
A TV Brasil leva ao público, no sábado, dia 31 de janeiro, às 18h30, o episódio 5 da série documental Olhar Brasil, que apresenta um pequeno trecho do Caminho do Peabiru, rota ancestral que ligava o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. A série inédita na televisão pública é uma coprodução da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), entre elas a TV UFPEL.
Com 26 minutos de duração, o episódio foi dirigido pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Carlos Dominguez.
O diretor encara o processo de adaptação da história milenar do Peabiru para a linguagem audiovisual como um dos principais desafios da produção. “Foi feito um trabalho de captação em alguns trechos da Peabiru em Santa Catarina e Paraná para salientar a importância deste legado dos povos indígenas guaranis e da sua cultura. A opção de falar com pessoas que hoje vivem e se relacionam com a memória do Peabiru permitiu se aproximar da realidade das dificuldades de preservação do patrimônio arqueológico no país”, explica Dominguez.
A equipe é composta pelos técnicos do laboratório de audiovisual Felipe Campal, Bruno Añaña, o ex-aluno Gabriel Fritsch e a assistente de produção Renata Camargo. A trilha sonora original é de Everton Maciel, Alvaro Pouey, Teco Menezes e Bruno Añaña.
A série Olhar Brasil tem alcance nacional e integra a programação da TV Brasil, reafirmando o papel da comunicação pública na valorização da diversidade territorial do país.
Onde assistir:
Na programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.
Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar
TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.
Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Serviço:
Olhar Brasil – ep. 5 estreia – sábado, dia 31/01, às 18h30, na TV Brasil
Olhar Brasil – exibição – sábados, às 18h30, com reprise às 2h30, na TV Brasil
Você precisa fazer login para comentar.