Pelotas será a primeira cidade brasileira a ter uma réplica da escultura da personagem Mafalda, do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino. O projeto surge no Centro de Letras e Comunicação da UFPel e se concretiza com a parceria da Prefeitura de Pelotas.
Na tarde de quinta-feira (15), a professora do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luciane Martins, foi recebida pela prefeita Paula Mascarenhas. O encontro teve como objetivo concretizar a proposta da professora junto ao Município.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins: “O projeto constitui uma dupla ação comemorativa: 40 anos do CLC e o 60º aniversário da personagem. A aproximação cultural Brasil-Argentina (Países do Mercosul), através do projeto é uma forma de incentivar a leitura, valorizar a língua e a literatura espanhola. Além disso, promove o turismo aliado aos significados da memória social que levam à construção de uma identidade latino-americana”.
Em 2024, Mafalda completa 60 anos de existência. Ao longo desse tempo, a obra foi traduzida para mais de 30 idiomas, incluindo a língua indígena Guarani, conquistando o mundo com tirinhas que problematizam temas de ordem social, tais como desigualdade e democracia.
E para homenagear a maior obra de Quino, esculturas da personagem Mafalda vêm sendo instaladas ao redor do mundo, entre eles: Buenos Aires, Mendoza, San Salvador, Mar de Cobo (Argentina), Oviedo, Santa Coloma de Gramenet (Espanha), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). A estátua na cidade Pelotas será a nona no mundo e a primeira no Brasil.
Com informações do site da Prefeitura de Pelotas.
Você precisa fazer login para comentar.