DIVULGAÇÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO “EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI

Prezadas/os,
Com muita satisfação que socializamos o Livro Experiências Educativas: Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari, lançado pela Editora Ateliê da Casa e que reúne textos que tratam de refletir teórica e metodologicamente as experiências educativas interdisciplinares realizadas no âmbito de um projeto realizado em 2019 em três unidades da Rede Pública Municipal de Florianópolis/SC: EBM Beatriz de Souza Brito, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes e NEIM Campeche. Trata-se desse esforço de pensar uma relação forte entre universidade e a educação básica pública, ambas para além de seus muros, indo ao encontro da comunidade. É um movimento que promove uma relação forte entre as disciplinas, especialmente aquelas que se encontram na área das linguagens. Imbuídos também de um projeto de formação humana intergeracional que contempla escolares, estudantes em formação inicial e professoras/es em formação continuada. Acima de tudo, buscamos uma educação ampliada, que contemple a estética, a ética, os conceitos e as práticas, valorizando a arte brasileira, nossa história e cultura, tomando nosso grande artista Cândido Portinari como um daqueles que nos ensinaram a olhar para o país, nossa terra e gentes, com maior sensibilidade e comprometimento social.
Durante os anos de 2020 e 2021 realizamos uma série de encontros e ateliês de escrita coletiva entre estudantes e professoras/es da UFSC, mais especificamente aquelas/es vinculadas/os ao estágio e PIBID Educação Física (MEN/CED), com colegas professoras/es das escolas e unidade de educação infantil, entre outras/os colaboradoras/es da secretaria municipal. Desse esforço surge a publicação, como uma iniciativa do NEPESC/GEBioS/CED/UFSC junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Projeto Portinari, especialmente de seu Diretor João Cândido Portinari, que generosamente vem contribuindo em nossa formação e nos concedeu o privilégio de usar as imagens de Portinari em nosso Livro.

O Livro completo (também em capítulos) gratuito encontra-se no link abaixo:

Link para inscrição no evento da Prefeitura Municipal de Florianópolis:

Link para assistir ao lançamento do Livro e abertura do Seminário:

Link Projeto Portinari:

Publicado em 18/03/2022, na categoria Sem categoria.