Série de Reportagens: cursos do Centro de Letras e Comunicação

O primeiro curso da nossa série de reportagens sobre o Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel é o curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas, que ocorre no turno verspertino. Esta graduação visa proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar como professor de língua(s) e/ou literatura(s). Sua área de atuação pode abranger desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até cursos livres, ensino técnico e superior.

Através do ensino, da pesquisa e da extensão, o curso de Letras – Português e Espanhol contribui para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas. Estimula a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica, fomentando o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino. Quem optar por este curso, deve, ainda, adquirir durante os oito semestres, a capacidade de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.

O primeiro entrevistado de nossa série sobre os cursos do CLC é Jessé Lebkuchen, formado em 2017/2.

O ex-aluno do CLC Jessé Carvalho Lebkuchen nasceu em Porto Alegre, mas foi criado em Balneário Pinhal, no litoral norte gaúcho. Ele conta que sempre teve vontade de cursar Letras, desde sua infância. O primeiro contato com a UFPel foi através do Sisu, em 2014, ano que ingressou no curso de licenciatura em Letras – Português e Espanhol.

Jessé teve muitas experiências na graduação, em diversas áreas. No início do curso, se envolveu mais com a linguística, pois pensava em um viés mais formal e estrutural da língua, em um projeto de pesquisa sobre multilinguismo, coordenado pela professora Cintia Blank. Entretanto, no meio do curso, teve muitas dúvidas sobre qual área gostaria de seguir. Começou a se interessar mais pelas disciplinas de literatura e língua espanhola. Na extensão, teve experiências tanto em trabalhos com a tradução, no projeto “Sala de Cinema Digital do Mercosul” quanto ministrando, durante um ano, Espanhol Básico I nos “Cursos de Línguas”.

SOBRE O CURSO

Sobre o curso de Letras – Espanhol e o CLC, o ex-aluno falou ter bastante carinho, ressaltando que a formação realizada é de extrema qualidade. “No geral, a experiência no CLC foi bem tranquila, tive uma abertura muito intensa logo que entrei no curso, participando do D.A. e de outros diálogos estudantis. A relação com secretarias, colegiados, diretores e professores também foi de harmonia e respeito”, diz o ex-aluno.

OPORTUNIDADES APÓS FORMADO

Depois de formado, Jessé encontrou dificuldades, por algumas empresas não darem espaço aos recém egressos, segundo ele. Cursou o mestrado em Letras na UFPel, na linha de pesquisa “Literatura, Cultura e Tradução”, e atualmente está finalizando a especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias no IFSul.

Jessé também está realizando doutorado na PUCRS e atuando como professor de língua espanhola no Colégio Cenecista Marquês de Herval, localizado em Osório/RS.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Cursos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.