A Comissão de Combate ao Racismo e à Discriminação da UFPel e o Grupo Ícaro realizam, no período de 9 a 11 de novembro, evento aberto à comunidade com a temática “Literatura Afro-brasileira: cem anos da morte de Firmina dos Reis”. Maria Firmina dos Reis é conhecida como a primeira escritora negra do Brasil e primeira autora de romance abolicionista em toda a língua portuguesa. Uma de suas principais obras é “Úrsula”, de 1859.
No evento, os professores do CLC Alfeu Sparemberger e Uruguay Cortazzo recebem o professor Eduardo de Assis Duarte, responsável pelo posfácio da reedição de 2017 de “Úrsula”. Duarte atualmente é colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor aposentado, com vínculo voluntário com a UFMG. Trabalha em especial com os seguintes temas: literatura e alteridade; literatura afro-brasileira; romance, história e sociedade. É coordenador do grupo de pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira (CNPq) e o Literafro Portal da Literatura Afro-brasileira.
Os encontros ocorrem no Clube Cultural Fica Ahí, situado na rua Mal. Deodoro, 368. Os horários das palestras estão disponíveis no cartaz:
Você precisa fazer login para comentar.