Pelotas vence no tempo normal, mas perde nos pênaltis e não consegue chegar à final do Gauchão de futebol feminino

Por: Luís Artur Janes Silva

Domingo, dia 16 de outubro, a versão feminina do futebol do Esporte Clube Pelotas, decidiu contra o Black Show, da cidade de Guaíba, uma vaga na final do Campeonato Gaúcho. Na partida de Guaíba, o time pelotense havia perdido de 2×1 e, agora, no jogo de volta o Pelotas tinha que vencer no tempo normal e daí levar a decisão para os pênaltis. O áureo-cerúleo começou muito bem, logo aos cinco minutos da etapa inicial, a atacante Júlia Cipriani recebe lançamento preciso de Itainã, entra na área do Black Show pelo lado esquerdo e toca mansamente na saída da goleira Lana, 1×0 para as Lobas. Mas a tranquilidade acabou a partir deste momento para as comandadas de Marcos Planela, pois o Black Show, organizado no esquema 3-5-2 começou a tomar conta da meia cancha e passou a ter mais posse de bola. Aos 19 minutos, a atacante Pelé aproveitou confusão na área e de voleio concluiu para boa defesa da goleira Rubiani. Se o primeiro tempo foi morno, a segunda etapa foi movimentada e teve todos os ingredientes que se espera de uma decisão, tais como, bom futebol, emoção e garra. O Pelotas veio mais compactado, com seus setores mais próximos uns dos outros, o que poderia dificultar as ações do Black Show, mas o que se viu foi uma zaga do Pelotas desatenta e que entregou jogadas fáceis em três momentos. Aos 13 minutos, Pelé tira a defesa do Pelotas do lance e deixa para Betinha, no bico da grande área, que empata a partida. A partir daí tivemos o início da fase dramática do jogo, pois o empate favorecia ao Black Show e o Pelotas necessitava retomar a vantagem. Assim, mesmo sem ser brilhante as Lobas tomaram conta do jogo, enquanto o time de Guaíba sobrevivia de contra-ataques.

Já o Pelotas teve um gol invalidado aos 16 minutos, quando o juiz marcou falta sobre a goleira Lana. Jogando com cinco atacantes, a equipe pelotense teve bons momentos. Mas a blitz final do time da Avenida aconteceu a partir dos 44 minutos da segunda etapa, quando as Lobas tiveram uma série de três escanteios que levaram pavor à defensiva do Black Show. O momento final da pressão veio aos 47 minutos, quando Itainã, a melhor jogadora do Pelotas na partida, achou em lançamento primoroso, Júlia

Cipriani, solitária, na zaga do time de Guaíba. Resultado, mais um leve toque, mais um gol, vitória conquistada na garra e decisão nos pênaltis garantida, 2×1 para as Lobas.

DECISÃO POR PÊNALTIS

Mesmo cansadas, as jogadoras de Pelotas e Black Show conseguiram ter um belo índice de acertos nas penalidades máximas, de nove pênaltis batidos, oito foram convertidos. Infelizmente, Ingrid errou sua cobrança e as Lobas foram castigadas no pênalti seguinte pela boa execução de Shaiani, que marcou e decretou, 5×3 para o Black Show e vaga na final. Para as comandadas de Marcos Planela resta organizar-se e esperar pelo Estadual de 2017.

Comentários

comments

Você pode gostar...