Cinema, feminismo e gênero: Conheça o projeto Mulheres em Tela

Por: Vanessa Kleber

Em setembro do ano passado vivemos o que muitos chamaram de primavera feminista, onde mulheres ao redor de Brasil fizeram de algum modo suas causas e vozes serem ouvidas. E, foi desta movimentação que um projeto de extensão começou a funcionar na Universidade Federal de Pelotas.

O projeto Mulheres em Tela: Um debate feminista, faz parte de uma atividade da pró-reitoria de extensão da UFPel, veiculado ao departamento de História da Universidade. Durante ciclos são exibidos filmes, ligadas as temáticas do feminismo e gênero, seguidos de debates junto a convidadas com trabalhos na área das teorias feministas. A ideia surgiu na Universidade de Caxias do Sul, e foi trazido à Universidade Federal de Pelotas através da professora Dra. Rejane Barreto Jardim.

Caroline Abelaira, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da existência de projetos como esse e do diálogo que ele proporciona: “Somos maioria na universidade e a mesma ainda não sabe lidar com as situações em que somos colocadas. Por conta disso, acho importante ter esse debate na academia, pois estamos formando educadores que poderão realizar esse diálogo também nas escolas. E, quem sabe, conseguimos ir mudando algumas coisas. ”

Ela ainda falou que o projeto e, o debate que ele propõe, já auxiliou diversas meninas que passaram e passam por diversos tipos de violência no seu dia-a-dia sem perceber e, também, já abriu o horizonte de vários meninos sobre o assunto. Deste modo, a ideia das organizadoras, para 2017, é tornar o ciclo itinerante, ampliando o debate de forma que existam exibições em UFPel, além das atuais, que ocorrem no Museu do Doce.

Programação*:

22/10 – Garota Dinamarquesa / Palestrante: Daniela Garcez

12/11 – Sexo por Compaixão / Palestrante: Sara Munaretto

19/11 – Violetta / Palestrante: Natália Píetra

03/12 – A Papisa Joana / Palestrante: Dr. Danieli Gallindo

* No momento, as exibições dos filmes estão suspensas em apoio as greves dos servidores, alunos e professores contra a PEC 241. O calendário será reajustado conforme as novas decisões.