Projeto de Extensão da UFPel entrega radionovela na escola Louis Braille

Por: Eduardo Uhlmann

Na última quarta (26), foi realizada uma cerimônia de entrega da radionovela “O Rei da Criação” dentro das instalações do Centro de Reabilitação Visual, da Escola Louis Braille. Esta radionovela foi produzida pelos bolsistas Eduardo Uhlmann, Laura Marques, William Machado do curso de Jornalismo e a aluna do curso de cinema Mariana Pouey , sob a coordenação da professora Marislei Ribeiro . A atividade, faz parte do projeto de Extensão da UFPel na área de “WebRádio & WebTV”, ligado ao Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação, com início em 2014. Os atores foram os próprios alunos do Centro.

Com essa história, eles buscaram demonstrar o papel dos homens e dos animais na natureza, e como as figuras divinas fazem um papel de mediação entre esses seres.

Esta ação visou pôr em prática a inclusão de alunos com deficiência visual dentro do processo de comunicação. Eles ensaiaram durante semanas, se deslocaram até a Rádio Federal FM, onde após conheceram as instalações, gravaram suas falas.

A execução desse projeto de extensão, vinculando mídias e educação, tem proporcionado uma aproximação entre o corpo docente e o corpo discente do curso de Jornalismo da UFPel, com a comunidade Louis Braille, proporcionando um intercâmbio cultural e a prática de ações inclusivas na área educacional. Com isso, houve um resgate de antigas formas de entretenimento numa perspectiva contemporânea, com o propósito de inserir deficientes visuais em novos ambientes comunicacionais

A atividade foi realizada mesmo após deflagrada a greve das três esferas da UFPel, porque já havia sido marcada com antecedência, e a transferência da mesma acarretaria em uma perda para ambas as partes, visto que o trabalho estava sendo realizado desde o começo de 2016. Porém, para a luta não passar despercebida, houve um debate sobre os motivos que levaram a este momento da universidade.

sem-tituloFotos: Lenise Soares

SOBRE O PROJETO:

Nome: Projeto Web Rádio & Web TV – Contato.

Coordenadora: Marislei Ribeiro – Contato.

Escola parceira: Associação Escola Louis Braille – Contato.

sem-tituloFotos: Lenise Soares