Sofá na Rua Campos Neutrais: evento chega pela 3° vez no extremo Sul gaúcho

Evento reúne público de Santa Vitória do Palmar e Chuí em tarde ensolarada na Praça Júlio Sueli Armendaris, na Barra do Chuí

Por Carolina Farias Tapia / Em Pauta

Bandeira símbolo do evento / Foto por: Carolina Farias Tapia

Em fevereiro de 2023, a rede Sofá na Rua chegou ao extremo sul do Brasil, realizando duas edições nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Praia do Hermenegildo e no Porto de Santa Vitória do Palmar, respectivamente. O evento foi sucesso e no começo do mês de Novembro voltou a cidade para mais uma realização, desta vez na Barra do Chuí. 

Logo no começo da tarde a Praça Júlio Sueli Armendaris, também conhecida como Praça da vizinhança, já estava cheia de artesãos expondo suas artes e um público de mais de 40 pessoas. O evento contou com apresentações musicais, Cine Sofá, rodas de conversa e muito mais. 

Artesanato vendido no evento / Foto por: Carolina Farias Tapia

Os filmes apresentados foram Berta Pereira y Las Comadres; integrante da série documental Tamborilleras Uruguay, o curta-metragem conta a trajetória musical de “Berta Pereira y Las Comadres”, e Milonga Lejana; que conta como durante o período ditatorial na América Latina, no extremo sul do Brasil, um exilado político uruguaio espera a hora certa de voltar ao seu país e encontrar seus amores, apenas sendo acompanhado por um rádio, o mate e cartas recebidas por intermédio de seus companheiros enquanto encara as consequências de seus ideais. Filmes escolhidos minuciosamente pelos curadores do coletivo Chico Maximila e Malena Mesquita. 

Tenda onde foi transmitido o Cine Sofá / Foto por: Carolina Farias Tapia

A coordenadora do evento no Sul do Brasil, Renata Pinhatti, fala sobre a importância cultural que o movimento traz para as cidades: “A importância do Sofá nos territórios que recebem a iniciativa pode ser notada não somente no dia do evento. O Sofá na Rua hoje é muito mais do que um evento. Tornou-se um movimento cultural que investiga e fomenta a cultura local. A tecnologia do evento propõe a ocupação do espaço público, gratuidade, apoio aos artistas e agentes locais independentes que trabalham com as mais diversas linguagens artísticas”. 

Renata também comentou sobre os planos futuros para o evento no extremo sul brasileiro: “Para o território dos Campos Neutrais que compreende toda essa região fronteiriça já temos previsão de mais uma edição no Hermenegildo para a abertura do verão 2024”.

Artesanato exposto no evento com a frase “Hermena do meu coração” / Foto por: Carolina Farias Tapia

Comentários

comments

Você pode gostar...