PPGL promove eventos em novembro e dezembro

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel promove em novembro o curso “Linguistique et poétique”, com o Prof. Gérard Dessons, da Universidade de Paris 8. Em novembro e dezembro, será realizada a primeira edição do Ciclo de LIBRAS.

O curso com o Prof. Gérard Dessons acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria. Inscrições podem ser feitas até o dia 15, pelo e-mail linguistiquepoetique@gmail.com

Primeiro encontro

Será consagrado à apresentação da problemática que será tratada durante os três dias, a saber, as relações entre o estudo da linguagem e o estudo da literatura. Em outras palavras, em termos de disciplinas, as relações entre a linguística e a poética.

Relembra-se da fórmula de Roman Jakobson, ao considerar, em 1960, como “flagrantes anacronismos” um linguista que permanecesse insensível à função poética e um especialista da literatura que fosses indiferente aos métodos linguísticos. Jakobson recolocava em questão o estado clivado que, tradicionalmente, separava o estudo da linguagem – considerado como um instrumento de comunicação – e o estudo da literatura – considerado como um suplemento estético. A reflexão conduzirá não somente aos terrenos da criação literária, mas igualmente àqueles da tradução.

Segundo encontro

Ainda que a relação entre a linguística e a poética apareça como uma necessidade, o movimento que vai da literatura em direção à linguagem parece mais difícil de abordar do que aquele que vai da linguagem em direção à literatura. De fato, a literatura não é, em sua história, uma grande geradora de teoria da linguagem. E, no entanto, é essa a questão que será abordada neste segundo encontro: o conhecimento da linguagem suscitado pelas obras.

Será trabalhado um domínio da linguagem bastante acessível : as práticas de pontuação: o uso do branco em Mallarmé, o uso das vírgulas em Lautréamont, a “despontuação” em Apollinaire, etc. A partir dessa questão bastante simples, nós estenderemos nosso ponto de vista a outros fatos de linguagem.

Finalmente, será observado o que acontece na versificação francesa. A reflexão se apoiará em práticas bastante diferentes, tanto dos escritores clássicos como dos escritores modernos.

Terceiro encontro

O último encontro abordará a questão do ritmo. Através da história desse conceito – uma história que começa com os gregos e conduz aos séculos europeus XIX e XX – nos depararemos com desafios completamente diferentes.

O grupo irá analisar e a notar o ritmo francês, e sobretudo a comentá-lo. O trabalho se dará, portanto, entre a tecnicidade e a epistemologia.

Uma questão atravessará esses três encontros: a questão do valor, que reagrupa as interrogações que uma sociedade se põe, diante do que ela engendra : o belo, o mau, o interessante ; e as interrogações mais complexas, ligadas a outros conceitos, como aquele de manière, que historicamente funcionou em oposição ao estilo, ambos fundidos, em seguida, até tornarem-se sinônimos.

O Ciclo de LIBRAS terá a participação das professoras Lodenir Becker Karnopp e Carina Rebello Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local. O evento recebe o apoio do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

22/11 – 19h – Auditório da Reitoria
Palestra “LIBRAS: pesquisas contemporâneas em Linguística e Educação”

Profa. Lodenir Becker Karnopp (UFRGS)

02/12  e 03/12 – 9h às 12h – Auditório Acadêmico
Minicurso “A aquisição bilíngue bimodal por crianças ouvintes e por crianças surdas usuárias de implante coclear. O que os estudos revelam?”
Profa. Carina Rebello Cruz (UFRGS)
02/12 – 19h – Auditório da Reitoria
Palestra “A aquisição da linguagem por surdos: o início precoce e os efeitos da aquisição tardia”
Profa. Carina Rebello Cruz (UFRGS)

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias, Pós-Graduação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.