Sessão especial no Cine UFPel durante a Siiepe

Filme: “Almanya – Willkommen in Deutschland” (2011) – legendado em português.
Data: 21/10/2022 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Rua Álvaro Chaves, 447, esquina com a Rua Lobo da Costa (no prédio da Agência da Lagoa Mirim, com entrada pela Álvaro Chaves)
Promoção: A exibição é uma realização da Universidade Federal de Pelotas e do Goethe-Institut Porto Alegre.
Evento aberto à comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Na próxima sexta-feira dia 21 de outubro às 19h, o Cine UFPel, em parceria com Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e o Instituto Goethe, realiza a exibição do longa ”Almanya – Willkommen in Deutschland” (2011) da diretora alemã Yasemin Şamdereli.

A tragicomédia tem como tema central questões de identidade e de pertencimento a um país e a uma cultura. Apresenta, de forma leve, as dificuldades enfrentadas por uma família de imigrantes turcos ao se mudar para a Alemanha em reconstrução no período pós-guerra nos anos 1960. Acompanhado por esposa e filhos, Hüseyin Yilmaz é o turco de número “um milhão” imigrado em 1964 a partir de incentivos do governo alemão. Esta história é contada pelos olhos da neta de Hüseyin, 45 anos mais tarde, quando os avós, agora portadores de passaporte alemão, resolvem retornar à Turquia. Porém, o movimento de retorno reserva novas dificuldades de adaptação.

O deslocamento em busca de melhores condições de sobrevivência é uma temática recorrente ao longo dos séculos e a adequação a um novo meio nem sempre é um processo fácil. Mas, afinal, o que nos define como pertencentes a um país, a uma cultura?

O Cine está localizado na Rua Álvaro Chaves, 447.

Confira no Instagram: https://www.instagram.com/p/Cj1PssBJ4EE/

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.