar nove trabalhos, todos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico. Os estudos abordam diferentes aspectos do treinamento esportivo e do desempenho físico, explicitando o compromisso com a formação acadêmica e a produção de pesquisas aplicadas que dialogam com as demandas contemporâneas da Educação Física. São eles:
1) Avaliação da força máxima e relativa em jovens remadores de Pelotas/RS
2) Comparação da potência produzida usando dois esquemas de carga no Jump Squat em jovens remadores
3) Quantificação da maturação de jovens nadadores a partir de dois métodos distintos e em dois momentos da temporada competitiva
4) Comparação do perfil de movimentos entre a equipe vencedora e perdedora de um pré-olímpico de basquete 3×3
5) Análise do déficit de velocidade no desempenho em testes de velocidade com e sem condução de bola em jogadores profissionais de futebol
6) Dominância lateral e performance de jovens jogadores de futebol no RAST em curva
7) Comparação da força máxima absoluta e relativa entre diferentes posições táticas de jogadores de futebol master
8) Resistência de força no taekwondo: comparação entre faixas pretas e coloridas
9) Distribuição genotípica e alélica do polimorfismo no gene CKM em atletas de alto rendimento de taekwondo
Os discentes que participarão do evento são:
Graduação:
Davi Perleberg Rubira
Helena da Costa Pereira
Bernardo Damé
Lorenzo Tiska
Henrique de Pinho
Wesley Feijó
Pós-Graduação
Marcelo de Jesus Pereira
Gabriel de Moraes Siqueira
Destaca-se, ainda, que durante o período, a equipe realizará visita às instalações da Escola de Educação Física e Esporte e Faculdade de Medicina da USP, assim como aos laboratórios do InCor.
Foto: Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico da ESEF.
Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade de Pelotas, a direção da ESEF resolveu suspender as atividades acadêmicas na tarde desta segunda-feira (23/09) para providência dos reparos aos danos causados nas instalações físicas e nas condições de acesso à Unidade.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Olindo Rigo, natural de Porto Lucena, ocorrido no dia de hoje 11/09/2024. Olindo nasceu em 19 de outubro de 1937 e deixa um legado de amor e sabedoria, sendo pai do professor Luiz Carlos Rigo.
Neste momento de dor, nossos sentimentos se dirigem à família e amigos, que encontram consolo nas memórias e no exemplo de vida que Olindo deixou. Que sua alma encontre paz e que sua trajetória continue a inspirar todos que o conheceram.
Descanse em paz, Olindo Rigo.
Um abraço de carinho da comunidade ESEF ao professor Rigo.
Abaixo, o link com o edital de escolha dos alunos do ABI entre bacharelado e licenciatura
A direção da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) vem por meio desta nota manifestar seu repúdio e indignação a todo e qualquer ato de racismo. Nossa unidade sempre teve e sempre terá essa postura. No entanto, a publicização dessa nota é necessária tendo em vista o ato racista sofrido pelo docente de nossa unidade, Eraldo dos Santos Pinheiro. O ato ocorreu e um grupo de aplicativo instantâneo de mensagens. Uma pessoa que integra esse grupo fez um print de parte da conversa onde os atos racistas contra o professor Eraldo foram escritos e compartilhou em uma página de uma rede social. A ESEF se solidariza com o professor Eraldo em específico, mas também com todas as pessoas negras da ESEF, da UFPel e da sociedade como um todo. Racismo é crime! Por fim, a direção da ESEF reitera seu o compromisso com o enfrentamento e o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação.
Gabriel Gustavo Bergmann
Diretor – ESEF/UFPEL