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    Notícias
  • Nota de repúdio às mudanças curriculares no município de Pelotas

    Tal como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a Prefeitura Municipal de Pelotas também promoveu alterações curriculares na Educação Básica das escolas municipais. Além da forma impositiva e verticalizada que a Secretaria Municipal de Educação e Desportos (SMED) encaminhou a nova estruturação curricular, a autonomia pedagógica das comunidades escolares está prejudicada na medida em que tal base curricular agora estará padronizada em todas as escolas do município e restringe quaisquer possibilidades diferenciadas que as comunidades escolares possam definir com base em suas reais demandas de aprendizagem das crianças e adolescentes.

    A nova base curricular definida pela SMED está atrelada exclusivamente a indicadores externos de avaliação (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb) que pouco dizem sobre a qualidade da educação. Assim, a carga horária de disciplinas como Matemática e Português (únicas consideradas no cálculo do Ideb) foram aumentadas enquanto outras disciplinas tiveram o número de períodos reduzidos, especialmente das áreas de Artes, Línguas Estrangeiras e Ciências Sociais. No caso da Educação Física (EF), a definição de obrigatoriedade da oferta de 2 períodos semanais não permite que as escolas desenvolvam projetos pedagógicos em que a EF possa ter uma carga horária maior, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense que trabalha com 3 períodos semanais de EF para seus estudantes.

    A escola é o lugar de pensar, criar, reinventar, bem como usufruir e vivenciar a cultura. Com isso, a contribuição primordial da EF é a de propiciar as práticas corporais com suas particularidades e movimentos à crianças, jovens e adultos. Assim, as possibilidades de movimento proporcionada pela EF não podem ser ainda mais limitadas na sociedade de hoje. Por estas razões, professores e professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) repudiam as alterações curriculares promovidas pela administração municipal de Pelotas e engrossa os anseios das comunidades escolares e as entidades representativas de municipários e estudantes para que a SMED retome a discussão sobre a base curricular junto às escolas com o intuito de um processo democrático e de acordo com as demandas do povo pelotense.

    Pelotas, 14 de dezembro de 2019

    Docentes da ESEF/UFPel

  • NOTA DE REPÚDIO DA ESEF/UFPEL ÀS MUDANÇAS CURRICULARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RS

    No dia 27 de novembro, o governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) publicou a Portaria nº 289/2019, da Secretaria de Educação que modifica “a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino”. Nesta portaria, a secretaria da educação modifica a quantidade de períodos obrigatórios de diversas áreas, especialmente da Educação Física (EF) que do 7º ao 9º ano será apenas 1 período de EF e no Ensino Médio (EM) terá apenas 1 período no 1º e 2º ano.
    E, no 3º ano do EM não haverá NENHUM período de EF. Fica assim evidente que os prejuízos para a estudantes das escolas estaduais são enormes, pois diminuirá o acesso aos conhecimentos da cultura corporal e da realização de atividades físicas no seu percurso formativo. E, ainda, diminuirá o campo de trabalho de professores e professoras de EF na rede estadual enfraquecendo ainda mais esta área do conhecimento na formação escolar.
    Por esta razão, os professores e as professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifestam seu repúdio às medidas adotadas pelo Governo Eduardo Leite (PSDB) que aprofunda a precarização da educação pública do Estado do RS e que vai na contramão dos estudos e pesquisas desenvolvidas na UFPel que demonstram a importância da Educação Física na qualidade da formação de crianças e jovens escolares

  • Lista dos Trabalhos Aprovados – 38º SNEF

    ATENÇÃO 📢

    Saiu a lista dos TRABALHOS APROVADOS para o 38° Simpósio Nacional de Educação Física.

    Desde já, a Comissão Científica do  agradece a participação e parabeniza todas e todos pelos trabalhos enviados.

    Lista dos Trabalhos Aprovados: Clique aqui

  • ATENÇÃO PROVÁVEIS FORMANDOS 2019/2

    Atualização cadastral de prováveis formandos – 2019/2

    No período de 18 de outubro à 1 de novembro o aluno deverá acessar o Cobalto para se cadastrar como provável formando no menu:

    ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA

    Neste menu o aluno deverá selecionar o tipo de formatura que deseja (INTERNA, INSTITUCIONAL ou EXTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.

    O aluno também deverá verificar a existência de algum débito no seu cadastro, no menu:

    ALUNO –> CONSULTA –> DÉBITOS.

    Havendo débito de algum documento, a quitação poderá ocorrer de 3 maneiras:

    • aluno enviar o documento escaneado para dranotas@gmail.com;
    • aluno entregar cópia do documento no Atendimento ao Aluno da CRA no Campus Anglo, na sala 107;
    • aluno entregar cópia no Colegiado do Curso, que deverá escanear a mesma e enviar para o e-mail da CRA (dranotas@gmail.com).

    Os alunos terão até o dia 01 de novembro para se cadastrarem como prováveis formandos no Cobalto.

    Salientamos que o Colegiado só conseguirá incluir em formaturas alunos que tenham previamente se cadastrado no Cobalto como Prováveis Formandos. Dessa forma, garantimos que todos os Prováveis Formandos realizarão a  conferência e atualização cadastral.

    PASSO A PASSO 

    O QUE

    ONDE/COMO

    QUANDO

    ALUNO

    Acessar Cobalto

    ALUNO -> CADASTRO -> SOLICITAÇÃO FORMATURA

    18/10 a 01/11/19

    Solicitar cadastro como Provável Formando

    18/10 a 01/11/19

    Indicar tipo de Formatura (Interna, Institucional ou Externa)

    18/10 a 01/11/19

    Conferir cadastro – confirmar dados ou apontar necessidade de correção[1]

    18/10 a 01/11/19

    Salvar e aguardar posicionamento do Colegiado

    18/10 a 01/11/19

    COLEGIADO Acessar Cobalto

    Colegiado homologa ou não o cadastro do aluno como provável formando

    01/11 a 08/11/19

    CRA

    Irá verificar a necessidade de correções apontadas pelos alunos

    Após confirmação do Colegiado

    ALUNO

    Acessar Cobalto

    Aluno deverá acompanhar o status de sua solicitação pelo Cobalto

         Até a semana que antecede a formatura

     

    [1] Obs: se o aluno alterou algum registro após o seu ingresso na UFPel, para alterar o cadastro será necessário a apresentação do documento que comprove o solicitado (Exemplo: Para alter o nome em razão de casamento – apresentar certidão de casamento).

  • FORMATURA INSTITUCIONAL GRADUANDOS 2019-2

    O(a)(s) formando(a)(s) interessado(a)(s) em colar grau dentro do novo modelo adotado pela instituição, deve(m) manifestar sua intenção através do Formulário de Solicitação de Formatura Institucional, disponível em  https://forms.gle/GNtoWmvLEk67FQG8A no período de 10 de setembro a 24 de outubro de 2019.

    Favor ler o Edital  que está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/09/SEI_UFPel-0697379-Edital_Formatura-Institucional-2019-2.pdf.

    Importante destacar que, no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-2 emitido pela Coordenação do Curso.

    O formulário está disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROV%C3%81VEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx.

    As cerimônias ocorrerão entre os dias 25 e 27/01, 31/01 e 01/02/2020, conforme o número de formandos, no Auditório da FAEM, Campus Capão do Leão.

     

  • III Seminário Educação Física no Combate às Opressões

                       Nesta edição, trataremos das opressões LGBT+ e a Educação Física, com o intuito de contribuir com a visibilidade da comunidade LGBT+ e com a formação de professores e professoras de EF ( para atuação na escola e fora da escola) para qualificar o trabalho pedagógico em relação à população LGBT+ e o enfrentamento à todo tipo de opressão.
                  Vivemos em um país em que ainda predomina o ódio e a intolerância às diferenças, temos um importante dever de formar professores e professoras de EF que contribuam para a superação de tais manifestações que, além de primitivas, prejudicam muito a vida das pessoas que compõem os setores oprimidos da sociedade.
                      Convidamos todos e todas a participarem desta atividade e, caso seja possível, colegas docentes que tenham aulas na segunda-feira a tarde e queiram levar suas turmas para participar do seminário, serão muito bem-vindas.
                       A atividade é aberta e gratuita, com certificado de participação de 4h para quem assim desejar.
                       Dentre os palestrantes convidados, teremos professoras formadas na ESEF e estudantes de licenciatura e bacharelado da nossa instituição.
     
    Evento: III Seminário Educação Física no Combate às Opressões: (R)Existência e Visibilidade LGBT+
    Data: Dia 2 de setembro, às 14h, 
    Local: No auditório da ESEF UFPel,