Alunos realizam imersão cultural pelo projeto de ensino Ecos Oitocentistas

O grupo de alunos da disciplina de Ficção em Língua Portuguesa I, de responsabilidade da professora Dra. Mitizi Gomes, realizou sua imersão cultural, no dia 15 de março de 2024, nas cidades de São José do Norte e Rio Grande.

Nessa saída de campo, o grupo percorreu um trajeto resgatando história, arte e cultura dos séculos XVIII e XIX. Desde as igrejas e o casario antigo, até o acervo raro da biblioteca Riograndense, pode-se perceber os “ecos oitocentistas” latentes no dia a dia das comunidades do extremo sul do Brasil. Na oportunidade, conheceu-se a primeira igreja do RS, a biblioteca pública mais antiga e o primeiro jornal do país, publicado em junho de 1808. Na fala do anfitrião, o Morgado – que recebeu o grupo de forma afetuosa -, ficou clara a importância da Biblioteca Riograndense para a história do nosso país, e ficou também uma porta aberta para futuras pesquisas em fontes primárias.

A atividade compõe o projeto de ensino “Ecos oitocentistas – Imersão cultural na zona sul do RS”. O primeiro ciclo do projeto está encerrado. Entretanto, o grupo que planeja as ações já está organizando nova imersão cultural, que acontecerá ainda em 2024.

Esta entrada foi publicada em Câmara de Ensino, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.