Tem início hoje a 5ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande

O evento ocorre entre os dias 14 e 17 de novembro no IFRS Campus Rio Grande

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

Card de divulgação do evento (Foto: Divulgação / IFRS)

A Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande é um evento gratuito realizado pelo IFRS Campus Rio Grande que, anualmente, reúne cineastas, produtores, e outros atores do cenário da produção cinematográfica, além de admiradores da sétima arte para discutir sobre cinema, sua produção e seu impacto na sociedade. A Mostra tem como objetivo valorizar a identidade rio-grandina, bem como a identidade latino-americana a partir da ótica da cinematografia. Neste ano, o evento acontece no próprio campus do IFRS Rio Grande, de 14 à 17 de novembro.

Ao longo do evento serão realizadas oficinas, mesas de conversa e exibições das filmografias dos cineastas brasileiros André Novais e Lincoln Péricles, além de três longa-metragens internacionais: Puentes en el Mar, de Patrícia Ayala Ruiz (Colômbia/México); Diógenes, de Leonardo Barbuy (Peru); e e Guapo’Y, de Sofia Paoli Thorne (Paraguai/Argentina). Nesta edição, acontecerá também a 1ª Feira Livre MCLARG, que reunirá exposições de arte e artesanato local, gastronomia e flash tattoo com o objetivo
de promover o empreendedorismo da região.

Os cineastas Lincoln Péricles e André Novais são os convidados especiais da Mostra. (Fotos: Divulgação / IFRS)

Victor Pinheiro é estudante de Artes Visuais, trabalha com produção cultural e assina a produção da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande desde 2019. Ele explica que, neste ano, a Mostra tem como linha curatorial o cenário político e cultural em que o Brasil esteve submerso nos últimos dez anos e como isso se refletiu na América Latina. De acordo com ele, a Mostra busca evidenciar estes cenários através das produções e das discussões propostas ao longo da programação, que é bastante diversificada e se espalha pelos quatro dias de evento.

Para a coordenadora do projeto, Raquel Ferreira, a Mostra proporciona mais do que uma atividade cultural e de lazer. “Proporcionamos à comunidade também um espaço de formação e capacitação, promovendo o acesso à formação para a produção audiovisual e dando visibilidade às produções desenvolvidas de forma independente no âmbito latino-americano”, comenta ela. “Nesta edição estaremos novamente com as sessões de rua, no IFRS – campus Rio Grande e no bairro Getúlio Vargas, cada vez mais aproximando a comunidade da experiência do cinema”, finaliza.

A atual edição retoma o formato da 1ª Mostra de Cinema, com exibição de filmes na rua do IFRS Campus Rio Grande. (Foto: Divulgação / IFRS)

A 5ªMCLARG é idealizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS, com realização do IFRS-Campus Rio Grande, com apoio do Sesc Fecomércio, Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande, Instituto Estadual de Cinema, Universidade Federal de Pelotas e o Ministério da Cultura – Governo Federal.

A programação completa está disponível abaixo e todas as atividades são gratuitas.

Terça-feira (14/11):

9h30 – 12h: OFICINA: A equipe de câmera é chão de fábrica, com Rebeca Francoff
9h30 – 12h: OFICINA: Preparação de atores no Cinema, com Lorena Zanetti

16h-17h: MESA: Repositório do Cinema Gaúcho IECINE, com Glênio Póvoas

17h30-18h30: EXIBIÇÃO NO ANFITEATRO DO IFRS: Filmografia Lincoln Péricles – Filme de Aborto

19h – 21h30: EXIBIÇÃO NA RUA IFRS:Filmografia Lincoln Péricles – Filme dos outros/ Aluguel – O Filme/ Enquadro

Quarta-feira (15/11):

9h30 – 12h: OFICINA: Preparação de atores no Cinema, com Lorena Zanetti

9h30 – 12h: OFICINA: A equipe de câmera é chão de fábrica, com Rebeca Francoff

14h – 15h30: Laboratório OfCine – Licoln Péricles com alunos da OfCine

16h: EXIBIÇÃO NO ANFITEATRO DO IFRS: Puentes en el Mar, de Patricia Ayala Ruiz

19h – 21h30: EXIBIÇÃO NA RUA BGV: Filmografia Lincoln Péricles – Mutirão, o Filme/ Ruim é ter que trabalhar/ O Trabalho Enobrece o Homem/ Filme de Domingo