Reunião de início de semestre apresenta destaques e resultados da gestão

Por: Daniela Agendes

Na manhã desta segunda-feira (16), ocorreu a reunião de início de semestre dos docentes e técnicos do Centro de Letras e Comunicação. No encontro de boas boas-vindas, o CLC recebeu a pedagoga e cientista social Profª Drª Maria Isabel da Cunha, para falar de “Docência universitária: desafios e perspectivas”. A reunião ainda contou com a presença do professor Julio Carlos Balzano de Mattos, da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação, para apresentar a proposta da utilização de impressoras padrão compartilhadas, de modo que a Universidade possa dar melhor manutenção às máquinas.

A diretora Vanessa Damasceno e a diretora adjunta Cíntia Blank exibiram a seguinte apresentaçãoApresentaçao 2018-1 CLC

Nela estão os resultados da avaliação da Gestão CLC 2017, os quais darão embasamento para melhorias no Centro. Também consta a Distribuição Orçamentária de 2018, com a descrição dos recursos que deverão ser utilizados para qualificar o espaço da Unidade e promover eventos. Ainda foi informado que o planejamento do uso da verba dos Colegiados deve ser encaminhado à Direção até o dia 15 de maio.

O Plano de Desenvolvimento da Unidade, a ser elaborado por todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPel, foi outro assunto da reunião. O PDU tem data limite para entrega em 13 de agosto de 2018, e início da vigência em 2019/1.

CLC e comunidade

A diretora falou da importância dos projetos desenvolvidos para e com a comunidade, via Câmara de Extensão do CLC, como os Cursos de Línguas (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês), que atendem 350 alunos por semestre, e de Introdução ao Português Histórico e Introdução ao Latim, que neste semestre abrirão três turmas. São projetos que dão visibilidade ao CLC, além dos mais diversos eventos, Semanas Acadêmicas, palestras, e outros cursos desenvolvidos por professores e pelos próprios alunos.

Outro destaque foi dado ao Núcleo de Revisão de Textos, no qual alunos prestam serviço gratuito às comunidades interna e externa à UFPel. Vanessa ainda reforçou a relevância do projeto Idiomas sem Fronteiras, que possui cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português para Estrangeiros.

Equipe

Foram apresentados os novos professores substitutos do CLC em 2018 – Daniel Duarte, Fernanda Pinto, Felipe Avila, Jossemar Theisen e Krischna Duarte, e o professor efetivo de Libras, Daniel Lopes Romeu. A nova chefe da Câmara de Ensino é a professora Marislei Ribeiro e a coordenadora do Núcleo de Estágios – Licenciaturas é a professora Ana Lourdes Fernández. O Programa de Pós-Graduação do CLC está sob coordenação da professora Daiane Neumann. Na Comissão de Estágio Probatório estão as professoras Ana Paula Nobre, Letícia Freitas e Paula Brauner. No COCEPE, a representante do CLC é Raquel Recuero.

CLC pelo mundo

A diretora Vanessa comentou sobre o intercâmbio de dois alunos do CLC nos Estados Unidos e de uma aluna na Alemanha. O CLC ainda tem a professora Aline Kaster como representante na Dinamarca – a única professora brasileira selecionada para representar o Brasil no programa de treinamento de liderança internacional surda – Frontrunners, na instituição de Castberggard, desde 2017.  Já a professora Raquel Recuero está realizando um estágio no Social Media Lab, no Canadá, para trabalhar no desenvolvimento de modos de melhor entender e analisar a influência da mídia social nos processos eleitorais no Brasil.

Esta entrada foi publicada em Direção, Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.