49ª Feira do Livro de Pelotas estimula a leitura infantil em meio a era digital

A 49ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece na Praça Coronel Pedro Osório, de 26 de outubro a 15 de novembro, se torna um evento que incentiva o hábito da leitura, principalmente entre o público infantil e infantojuvenil

Por Bruna Farias e Renata Ávila / Em Pauta

Bancas trazem grande variedade de livros infantis na 49ª Feira do Livro de Pelotas. / Foto por: Bruna Farias

A 49ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece na Praça Coronel Pedro Osório, no Centro da cidade, retoma durante os dias 26 de outubro a 15 de novembro. A edição deste ano, intitulada “O Palco da Literatura”, tem como foco a exposição de livros, incentivo à leitura e apresentações culturais de escolas da região, tendo como grande parte dos visitantes crianças, adolescentes e seus responsáveis.

O evento sempre foi uma grande atração na cidade, mas com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, a feira se torna um momento para incentivar a retomada do hábito da leitura, principalmente entre o público infantil e infantojuvenil, atraindo as famílias e as escolas que buscam estimular essa prática no cotidiano das crianças, que devido à pandemia e por passarem muito tempo em casa, acabaram trocando o costume da leitura por aparelhos tecnológicos, que se tornam mais atrativos aos pequenos.

A Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Helena Vargas da Silveira, Stephanie da Rocha, fala sobre como é importante levar os alunos para conhecer a Feira do Livro, principalmente os nascidos na última década que já crescem com a tecnologia tão presente: “A gente quer mostrar para eles que a internet é super importante, que ela veio para somar, mas que não pode ser só ela, que a gente depende dos livros também para contribuir na nossa formação. Toda a escola trabalha com um projeto de leitura desde o início do ano justamente para isso, porque eles já são dessa nova geração onde a internet vem em primeiro lugar”, explica a professora.

Algumas bancas oferecem outras atividades, como colorir desenhos, para as crianças que visitam a feira. / Foto por: Bruna Farias

Já para os expositores, o evento apresenta uma melhoria nas vendas de livros infantis que auxiliam na leitura e no desenvolvimento das crianças. Leandro Lopes, supervisor da livraria Feito de Letras, relata que houve aumento nas vendas e de como é importante estimular o costume da leitura nas crianças: “Estamos vendo um aumento gradual dessa procura pela leitura infantil. Tanto que, a gente recomenda já nos primeiros meses de criação do bebê, dar um livro infantil, para criar esse movimento de folhear o livro, para estimular a curiosidade de segurar um livro. O livro é um hábito muito saudável e a gente tem que estimular isso nas primeiras idades”, relata.

A feira recebe a visita de várias escolas que buscam mostrar o mundo da literatura para as crianças. Uma das instituições de ensino que visitaram o evento foi Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Mariana Eufrásia, localizada no bairro Fragata, que levou os alunos do 1º ano do ensino fundamental para conhecer a exposição. Uma das professoras da turma, Andréa Nunes, conta sobre a experiência de proporcionar aos alunos esse momento de aprendizado e lazer: “Para mim é uma grande oportunidade trazê-los para conhecer, para prestigiar a leitura, porque é o primeiro passo”, afirma a professora. Beatriz Prietsch, que também é professora da turma, fala de como é importante o contato com os livros no início da alfabetização: “Eles estão se alfabetizando e conhecendo as letras agora, então é importante que eles aprendam a gostar da leitura, antes que o celular se torne só o principal objetivo deles”.

As professoras ainda contam que cada aluno adquiriu um livro conforme o seu gosto pessoal, desde Chapeuzinho Vermelho até livros sobre dinossauros, os alunos da EMEF Dona Mariana Eufrásia começam a ter esse gosto pela leitura desde a infância. Além de auxiliar na alfabetização das crianças, os livros de atividades também ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora dos alunos. Bernardo, de 6 anos, ficou muito feliz de visitar a feira e diz que gosta muito de ler: “Meu livro favorito é ‘Cada Macaco no Seu Galho’ e comprei livro de pintar e recortar e de jogo da memória”, conta Bernardo, que desde a primeira infância já cultiva o hábito da leitura, com animação.