Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

O curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês do CLC forma alunos com domínio na fala e escrita do Francês, conhecimentos extensos sobre a cultura e escolas literárias francesas e olhar crítico para o estudo das teorias linguísticas. Os interessados em aprender esta língua estrangeira, seja por curiosidade, ou paixão pelos dialetos do francês, encontrarão uma formação completa no domínio da língua e da escrita durante o curso. Além das cadeiras presentes no currículo, os alunos de Letras – Português-Francês podem participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que ajudam a ampliar a experiência e a compreensão sobre os estudos e a prática de docência da língua francesa.

Para a mestranda e professora de Francês Stephany Barbosa, a UFPel abriu caminhos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Formada em julho deste ano, ela conta que inicialmente escolheu cursar Letras – Francês por conta da forte ligação com a literatura desde cedo. No entanto, com o passar do tempo, a graduação ampliou sua compreensão sobre a complexidade dos estudos linguísticos, e renovou sua paixão pela língua francesa.

Ela comenta sobre o contato com o CLC e a comunidade acadêmica, além das diversas oportunidades oferecidas pelo curso.

“Desde o início da graduação, tive a oportunidade de experienciar diversas vivências pessoais, profissionais  extremamente enriquecedoras. Profissionais, por meio dos programas de extensão e de ensino promovidos pelo CLC, e pessoais, por meio do contato rico que temos com pessoas de diversos locais do país e do mundo, com existências únicas e impressionantes com as quais eu não teria contato no lugar de onde venho.”

Atualmente, Stephany é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel  (PPGL) na linha de Literatura, Cultura e Tradução, e pesquisadora do projeto “Aspectos sociais e estéticos dos dramas de Beaumarchais”, onde desenvolve pesquisa sobre Literatura de Língua francesa.

Nascida em Porto Alegre, ela se mudou para Pelotas em 2017, quando entrou para a UFPel. Segundo ela, a pesquisa acadêmica, juntamente com os projetos de extensão e ensino, contribuíram para enriquecer tanto os estudos quanto sua experiência com o mercado de trabalho.

Sobre as principais oportunidades que o CLC  ofereceu durante sua graduação, Stephany destaca a “oportunidade de experienciar momentos únicos em companhia dos colegas (antes da pandemia), descobrir outras vivências e realidades diferentes da minha, adentrar discussões sociais e políticas e passar a compreender o mundo, sociedade, indivíduos, culturas e a história de maneira mais profunda. Também, a oportunidade de ver outras mulheres em cargos importantes e de prestígio, como o caso das nossas professoras doutoras e pesquisadoras, que são meu exemplo. Antes de vê-las, achava isso uma realidade muito distante de mim.”

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de muitos alunos, no entanto, nem todos conseguem aproveitar ao máximo a experiência acadêmica, por falta de oportunidades e incentivo durante a graduação. Além das oportunidades ofertadas pelo CLC, Stephany também destaca a formação rica e completa, mesmo durante a pandemia. Ela conta que a faculdade abriu caminhos em sua carreira, e ainda ajuda a evoluir como profissional e pesquisadora:

“Nosso curso teve a capacidade de, na dificuldade, nos tornar profissionais ainda mais completos. Hoje, graças ao meu curso e às oportunidades oferecidas, sou uma profissional com experiência de ensino e conhecimento sobre ferramentas nos contextos presencial e remoto. Além disso, sou também uma pesquisadora e tradutora, pois embora o curso seja de licenciatura, em nenhum momento fomos restringidos apenas à docência. Sempre fomos apresentados às mais diversas carreiras. Agradeço ao meu curso e a UFPel pelas oportunidades. Essa instituição é hoje parte de mim.”

Esta entrada foi publicada em Alunos, Cursos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.