Farroupilha faz cálculos para fugir do rebaixamento

Farroupilha, de Juninho Silveira, tenta fugir do rebaixamento. Imagem: Luís Artur Janes Silva.

Por Luís Artur Janes Silva

Depois de vencer o Lajeadense por 2 a 0 e, finalmente, conquistar a primeira vitória no Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, o Farroupilha passa a ter um olho nos adversários e outro na calculadora, para tentar escapar do rebaixamento a Terceirona Gaúcha. Nesta quinta (04), a equipe de Pelotas enfrentará o Inter de Santa Maria, fora de casa, e o único resultado que acaba com as esperanças do Farrapo é a derrota, caso traga um ou  tr ês pontos da região central do Estado, o Fantasma continuará na luta para não cair de divisão.

Desde 2011, quando a Divisão de Acesso passou a admitir a possibilidade de rebaixamento, a média geral histórica de aproveitamento para evitar a queda é de 35,16%. Transportando este valor para o campeonato atual, chegamos a conclusão de que para evitar o rebaixamento, o Farrapo terá que fazer 14,76 pontos, ou arredondando, serão necessários 15 pontos para escapar da degola, admitindo-se um ponto a menos (14), algo que duplicaria o sofrimento do Fantasma para garantir-se no Acesso.

Assim, se esta média histórica se confirmar, o Farroupilha terá que ganhar os seus três últimos compromissos na competição, ou vencer dois jogos e empatar outro. Missão difícil, mas não impossível. Vale lembrar que, em oito ocasiões, desde 2011, o último time a se livrar da queda na Divisão de Acesso, teve aproveitamento maior que a média histórica. Ou seja, o torcedor Tricolor espera que a média da fuga não aumente mais.

Atualmente, com 7 pontos conquistados, o Farroupilha tem aproveitamento de 21,21%, que garantiu a permanência de apenas duas equipes na Divisão de Acesso. Em 2017, o Tupi salvou-se com 8 pontos, conquistados em 13 jogos, o que redundou em exíguos 20,51% de aproveitamento. No ano de 2018, o Igrejinha foi ainda pior, fazendo os mesmos sete pontos do Farrapo em 2019, mas em 14 jogos. Com apenas 16,66% de aproveitamento, o Igrejinha não caiu porque o Brasil de Farroupilha fez apenas 4 pontos e não venceu na competição.

Portanto, o Farroupilha terá que se superar para fugir do rebaixamento, pois faz campanha muito fraca, que quase sempre resulta na queda de divisão. Mas no imprevisível futebol, tudo pode acontecer e é nisso que o Farrapo aposta. Assim, o jogo desta quinta, será o primeiro desafio na corrida contra a saída da Divisão de Acesso. Esta corrida terá mais duas etapas (São Gabriel e Guarani-VA), que definirão a sorte do Farroupilha, neste campeonato que une futebol e matemática.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...