Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo. São mais de 800 milhões de pessoas que falam inglês, considerando também os que a adotaram como segunda língua. A importância de estar próximo desse idioma é grande, até porque nos dias de hoje, para muitas oportunidades de emprego, por exemplo, há necessidade de um entendimento básico.

A Universidade Federal de Pelotas teve o Curso de Licenciatura em Letras – Inglês como o primeiro a ser oferecido pela antiga Faculdade de Letras, em 1984. Atualmente, após reformulações curriculares nos anos de 2000, 2003 e 2007, o curso é oferecido como licenciatura dupla e denomina-se Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas. A duração é de oito semestres letivos e atualmente é oferecido de forma vespertina. O objetivo do curso é a formação de professores habilitados tanto pedagógica quanto linguisticamente para o ensino da língua materna e da língua inglesa como língua estrangeira.

A entrevistada dessa semana é a pelotense Gabriela Bohlmann Duarte, que conta ter escolhido a UFPel pela proximidade de casa e pela oportunidade de ter acesso ao ensino público de qualidade. Ela, que sempre gostou muito de inglês, já havia estudado a língua por um tempo, optando assim pelo curso: “Sempre gostei muito de inglês, então me pareceu um curso com o qual eu encontraria afinidades.”

Durante a sua graduação, Gabriela sempre buscou se envolver em projetos  de ensino, de pesquisa e de extensão. Chegou a atuar na Extensão como professora voluntária e participou de eventos. Formada desde 2012, decidiu tentar ingressar no Mestrado após a Graduação, devido a já ter uma caminhada na iniciação científica na universidade.

Enquanto graduanda, presenciou um período de mudanças nas grades curriculares e na sede do curso: “Sempre houve uma oferta grande de projetos e componentes optativos. Acho que essas experiências me proporcionaram conhecer mais sobre outras áreas e encontrar as minhas afinidades como professora e pesquisadora. As atividades de estágio foram tanto em contexto escolar quanto na extensão e foram muito tranquilas na época”, diz Gabriela.

Recentemente, ela realizou mestrado e doutorado na área de Linguística Aplicada, na UFPel e UCPel, respectivamente. Está atuando desde a graduação como professora e, em 2016, passou para um concurso público na Unipampa – Bagé. Depois, foi redistribuída para a UFPel e atua no CLC como Professora de Língua Inglesa.

Por fim, a egressa nos falou sobre o seu sentimento em poder ter tido a oportunidade de estudar no curso de se Licenciatura em Letras – Português e Inglês na UFPel: “Diria que a graduação é uma oportunidade de nos conhecermos mais e de vivermos experiências que certamente farão parte da nossa vida. Além do convívio com os colegas, acho que o curso propicia uma formação incrível,  tanto em língua inglesa quanto portuguesa, e que há vários caminhos que podem ser percorridos dentro da licenciatura”.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Cursos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.