Estudante do jornalismo da UFPel está entre os vencedores do Prêmio 99 de Jornalismo

Um estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da UFPel está entre os vencedores do terceiro Prêmio 99 de Jornalismo. Daniel Batista de Jesus da Silva, de São Vicente (SP), foi premiado em cerimônia virtual no dia 2 de dezembro. Os ganhadores são de diferentes estados e regiões do país.

A categoria Jovens Jornalistas premiou os melhores conteúdos, produzidos pelos participantes de um laboratório sobre mobilidade urbana, promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a empresa 99. Daniel, juntamente com Fernanda Pereira Rosário, de Santos (SP), conquistaram a terceira colocação com “Apps ajudam no deslocamento e dão autonomia para pessoas com deficiência”. No caderno especial “Para onde vamos” estão os 15 textos produzidos em duplas pelos estudantes e recém-formados em jornalismo de 21 cidades brasileiras.

Na categoria Profissionais do Jornalismo, a reportagem “Invisíveis no banco da frente​”, de Manoela Alcântara, do jornal Metrópoles, levou o primeiro lugar.

A relação de vencedores, com os conteúdos premiados e outros detalhes podem ser encontradas no site.

Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana

O laboratório também deu origem ao Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99, que oferece aos profissionais da área e estudantes de jornalismo um material informativo e elaborado com a curadoria de especialistas no tema. É composto por verbetes com os principais termos técnicos utilizados no jornalismo para se referir a elementos que fazem parte do dia a dia do transporte e da mobilidade urbana, assim como os principais agentes, tomadores de decisão e fontes de dados relevantes para um jornalismo pautado na checagem de informação, clareza e objetividade. O material está disponível para download gratuito aqui.

Com informações da Folha.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.