COLÓQUIO 30 ANOS DE TERRA À VISTA: UM PERCURSO DE SENTIDOS

Dias 7, 14 e 21 de julho de 2021
Acessível em Libras

Desde a sua irrupção, a Análise de Discurso materialista propõe-se como uma teoria de entrelugar. Em seu escopo, é impossível denegar que todo fazer científico é, também, uma tomada de posição. No Brasil, o seu processo de institucionalização está intimamente relacionado à figura de Eni Orlandi, intelectual que nos deu a conhecer Pêcheux e nos ensinou a pensar com ele, a partir dele.

As reflexões de Orlandi – vastas, heterogêneas e combativas – instauram um gesto inédito de interpretação do Brasil. Não pelo viés da história, da sociedade ou do inconsciente, categorias tão caras às Ciências Humanas e Sociais, mas do discurso: um objeto que está no entrelaçamento dessas três ordens, e, ao mesmo tempo, as subsume em sua configuração particular no campo do simbólico, para e por sujeitos.

É nesse estuário que surge “Terra à Vista”, uma das obras magnas da autora. Publicado pela primeira vez em 1990, o livro continua provocando (sempre) novos percursos de sentidos, encontros outros, diferentes formas de compreender e lutar pela realidade brasileira. Celebrando as três décadas deste lançamento, o Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), sediado nos Programas de Pós-Graduação em Letras das Universidades Federais de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande (FURG), convida a comunidade acadêmica a acompanhar as atividades do “Colóquio 30 anos de Terra à Vista: um percurso de sentidos”, a ser realizado nos dias 7, 14 e 21 de julho de 2021.

Confira, abaixo, a programação do evento e os conferencistas convidados:

07 de julho, às 14 horas:
• Mesa redonda “Nas tramas dos sentidos: entre língua e história. Apresentação da obra Terra à Vista” – Profa. Dra. Aracy Ernst (UFPEL/FURG), Profa. Dra. Luciana Vinhas (UFPEL) e Profa. Dra. Rosely Machado (FURG);
• Conferência “Memória e atualidade: o acontecimento do Terra à Vista em mim” – Profa. Dra. Águeda Borges (UFMT).

14 de julho, às 14 horas:
• Conferência “A latência dos sentidos na pulsação da história” – Eni Orlandi (UNEMAT/UNICAMP).

21 de julho, às 14 horas:

• Conferência “Présences tsiganes en France (et divers pays d’Europe): le traitement politique et la perception de l’Autre, XVIe – XXLe siècle” (com tradução simultânea) – Prof. Dr. Emmanuel Filhol (Université de Bordeaux I).

Transmissão pelo canal do Youtube do PPGL UFPel:
Inscrições no formulário:
Esta entrada foi publicada em Eventos, Pós-Graduação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.