A Universidade Federal de Pelotas divulgou, nesta segunda-feira (10), as listas finais de inscrições para as modalidades de formaturas institucionais, os dias e horários […]
A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/ESEF, retifica a lista de HOMOLOGADOS para o processo de seleção para atuar no Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância como:
A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/ESEF, divulga a lista de ALUNOS HOMOLOGADOS para o Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância.
A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/ESEF, divulga a lista de HOMOLOGADOS para o processo seletivo simplificado, para atuar no Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância como:
A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/ESEF, divulga os Editais do processo seletivo simplificado, para atuar no Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância.
Para maiores informações acesse diretamente os editais:
A comissão de seleção divulga o resultado das inscrições para o intercâmbio com a Academy of Physical Education – Ollerup, Denmark (GYMNASTIKHØJSKOLEN I OLLERUP – DINAMARCA).
Esta aberto até o dia 07/05/2020 o período de inscrições para o intercâmbio com a Academy of Physical Education – Ollerup, Denmark (GYMNASTIKHØJSKOLEN I OLLERUP – DINAMARCA).
Nós, professores da Escola Superior de Educação Física-UFPel, vimos através deste reiterar nosso posicionamento emitido em nota no dia 17 de abril de 2020. Manifestamos também nosso desacordo com o ponto XXXII do Art. 80 do Decreto n0 6267 de 22 de abril da Prefeitura de Pelotas, que permite o funcionamento de academias de Pilates, mesmo que para esta permissão seja vedada a aglomeração ou o grande fluxo de pessoas, seguindo obrigatoriamente protocolos de distanciamento controlado.
Tal como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a Prefeitura Municipal de Pelotas também promoveu alterações curriculares na Educação Básica das escolas municipais. Além da forma impositiva e verticalizada que a Secretaria Municipal de Educação e Desportos (SMED) encaminhou a nova estruturação curricular, a autonomia pedagógica das comunidades escolares está prejudicada na medida em que tal base curricular agora estará padronizada em todas as escolas do município e restringe quaisquer possibilidades diferenciadas que as comunidades escolares possam definir com base em suas reais demandas de aprendizagem das crianças e adolescentes.
A nova base curricular definida pela SMED está atrelada exclusivamente a indicadores externos de avaliação (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb) que pouco dizem sobre a qualidade da educação. Assim, a carga horária de disciplinas como Matemática e Português (únicas consideradas no cálculo do Ideb) foram aumentadas enquanto outras disciplinas tiveram o número de períodos reduzidos, especialmente das áreas de Artes, Línguas Estrangeiras e Ciências Sociais. No caso da Educação Física (EF), a definição de obrigatoriedade da oferta de 2 períodos semanais não permite que as escolas desenvolvam projetos pedagógicos em que a EF possa ter uma carga horária maior, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense que trabalha com 3 períodos semanais de EF para seus estudantes.
A escola é o lugar de pensar, criar, reinventar, bem como usufruir e vivenciar a cultura. Com isso, a contribuição primordial da EF é a de propiciar as práticas corporais com suas particularidades e movimentos à crianças, jovens e adultos. Assim, as possibilidades de movimento proporcionada pela EF não podem ser ainda mais limitadas na sociedade de hoje. Por estas razões, professores e professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) repudiam as alterações curriculares promovidas pela administração municipal de Pelotas e engrossa os anseios das comunidades escolares e as entidades representativas de municipários e estudantes para que a SMED retome a discussão sobre a base curricular junto às escolas com o intuito de um processo democrático e de acordo com as demandas do povo pelotense.
No dia 27 de novembro, o governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) publicou a Portaria nº 289/2019, da Secretaria de Educação que modifica “a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino”. Nesta portaria, a secretaria da educação modifica a quantidade de períodos obrigatórios de diversas áreas, especialmente da Educação Física (EF) que do 7º ao 9º ano será apenas 1 período de EF e no Ensino Médio (EM) terá apenas 1 período no 1º e 2º ano.
E, no 3º ano do EM não haverá NENHUM período de EF. Fica assim evidente que os prejuízos para a estudantes das escolas estaduais são enormes, pois diminuirá o acesso aos conhecimentos da cultura corporal e da realização de atividades físicas no seu percurso formativo. E, ainda, diminuirá o campo de trabalho de professores e professoras de EF na rede estadual enfraquecendo ainda mais esta área do conhecimento na formação escolar.
Por esta razão, os professores e as professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifestam seu repúdio às medidas adotadas pelo Governo Eduardo Leite (PSDB) que aprofunda a precarização da educação pública do Estado do RS e que vai na contramão dos estudos e pesquisas desenvolvidas na UFPel que demonstram a importância da Educação Física na qualidade da formação de crianças e jovens escolares
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