Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Quer coisa mais fantástica do que poder aprender a se comunicar com o mundo? O curso de Jornalismo possibilita isso. É uma graduação relativamente nova na UFPEL, tendo sido criada em 2015. O curso é noturno e tem a duração de oito semestres. O objetivo é formar profissionais habilitados para o exercício do jornalismo em diferentes contextos, atuando com ética, criatividade e iniciativa. Os bacharéis saberão refletir criticamente sobre os processos de comunicação mais amplos da sociedade, bem como sobre seu próprio fazer jornalístico, tornando-se capazes de compreender e interpretar os processos sociais da atualidade e suas relações com o passado e o futuro.

Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web.

E foi pensando desta forma que os egressos do curso Mariana Hallal e Rafael Techera falaram um pouco sobre as suas vivências, compondo assim a segunda entrevista da nossa série de reportagens – Oportunidades de carreira – cursos de graduação do CLC.

Ela é nascida em Pelotas e ele, em Novo Hamburgo, e desde pequenos têm o mesmo sonho, seguir carreira na profissão de jornalistas.

Mariana Hallal tem 22 anos. Escolheu a UFPEL por ser uma universidade pública e também por estar perto de casa. Ser jornalista sempre foi um grande sonho para ela, que não se imaginava fazendo outra coisa. Formada desde fevereiro de 2020, Mariana relatou suas experiências enquanto ainda era graduanda: “Fiz de tudo. Estagiei em assessoria de imprensa, no IFSul, em uma rádio (RádioCom) e em um jornal impresso (Diário Popular). Ajudei a criar a Marte, primeira empresa júnior do curso. Também participei de projetos de pesquisa e extensão. Aproveitei todas as oportunidades que a UFPEL oferecia para conhecer o máximo possível sobre a carreira de jornalista e decidir o que pretendia fazer”.

A ex-aluna teve a oportunidade de fazer um intercâmbio em 2019 com bolsa do Santander oferecida em parceria com a UFPEL. “Fui para a Universidade de Coimbra, em Portugal” , diz ela. Um pouquinho antes de se formar, de setembro a dezembro de 2019, ela fez o Curso Estado de Jornalismo no Estadão, em São Paulo. Em março de 2020 foi contratada pelo jornal.

Dentro do curso de Jornalismo na UFPEL, ela disse ter se inscrito em todas as vagas de estágio que surgiam e que tinham a ver com o que ela gostava. Fez estágio no Diário Popular, por um ano e meio. Além da bolsa de intercâmbio, fez parte do programa Primeira Pauta da Zero Hora e outros.

Atualmente ela faz um MBA em Jornalismo de Dados no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) de forma remota e trabalha como repórter na editoria Metrópole do Estadão.

Rafael Techera, por sua vez, é formado desde 2019 e gosta mais da parte de produção. Ser jornalista é também trabalhar por trás das câmeras: “Desde pequeno gosto muito de televisão. Mais ainda da parte técnica por trás dos telejornais e programas televisivos. Vi no jornalismo uma oportunidade de trabalhar nesse meio” diz Rafael.

Ele teve suas principais experiências dentro da universidade. Através do Em Pauta TV, sendo editor, cinegrafista e do projeto Federal em Campo, como repórter. Depois teve também a oportunidade de estagiar na TV Câmara de Pelotas como editor de vídeo, onde após  8 meses conseguiu ser efetivado. Três meses depois de efetivado, foi chamado para trabalhar na RBS TV Pelotas para exercer a mesma função, onde está trabalhando até hoje.

Para o ex-aluno, a demanda de estágio sempre foi muito grande dentro do curso. Sempre várias opções são apresentadas para os alunos, desde estágios voluntários até os remunerados, e a UFPEL tem uma vasta lista de possibilidades tanto dentro do curso de jornalismo como na interação com outros do CLC. Mas, na visão dele, as principais oportunidades sempre foram os projetos existentes dentro do curso, como o Em Pauta TV e o Federal em Campo. “Há uma grande importância da participação dos alunos nos projetos existentes no curso. Poder participar desses projetos nos torna aliados no ensino prático da profissão”, diz Rafael.

Nossos entrevistados reforçaram que o Jornalismo da UFPEL é um curso novo, então é ótimo para criar coisas novas, porque os professores são muito abertos a sugestões e a novos projetos.  Existem muitas possibilidades dentro do curso e ainda mais na UFPEL e os projetos existentes são uma excelente porta de entrada para a área escolhida. Se jornalismo for realmente o que queres cursar, a UFPEL tem todos os meios para te preparar para o mercado de trabalho.

Esta entrada foi publicada em Alunos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.