Início do conteúdo
    Notícias
  • Bolsistas de Desenvolvimento Institucional (BDI) da Divisão de Esporte (DIESP) – 2024

    A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas torna público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional” (BID) da Divisão de Esporte (DIESP). Algumas informações a seguir, e ao final da página estão o Edital e suas Retificações:

    Unidade DIVISÃO DE ESPORTE – DIESP
    Vagas Contempladas  02 vagas – Demanda Socioeconômica (DS)
    Período da Bolsa: 01/04/2024 a 31/12/2024
    Requisitos Básicos
    • Alunos(as) de graduação matriculados(as) em cursos de Graduação na UFPel;
    • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades ligadas à bolsa;
    • Não estar vinculado(a) a outro tipo de bolsa concedida pela UFPEL ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
    • As vagas são as seguintes:
    1. Educação Física (01 vaga) – estar regularmente matriculada(o) no curso de Graduação de Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física ou do Curso ABI Educação Física na UFPel. A(o) candidata(o) deverá ser elegível à vaga de Demanda Social (DS). O plano de trabalho envolverá o planejamento, execução e gestão de projetos esportivos; e
    2. Jornalismo (01 vaga) – estar regularmente matriculada(o) no curso de Graduação de Bacharelado em Jornalismo na UFPel. A candidata(o) deverá ser elegível à vaga de Demanda Social (DS). O plano de trabalho envolverá a redação de textos, produção de material para o site e redes sociais e apoio em eventos esportivos.
    Data e local da Inscrição
    • Inscrições: De 04 a 08/03.

      Envio para o e-mail: divisao.esporte@ufpel.edu.br

      Até o dia 15/03/2024 será publicada a relação dos(as) candidatos(as) homologados(as) e o cronograma de entrevistas na página do Gabinete da Reitoria.

    Documentos para inscrição
    • Ficha de Inscrição (disponível neste link);
    • Histórico Escolar UFPel fornecido pelo CRA ou no Cobalto;
    • Currículo Vitae;

    O(A) candidato(a) que não enviar algum dos documentos será eliminado(a) do processo.

    Data e local da seleção
    • Data: 18/03 – a partir das 14h
    • Local: Ginásio do CESC/UFPel (Rua Alberto Rosa, 580)

    A avaliação dos(as) candidatos(as) será conduzida através de dois itens: Média do Histórico Escolar obtido no Cobalto (peso 3,0) e Entrevista (peso 7,0). As informações prestadas no Currículo Vitae relacionadas às atividades das vagas deste Edital serão abordadas na entrevista.

    Responsável Mario Renato de Azevedo Júnior
  • Convite para palestra “História das Mulheres do Esporte”

    No próximo  dia 12 de março, das 20h30 às 22h, na sala 9 da ESEF/UFPel, ocorrerá a palestra intitulada “História das Mulheres do Esporte“. A atividade será conduzida pela Profa. Dra. Silvana Goellner, Professora Titular pela UFRGS e Docente Visitante na ESEF/UFPel.

    Esta se constitui como uma excelente oportunidade acadêmica para discentes de graduação e de pós-graduação que têm o Esporte, a Mulher e a História como objetos de estudo. Destaca-se que essa atividade é uma iniciativa da disciplina de História da Educação Física, do curso ABI-Educação Física, noturno.
    Não são necessárias inscrições e toda a comunidade acadêmica está convidada.
  • ESEF/UFPel sede de intercâmbio internacional de associações comunitárias

    Nesse final de semana (18/2/2024) a ESEF/UFPel foi sede de intercâmbio internacional entre duas associações comunitárias.

    Nas dependências da unidade, ocorreram três jogos amistosos entre participantes do Projeto Jovem Atleta (PJA), do Bairro Getúlio Vargas, e jogadores da equipe Libertad, de Maldonado, no Uruguai.

    O coordenador do PJA, Carlos Oliveira, agradeceu o envolvimento da ESEF na realização dessa atividade, com a participação dos discentes Marcelo de Jesus e Rousseau Veiga, e destacou a interlocução com o Prof. Fabricio Boscolo Del Vecchio, que é padrinho do projeto.

  • ESEF-UFPel representanda no “CISM International Close Combat and Jiu-Jitsu Conference”

    A ESEF-UFPel terá representante em um dos maiores congressos mundiais na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. Entre os dias 21 e 26 de abril de 2024, o Prof. Fabricio Boscolo Del Vecchio realizará duas palestras no “CISM International Close Combat and Jiu-Jitsu Conference”, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

    O evento, promovido pelo Ministério da Defesa, contará com palestrantes de diversos países, que se reunirão para construir diálogo internacional no sentido de aperfeiçoar práticas profissionais e atualizar cientificamente técnicos, treinadores e atletas. Abu Dhabi se tornou cidade referência mundial em modalidades esportivas de combate, principalmente após inserir o Brazilian Jiu-Jitsu no ensino formal da educação básica e na preparação militar.

    O Prof Fabricio irá palestrar sobre “Demandas Fisiológicas do Jiu-Jitsu” e “Metodologias de Treinamento para o Jiu-Jitsu”. Na primeira palestra irá abordar o estado da arte e as evidências científicas – inclusive as produzidas por seu laboratório – sobre dados relacionados às exigências fisiológicas da prática e da competição do Brazilian Jiu-Jitsu. Na segunda palestra, será demonstrados os meios e métodos de treinamento mais efetivos para melhora da aptidão física de lutadores de Brazilian Jiu-Jitsu, com especial atenção ao treinamento de força e potência e ao treinamento intervalado de alta intensidade, o HIIT, uma de suas principais áreas de investigação.

  • Anais do 42º Simpósio Nacional de Educação Física e 3º Encontro de Fisioterapia

    A comissão organizadora do “42º Simpósio Nacional de Educação Física e 3º Encontro de Fisioterapia – Educação Física e Fisioterapia: diversidade e inclusão”, realizado na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas, nos dias 24,25 e 26 de agosto de 2023, disponibiliza a seguir o arquivo com os anais do evento.

    Anais do 42º Simpósio Nacional de Educação Física e 3º Encontro de Fisioterapia

  • Resultados da Seleção para o GEPETED

    O Grupo de Estudos e Pesquisa em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED) anuncia os resultados da primeira etapa do Edital de seleção para novos membros 03/2024. Os nomes dos aprovados estão divulgados abaixo. Junto com os resultados, está a grade de horários para as entrevistas da segunda etapa.

     

    PRIMEIRA ETAPA – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E HORÁRIO DAS ENTREVISTAS:

    Candidato Status Dia e horário da entrevista
    Júlia Martinez Pereira Aprovada para a segunda fase 25/01/2024 – 12h
    Bernardo Paiva dos Santos Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 12h30
    Lizandro Pich Fonseca Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 13h
    Emily Porto Telesca Aprovada para a segunda fase 25/01/2024 – 13h30
    Bernardo Dias Damé Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 14h
    Ana Vitória Silva Silva Aprovada para a segunda fase 25/01/2024 – 14h30
    Lorenzo Santana Avila Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 15h
    Davi Perleberg Rubira Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 15h30
    Roger Sacramento Burkert Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 16h
    Wesley Caldas Feijó Aprovado para a segunda fase 25/01/2024 – 16h30

     

    SEGUNDA ETAPA: 

    No dia 25 de janeiro foI realizada a segunda fase do Processo Seletivo para novos membros do GEPETED. Foram considerados aprovados, em ordem de classificação:
    1ª Júlia Martinez
    2ª Ana Vitória Silva
    3ª Emily Porto
    4º Davi Perleberg
    5º Lorenzo Santana
    6º Bernardo Dias
    7º Bernardo Paiva
    8º Lizandro Pich
    9º Wesley Caldas
    Os discentes devem se apresentar para a reunião ordinária, impreterivelmente, no dia primeiro de fevereiro, quinta-feira, das 12h às 14h, na sala 8 da ESEF/UFPel.
  • Edital para Professor Substituto

    A Universidade Federal de Pelotas-UFPel, por meio da Coordenação de Administração de Pessoal-CAP, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO visando à contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária.

    As inscrições serão realizadas no período compreendido entre as 10 horas do dia 05/01/2024 até as 23h59min do dia 22/01/2024, exclusivamente via INTERNET, no endereço eletrônico do certame, disponível em: http://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0001_2024/. Demais informações disponíveis no mesmo endereço eletrônico.

  • Inscrições abertas para o Grupo de Estudos e Pesquisa em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED)

    Estão abertas as inscrições para acadêmicos e/ou profissionais interessados em realizar atividades de estudo, pesquisa e extensão no Grupo de Estudos e Pesquisa em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED).
    Serão disponibilizadas até 8 vagas, sendo 4 para cotas étnico-raciais (pretos, pardos, indígenas e quilombolas) e 4 em ampla concorrência, e, quando possível, será respeitada a igualdade de gênero em sua distribuição. O líder do GEPETED se coloca no direito de não preencher todas as vagas disponibilizadas.

    Datas importantes:
    Inscrições: 8 a 15 de janeiro de 2024
    Resultado da primeira etapa: 19/01/2024
    Entrevista: 25 de janeiro de 2024

    O edital com todas as instruções pode ser acessado em: