Seminário 20 anos sem Caio Fernando Abreu

Um evento com dupla sede, Pelotas e Rio Grande, pretende, nos dias 12 e 13 de setembro, realizar uma homenagem ao autor brasileiro Caio Fernando Abreu, relembrando os 20 anos do seu falecimento. Trata-se do seminário “20 anos sem Caio F. – Textos e Cenas”, uma parceria entre o curso de Teatro da UFPel e do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

De acordo com o professor da UFPel Daniel Furtado, um dos coordenadores gerais do evento, a relevância da obra de Abreu é grande e vem crescendo ao longo do tempo. “É um autor muito lido e encenado”, explica. Segundo Furtado, o texto do autor é carregado de dramaticidade e traz cenas riquíssimas, como se já feitas para serem encenadas.

Dessa forma, o seminário debaterá a obra do escritor sul-rio-grandense, abordando suas múltiplas formas de produções literárias e as constantes adaptações de seus textos para o palco, dando ênfase para a teatralidade de sua escrita, procurando assim contribuir para ampliar os debates acerca de seu trabalho. “É uma forma de aglutinar essas discussões”, diz o docente, ao comentar que se multiplicam as pesquisas em torno da obra de Abreu, tanto no campo da literatura, quanto do teatro.

As atividades envolvem comunicações, oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações teatrais e saraus literários. A programação do primeiro dia será desenvolvida no Campus Carreiros, da FURG; já no dia seguinte, receberão os atos o Museu do Doce da UFPel e a Bibliotheca Pública Pelotense.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas neste link.

Fonte: site da UFPel.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.