Grupo de estudos: Pesquisa em revisão de textos – explorando métodos e abordagens

O grupo de estudos “Pesquisa em revisão de textos – explorando métodos e abordagens” pretende oferecer aos estudantes um espaço para conhecer e discutir as possibilidades de pesquisa no campo da Revisão Textual. Serão apresentados estudos filiados a diferentes métodos e abordagens que consideram os múltiplos aspectos associados aos saberes e às praticas de revisão. Confira no cartaz o e-mail da professora Taís Bopp para obter mais informações.

Publicado em Calendário Alternativo 20, Câmara de Ensino, Notícias | Comentários desativados em Grupo de estudos: Pesquisa em revisão de textos – explorando métodos e abordagens

Ciclo de Estudos em Linguagem e cognição social

O ciclo de estudos “Linguagem e cognição social” pretende reunir estudantes interessados em aprofundar conhecimentos acerca das pontes que se estabelecem entre linguagem e processos cognitivos relacionados ao mundo social. Serão abordados, entre outros assuntos, intencionalidade comunicativa, teoria da mente, preconceitos e o papel das emoções e da cultura na comunicação. 

Publicado em Calendário Alternativo 20, Câmara de Ensino | Comentários desativados em Ciclo de Estudos em Linguagem e cognição social

Oficina: Técnicas para práticas de observação

A oficina “Técnicas para práticas de observação” tem como objetivo instrumentalizar seus participantes quanto ao emprego de procedimentos de coleta e registro de dados oriundos de observação. Espera-se que, ao final do projeto, o estudante esteja apto a conceber e conduzir projetos de estágio e de pesquisa ancorados em levantamentos observacionais. Confira no cartaz o e-mail da professora Taís Bopp para obter mais informações.

Publicado em Calendário Alternativo 20, Câmara de Ensino, Notícias | Comentários desativados em Oficina: Técnicas para práticas de observação

Projeto de ensino “Covideutsch-20: aprendizagem de alemão durante a pandemia”

O projeto de ensino Covideutsch-20: aprendizagem de alemão durante a pandemia” é voltado a alunos do curso de Letras – Alemão. As inscrições podem ser realizadas em: https://forms.gle/CmrjdFb4WfiTvJtt8. Mais informações podem ser obtidas neste link.

As vagas são limitadas!

Publicado em Calendário Alternativo 20, Câmara de Ensino, Notícias | Comentários desativados em Projeto de ensino “Covideutsch-20: aprendizagem de alemão durante a pandemia”

Projeto de ensino “A interculturalidade no ensino de línguas adicionais”

“A interculturalidade no ensino de línguas adicionais” é um projeto de ensino proposto para o calendário alternativo aos alunos das licenciaturas duplas de Letras. Para mais informações, os alunos podem entrar em contato com a professora Elisa Stumpf pelo e-mail elisa.stumpf@ufpel.edu.br

Publicado em Calendário Alternativo 20, Câmara de Ensino | Comentários desativados em Projeto de ensino “A interculturalidade no ensino de línguas adicionais”

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+

Curso “Textos da esfera acadêmica: da concepção à popularização”

O cursoTextos da esfera acadêmica: da concepção à popularização”, para alunos dos cursos de Letras, tem como objetivo aprimorar habilidades relacionadas à leitura, escrita e publicação de textos acadêmicos. As habilidades a serem desenvolvidas abrangem desde a concepção de um artigo até a sua publicação e a necessária popularização da ciência linguística. O gênero focalizado será o artigo de revisão de literatura, em virtude da sua abrangência e difusão em periódicos da área de Letras. O curso está vinculado ao projeto de ensino “Linguagem & Ensino: desenvolvendo habilidades de editoria e revisão entre alunos e docentes”.

As vagas são limitadas.

Professores: Bernardo Limberger, Elisa Stumpf e Taís Bopp
Mais informações: curso textos esfera academica
Link para inscrição: https://forms.gle/ctmQrsADm7BJHhLN9

Os encontros síncronos, quando for o caso, ocorrerão nas quartas-feiras, das 17h às 19h.

Publicado em Câmara de Ensino, Cursos | Comentários desativados em Curso “Textos da esfera acadêmica: da concepção à popularização”

Estudantes: vamos aprender a acessar o Moodle?

Estudantes: vamos aprender a acessar o Moodle? Ele será necessário para as atividades do Calendário Alternativo da UFPel.

Link direto para o vídeo do YouTube: https://youtu.be/4i8lgwFfVHk

Link para vídeos de passo a passo para professores: https://www.youtube.com/channel/UC_dDrag2u6OGxjqlKjb20-w

Continue lendo

Publicado em Alunos | Comentários desativados em Estudantes: vamos aprender a acessar o Moodle?