Alunos da área de Espanhol participam de atividades em Jaguarão – Rio Branco e em Rivera

No dia 07 de novembro de 2023, alunos do Curso de Letras Português/Espanhol (CLC/UFPel) e participantes do Projeto de Extensão: “Espanhol para Crianças: da Teoria à prática” estiveram em Jaguarão – Rio Branco para uma aula prática e para uma experiência com a cultura da fronteira e com a língua espanhola, a qual estão adquirindo e aprendendo nos seus respectivos cursos.

Nesta aula prática, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer seus colegas de curso da UNIPAMPA de Jaguarão e o Projeto de Espanhol Para Criança – Por Um Mundo Melhor, que lá é desenvolvido e coordenado pela professora Cristina Boéssio. Foi um encontro muito produtivo em que alunos e professores da UFPel e UNIPAMPA tiveram a oportunidade de interagir e trocar ideias sobre seus cursos, tudo em língua espanhola.

Cabe salientar que o momento foi muito significativo: professores e alunos de ambas as Universidades participaram também de um workshop, organizado pela professora Cristina e seus monitores, em que foram apresentadas metodologias, técnicas, dinâmicas e habilidades lúdicas, muito enriquecedoras para trabalhar com espanhol para criança. Os alunos do Curso de Extensão da UFPEL, coordenado pela professora Ana Lourdes da Rosa Fernández, contrastaram e trocaram experiências sobre o ensino de Espanhol para criança recebidos Curso da UFPEL.

Já no dia 27 de setembro de 2023, os alunos do Curso de Letras Licenciatura Português e Espanhol e do Curso de Bacharelado Tradução Espanhol/Português participaram de uma aula prática na cidade de Rivera (Uruguai), numa imersão total, colocando em prática os conhecimento recebidos nas aulas de língua e literaturas do espanhol. Além disso, estiveram em contato e vivenciaram a cultura e costumes da fronteira. Nesta aula prática, os alunos foram orientados pelos professores de Espanhol e Português a realizar uma série de tarefas sobre Espanhol, Fonética e Fonologia e sociolinguística com o objetivo de interagir e constatar conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula.

Os alunos e os professores Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernández, João Luiz Paixão Côrtes e Paulo Ricardo Silveira Borges agradecem ao CLC e a UFPel pela oportunidade de poder ter realizado estas duas aulas práticas, interdisciplinares, e altamente produtivas e motivadoras tanto para os alunos da UNIPAMPA como para os da UFPel.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Docentes, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.