Primeira Pauta RBS abre inscrições para estudantes de Jornalismo

Cinco universitários serão selecionados para vivenciar a rotina das redações do Grupo RBS

Estudantes de Jornalismo do Estado com mais de 18 anos já podem se inscrever no Primeira Pauta RBS. O concurso vai selecionar até cinco universitários para uma semana de imersão nas redações do Grupo RBS, com participação em atividades presenciais acompanhadas por profissionais da RBS TV e Redação Integrada de GZH. Ao final do processo, o aluno melhor avaliado receberá a oportunidade de estagiar em um dos veículos da empresa. As inscrições vão até o dia 30 de setembro neste link.

O concurso tem três etapas de seleção, e o regulamento completo pode ser acessado aqui. Na primeira fase, os candidatos devem enviar um vídeo respondendo à pergunta “Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RBS?”, a ser anexado no ato da inscrição. O conteúdo precisa estar publicado em uma plataforma online, como YouTube, Vimeo etc.

Os 15 autores dos melhores vídeos passarão à segunda fase, com a missão de enviar um texto de tema livre, em formato de reportagem, com ao menos três fontes e no máximo 2.700 caracteres. Uma comissão julgadora composta por profissionais de diferentes veículos da RBS vai eleger os cinco trabalhos mais destacados, com base nos critérios objetividade, clareza, criatividade, qualidade jornalística, capacidade de escolha de tema conectado ao público, correção e ética.

Na etapa final, os cinco estudantes melhor avaliados vão participar da Semana Primeira Pauta RBS, entre 20 e 24 de novembro. Contando com orientação de um profissional da Redação Integrada de GZH ou da RBS TV, cada um irá realizar uma reportagem em texto, vídeo e áudio para ser publicada em GZH e veiculada na Gaúcha e na RBS TV.

— A ideia é cada vez mais dar oportunidade para estudantes de Jornalismo, valorizando os futuros profissionais. Neste ano, a experiência dos vencedores vai passar por redações como Esporte e Jornalismo. Um baita momento de troca de experiência e proximidade entre redação e universidades — acrescenta o gerente de Esportes da RBS TV, Danilo Teixeira, que está à frente do projeto ao lado da coordenadora Digital de GZH, Isabel Marchezan, e da coordenadora de Rede RS da RBS TV, Alexandra Freitas.

Hoje estagiária em GZH, com passagem por RBS TV e Gaúcha, a estudante Paula Appolinario foi vencedora no ano passado:

— Viver a rotina de diferentes núcleos da RBS foi a experiência mais importante da minha vida acadêmica. O que mais destaco é como isso me fez perceber na prática a importância de um jornalismo pensado para impactar e contribuir para a vida das pessoas. Tive a oportunidade de vivenciar os desafios e realizações do dia a dia da profissão ao lado de grandes profissionais — destaca Paula.

Criado em 2009, o Primeira Pauta RBS teve início no jornal Zero Hora, mas, desde 2021, passou a incluir todos os veículos do Grupo RBS, reforçando a crença em um jornalismo integrado e multiplataforma que conecta pessoas e contribui para uma vida melhor.

Para fomentar a divulgação do projeto entre as universidades e cursos de Jornalismo no Estado, profissionais da RBS TV, Redação Integrada e Esporte farão uma série de palestras sobre a atuação jornalística e os desafios da profissão durante os meses de agosto e setembro.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Avisos, Editais e resultados, Jornalismo, Notícias, Processos seletivos (alunos). Adicione o link permanente aos seus favoritos.