Palestra discute gênero, feminismo e o papel da mídia

Gênero, feminismo e o papel da mídia serão os assuntos tratados em uma palestra, realizada nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento, promovido pelo grupo de pesquisa Mídia e Representação Feminina, do curso de Jornalismo da UFPel, ocorrerá no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, às 19h.

As inscrições, gratuitas e abertas à toda comunidade, poderão ser feitas aqui. A noite será comandada pelos palestrantes Flávia Chagas, Júnior Krüger e Alice Portiolli. Flávia é professora adjunta do departamento e do curso de pós-graduação em Filosofia da UFPel, Júnior é mestre em Filosofia pela mesma universidade e Alice é vice-Miss Diversidade RS/2015 e graduanda em Letras – Português/Francês pela UFPel. Todos os participantes receberão atestados.

O grupo de pesquisa, com cadastro no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) é coordenado pela professora Marislei Ribeiro, doutora em comunicação pela PUC-RS. Conta, também, com a participação de alunas e bolsistas do curso de Jornalismo da UFPel. Dedica-se a estudar a representação da mulher nos veículos midiáticos do Brasil e de Portugal e a desvelar a questão simbólica da construção da violência contra a mulher. Também busca discussões e pesquisas acerca da construção histórica e cultural do gênero feminino, com suas representações e estereótipos, a partir da constituição de identidades, intermediada pela cultura midiática da contemporaneidade.

Fonte: Divulgação (Mariana Hallal)

Esta entrada foi publicada em Abertos à comunidade, Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.