Conservatório de Música da UFPEL completa 103 anos e comemora com live

Professores e ex-professores, alunos e ex-alunos do Conservatório de Música prestam homenagem ao Conservatório durante evento online

Por Victoria Meggiato / Em Pauta

O Conservatório de Música da UFPel, fundado em 4 de junho de 1918 por Alcides Costa e Francisco Simões, e inaugurado em 18 de setembro do mesmo ano, completou no último sábado (18) os seus 103 anos. E para comemorar essa data especial, a Direção

Conservatório de Musica da UFPel fica na Rua Félix da Cunha, 651./ Foto: Acervo – Conservatório de Música UFPel

do Conservatório de Música e a Associação Amigos do Conservatório de Música realizaram uma live em homenagem ao local.

O evento virtual em comemoração ao aniversário aconteceu no dia 18, às 20h, e foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Conservatório. Durante a live, professores e ex-professores, alunos e ex-alunos do Conservatório de Música prestaram uma homenagem. A direção artística e edição de vídeo ficaram sob responsabilidade do Projeto Ópera na Escola, através da acadêmica Maria Clara Vieira.

Uma novidade neste ano é que o evento foi beneficente e teve parceria com duas instituições que prestam auxílio a famílias com dificuldades: a Catedral São Francisco de Paula e a Igreja do Porto. As doações são de alimentos não perecíveis, agasalhos e/ou valores por Pix, que serão recebidas durante todo o mês de aniversário do Conservatório e podem ser entregues nos seguintes locais:

Catedral São Francisco de Paula

Pix: catedral.metropel@gmail.com

Entrega de doações: na secretaria, das 16h30min às 18h

Igreja do Porto

Atrações agitaram a live comemorativa./ Foto: Conservatório de Música UFPel/ Redes sociais

Pix: CNPJ 92238138000656

Entrega de doações: na secretaria, das 9h30min às 11h30min e das 14h às 18h

Mais motivos para comemorar

Além do aniversário, o Conservatório comemora a aprovação do projeto “Restauro inicial do Conservatório de Música de Pelotas”, aprovado no dia 1º de setembro pelo Sistema Pró-Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A obra tem como principal objetivo preservar a história e a cultura de Pelotas, e recebeu autorização para captação de recursos, via incentivo fiscal deduzido do ICMS de empresas do município, no valor aproximado de R$ 1,264 milhão.

O restauro vai ter início em abril de 2022 e prevê a colocação de telhas portuguesas tipo capa canal na cobertura do prédio, conservação curativa e restauração de partes das fachadas do sobrado. Além disso, está previsto um Plano de Educação Patrimonial, na forma de vídeo, sobre as intervenções realizadas no telhado e audiovisual referente às vistorias de drone na obra, que servirão como referenciais para estudantes ou profissionais da área de Conservação e Restauro ou afins.