Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia começa palestras de 2017

Dando início ao Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia 2017, será realizada a palestra “Uma leitura geopoética de Débarcadères”, de Jules Supervielle, proferida pelo professor Augusto Darde, do CLC da UFPel. O evento, aberto à comunidade em geral, ocorrerá no dia 29 de junho, às 15h10min, na sala 111 do Campus Porto (Anglo).

O palestrante
Augusto Darde é doutorando e mestre em Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licenciado em Letras (Português-Francês) pela mesma instituição. Professor de francês, também trabalha com a popularização do idioma através da composição musical e como intérprete.

Em seu doutorado em andamento, Darde trabalha o livro de poesias “Débarcadères”, de Jules Supervielle, publicado em 1922. Na obra, o autor uruguaio de expressão francesa cria um eu-lírico viajante que tematiza as várias paisagens que compõem o deslocamento entre América do Sul e Europa. Os poemas, com suas inúmeras referências geográficas, convidam a refletir sobre a transposição da experiência de mundo em poesia. Na tese em andamento, Augusto Darde irá propor uma leitura geopoética de Débarcadères, além da tradução de alguns poemas da obra para a língua portuguesa.

Darde é autor dos livros de poesia “As bergamotas começaram” (2014) e “Pequenos poemas na prosa” (2015). Em seu mestrado, concluído no ano de 2016, defendeu a dissertação intitulada “Rester vivant de Michel Houellebecq : une mise à jour du Poète maudit”, em que analisa a formação do mito do Poeta maldito, de maior expressão na poesia francesa do final do século XIX, e de que maneira o mito se atualiza no manifesto poético Rester vivant, publicado por Michel Houellebecq em 1991.

Esta entrada foi publicada em Abertos à comunidade, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.