II Mostra Pelotense de Teatro Independente

Ingrid Duarte na peça “Filhos de Tereza”, apresentada na primeira edição da Mostra em 2017

 

     A II Mostra Pelotense de Teatro Independente acontece a partir do dia 24 de junho (segunda-feira) e finaliza dia 30 de junho, com a promoção de duas oficinas de experimentação teatral, uma contação de história e 12 peças teatrais, com grupos de cidades da região, incluindo Pelotas e Rio Grande. Todas as atrações terão entrada franca, ocorrendo na Bibliotheca Pública Pelotense e na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A iniciativa é da Você Sabe Quem Cia de Teatro, com apoio da Prefeitura de Pelotas, através do edital de apoio a eventos. O intuito desta realização é valorizar a produção teatral regional, cativar e formar espectadores.

    A primeira edição da Mostra aconteceu com êxito em 2017, tendo como participantes, entre outras peças, “Morte e Vida Severina”, “Dona Frida”, “Corre o Risco” e “Filhos de Tereza”. Os organizadores procuraram, depois dessa primeira experiência, amadurecer a ideia. A participação e seleção do projeto nos editais da Prefeitura e o apoio de várias empresas somaram para valorizar os artistas independentes. Os grupos participantes fazem teatro de forma autônoma e não têm suporte de outras instituições no seu trabalho cotidiano.

    Para participar das oficinas é só comparecer no local e horário, sem a necessidade de inscrição. Não é preciso ter experiência, sendo que o intuito é oferecer ao público um primeiro contato com as artes cênicas. As duas serão com coordenação da Você Sabe Quem Cia de Teatro. A Oficina Teatro de Rua acontece dia 24 de junho (segunda-feira), às 14h30min, na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A Oficina de Teatro do Oprimido será dia 25 de junho (terça-feira), às 14h30min, na Bibliotheca Pública Pelotense.

        As apresentações das peças começam dia 26 de junho, quarta-feira, sempre na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103, Centro, Pelotas). A única exceção será “O Beijo no Buraco”, que será encenada na Praça Coronel Pedro Osório. Dia 26, às 15h, ocorre a apresentação na Bibliotheca da contação de história “A Fera Solitária” (Você Sabe Quem Cia Teatro). As demais peças serão as seguintes:

Quinta-feira – Dia 27 – 15h – “O Mágico de Oz” (Grupo MALV).

Sexta-feira – Dia 28 – 15h – “Um Copo de Alga” (Camarim Arte & Cultura)

Sexta-feira – Dia 28 – 18h30min – “Annica” (Grupo Mettá)

Sábado – Dia 29 – 17h – “O Beijo no Buraco” (Ateliê Colaborativo) – Esta peça será apresentada para Praça Coronel Pedro Osório.

Sábado – Dia 29 – 18h30min – “Sanatório” (Grupo Teatral Atrás das Cortinas)

Sábado – Dia 29 – 20h – “Alucinações” (V.I.D.A Vivendo, Interpretando e Distribuindo Arte)

Sábado – Dia 29 – 21h30min – “Nadim Nadinha Contra o Reino de Fuleiro” (Cia Cem Caras de Teatro)

Domingo – Dia 30 – 15h30min – “É Só uma Brincadeira – Laboratório” (Escola de Arte Popular)

Domingo – Dia 30 – 16h30min – “Mulher: Sobre o Direito de Ficar ou Partir – Laboratório” (Escola de Arte Popular)

Domingo – Dia 30 – 18h – “Dois Pontos” (Ruidosa Alma)

Domingo – Dia 30 – 19h30min – “8 Minutos” (Cia de Teatro Inação)

Domingo – Dia 30 – 21h30min – “Cartão Postal” (Coletivo Meiaoito)

 

Andressa Bitencourt apresentou a contação de História “O Dragão que só Comia Pipocas Exatamente Laranjas” na edição de 2017                (Foto: Eduardo Mancini/Divulgação)

 

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Festival de cinema francês até dia 19 em Pelotas

O drama histórico A Revolução em Paris (2018), de Pierre Schoeller é um dos títulos  em cartaz

Por Danieli Schiavon

 

A décima edição da maratona de filmes franceses no Brasil já começou. As exibições do Festival Varilux acontecem até o 19 de junho, em diversos cinemas brasileiros, inclusive no Cineflix do Shopping Pelotas.

O evento, que é realizado atualmente pela Produtora BonFilm, com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas, traz para o público as mais recentes produções cinematográficas francesas, e desperta no brasileiro a curiosidade sobre as criações dos longa-metragens de diretores geniais como Pierre Schoeller, Hugo Gélin, Frédéric Tellier, entre outros.

O primeiro festival, que aconteceu em 2010, foi realizado em nove cidades brasileiras, sendo exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Na edição de 2019, são 65 cidades, distribuídas entre 22 estados, e a expectativa é que mais de um milhão de pessoas assistam aos filmes.

De acordo com os curadores do festival, Emmanuelle e Christian Boudier, “nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro; e não foram apenas os fãs, admiradores das produções francesas. O espectador comum, interessado na diversidade cultural também”.

Os longa-metragens em cartaz variam entre drama, comédia, animação e romance; são eles: Amor à Segunda Vista, Asterix e o segredo da Poção Mágica, Através do Fogo, Boas Intenções, Cyrano Mon Amour, Os dois filhos de Joseph, Filhas do Sol, Finalmente Livres, Graças a Deus, Um homem fiel, Inocência Roubada, O Mistério de Henri Pick, Meu Bebê, o Professor Substituto, Quem você pensa que sou, A Revolução em Paris e Cyrano de Bergerac – O Clássico.

Em Pelotas, todos os 17 títulos estão, de forma alternada, em exibição no Cineflix do Shopping Pelotas (Avenida Ferreira Viana, 1526) até o último dia do festival, 19 de junho. Os ingressos custam R$18,00 – inteiro e R$9,00 – meia entrada.

A programação do evento em todo o Brasil, disponível no site do festival, conta com atividades paralelas, além da exibição dos filmes, que contemplam debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas), entre outras atividades.

O Festival Varilux de cinema francês é um grande convite para conhecer um pouco mais da criatividade da sétima-arte francesa. Os filmes são para todos os públicos e também, um incentivo à democratização da cultura cinematográfica no Brasil.

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10ª Edição do Festival Sesc é lançada amanhã

O evento congrega a cidade de Pelotas com a diversidade da cultura musical pela décima vez consecutiva

O Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores festivais latino-americanos de música de concerto, completa dez anos no próximo ano.  A 10ª edição acontece de 20 a 31 de janeiro de 2020. O lançamento oficial é amanhã, dia 11 de junho, às 19h, no estande da Prefeitura Municipal na Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3390 – Distrito Industrial – Pelotas). Amanhã também começa o período de inscrições para os cursos oferecidos na próxima edição.

Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade. Em 2020 serão oferecidos cursos para 19 instrumentos de Música de Concerto, além de Choro, Canto Lírico e Composição. As classes contam com 47 professores de 12 nacionalidades, de reconhecidas escolas, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 15 de julho pelo site <www.sesc-rs.com.br/festival>. Haverá bolsas integrais e parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e os Projetos Sociais da Escola da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e Vida com Arte da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Cursos

A edição conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Violão Clássico, Piano, além de Canto Lírico e Composição. Em 2020, o Festival seguirá com o Curso de Choro, que passou de oficina a curso há duas edições, devido à sua alta procura. No Curso de Choro são ensinadas práticas para os instrumentos de Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho.

O período de inscrições é do dia 12 de junho a 15 de julho. A primeira chamada com a divulgação dos selecionadas está marcada para o dia 22 de agosto, enquanto as matrículas deverão ocorrer entre os dias 22 de agosto e 17 de setembro. A segunda chamada de selecionados ocorre dia 27 de setembro.

Além dos cursos oferecidos, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos. Os recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.

O Festival Internacional Sesc de Música incentiva o desenvolvimento da produção musical, o intercâmbio e a apreciação dos bens culturais. Promovido há dez anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem como coordenador artístico o maestro Evandro Matté.  O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. Informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas pelo site <www.sesc-rs.com.br/festival>.

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Viagem de tapete mágico em “Aladdin”

Aladdin (Mena Massoud) e o Gênio (Will Smith) fazem parte do rol de personagens fascinantes da live-action

Por Gislaine Rodrigues

     De clássico a atual, o live-action de “Aladdin”, da Disney, estreou nas telas de cinema ao redor do mundo no fim de maio e tem sido um sucesso de bilheteria. Nos cinemas de Rio Grande e Pelotas, o filme também entrou em cartaz no final do mês passado. A adaptação, sob direção de Guy Ritchie, é de uma produção ímpar, sendo fiel a pontos principais da trama, apesar de apresentar mudanças que enriquecem a história original.

     Do início ao fim, o espectador faz uma viagem de tapete mágico com destino a Agrabah, causando uma nostalgia aos que assistiram o clássico em sua infância e prendendo a atenção dos que estão conhecendo pela primeira vez o universo localizado em algum lugar no Oriente Médio.

     A história, modernizada para o longa-metragem, conta o romance entre Aladdin (Mena Mossoud), um jovem órfão que vive de pequenos roubos junto de seu macaco Abu, e, Jasmine (Naomi Scott), a princesa de Agrabah filha do sultão. O amor dos dois não pode ser concretizado pela diferença de classes, devido a uma lei que diz que a princesa só poderia casar com um príncipe. Tudo se desenrola paralelamente ao grande plano maligno do conselheiro real, Jafar (Marwan Kenzari), de conquistar uma lâmpada mágica que abriga um gênio (Will Smith) para tornar-se sultão.

     A trama, bem desenvolvida, acaba se tornando até mesmo melhor resolvida que a original devido à riqueza de detalhes. O espectador consegue conhecer os personagens de forma mais aprofundada e compreende até mesmo como foi feita a escolha do nome “Príncipe Ali” e seu reino, por exemplo, algo que passou batido no clássico e que faz diferença.

     Aladdin (Mena Massoud) está muito bem interpretado, o ator conseguiu exprimir todas as características do original, tem uma aparência bem familiar com a versão do desenho e possui um ar de desengonçado que encanta o público em algumas cenas.

     O consagrado Will Smith como gênio foi uma aposta arriscada e levantou críticas por parte do público, porém, deve-se reconhecer que deu muito certo. As raízes da personalidade do gênio estavam lá. O talento do ator, somado à magia e às palhaçadas do personagem, compõe as cenas com maestria. Inclusive, nessa adaptação, soma um pouco mais na história do personagem, trabalhando uma parte que não está na original.

     Além disso, uma nova personagem é introduzida no longa, Dalia (Nasim Pedrad), ama e amiga da princesa Jasmine. Já o macaco Abu, o tigre Rajah, o papagaio Iago e o tapete mágico são bem representados. Só que, dessa vez, eles são mais “reais”, não são tão cômicos, mas cumprem seu papel e encantam. No filme original, por exemplo, o papagaio de Jafar falava o filme inteiro, no atual, ele age como um papagaio de verdade, apenas falando algumas frases repetidas. Os diretores conseguiram trazer com sutileza algo que só poderia acontecer no mundo fictício.

     Em poucas semanas, “Aladdin” já atingiu a marca de US$ 400 milhões nas bilheterias em nível mundial. A adaptação demonstra ser um dos grandes sucessos do live-action da Disney não só nas bilheterias como também na riqueza de produção, na mensagem que passa para o público, e, em um novo olhar sobre a história original. A companhia está acertando com a releitura de seus clássicos, a exemplo de “Dumbo”, apresentado recentemente. O filme “Aladdin” está em exibição nos cinemas do Brasil inteiro.

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Exposição abre com bate-papo

 

Obra “Vertigem” está ao chão, no centro da sala,  interagindo com os espectadores e os demais trabalhos

 

Por Gilmar Hermes

     A exposição “Campo Minado” abriu dia 17 de maio com um bate-papo na galeria “A Sala”, do Centro de Artes da UFPel (rua Alberto Rosa, 62, Pelotas). Como pode ser visto na conversa de abertura, as obras representam parte de um conjunto de trabalhos de cada uma das 12 artistas, Amanda de Abreu, Bruna Silva, Camila Cuqui, Fabiana Faleiros, Jéssica Porciúncula, Julia Pema, Lua Miranda, Mariane Simões, Martha Gofre, Rafa, Rafaela Inácio e Stela Kubiaki.

Artistas Amanda de Abreu, Stela Kubiaki e a curadora deram início à conversa

     A mostra dá espaço para as artistas apresentarem o conjunto de seus trabalhos e as questões do nosso tempo que estão procurando refletir através deles. Alguns dos trabalhos apresentados – objetos, esculturas, desenhos, vídeos e fotografias – estão relacionados a performances, ações artísticas em que as autoras produzem intervenções plásticas em diversos lugares, inclusive espaços públicos da cidade. Os materiais organizados em objetos, imagens e formas tridimensionais refletem a identidade feminina entre os contextos público e privado.

     São várias propostas diferentes que estabelecem relações diversas com o espaço de exposição e consequentemente com o visitante que interage fisicamente nesse local. As obras são pensadas em como são dispostas em relação não só à visão, mas também em relação ao corpo dos espectadores em movimento pela sala.

     As circunstâncias do nosso tempo em relação às jovens mulheres estão simbolizadas na própria condição material de algumas obras, por exemplo, a apropriação de utensílios domésticos, objetos de uso íntimo, obras que fazem registros de intervenções em espaços públicos e materiais frágeis como as folhas de papel para a construção de estruturas.

“Capacho” é o trabalho de Jessica Porciuncula, logo na entrada da exposição

     A curadora Alice Porto ficou sabendo no dia da abertura da aprovação da sua candidatura para cursar doutorado na Bélgica, onde dará continuidade às suas pesquisas artísticas. A notícia foi mais um motivo de entusiasmo para o grupo. Estabelecendo várias ações colaborativas, as artistas reuniram-se por uma série de afinidades e a formação de uma rede de criação artística.

     A proposta da mostra foi juntar trabalhos de artistas mulheres que pensam e trabalham as questões femininas na cidade de Pelotas, tendo também proximidade com o ativismo feminista. Para ter uma ideia da força do movimento das mulheres na cidade, Alice lembrou que basta observar as inscrições nas ruas e levar em conta os espaços culturais voltados para essas questões.  Ainda citou que, na área de literatura, a autora pelotense Angélica Freitas tornou-se um marco nas reflexões de gênero com o livro de poesias “Um Útero é do Tamanho de um Punho”.

Objeto-vestígio de ações artísticas: “Rente”

DA CIDADE PARA A EXPOSIÇÃO

     Uma das obras apresentadas, “Ação Vermelha”, de Amanda de Abreu, traz o registro fotográfico da performance “Feminicídio”, em que a cor vermelha e a forma de um círculo evidenciam a ação em um espaço público, o que traz muitas lembranças para quem presenciou o acontecimento. É uma das obras que não se restringe aos espaços restritamente artísticos e, por isso, está relacionada à receptividade do ativismo feminista e às ações artísticas na cidade de Pelotas. Também evoca as várias simbologias associadas às cores e atuação das mulheres no cotidiano da cidade. Está relacionada aos questionamentos que outras obras e performances vêm fazendo da naturalização que se faz no cotidiano do uso do corpo como uma forma de afirmação, submissão ou opressão identitária, seja por parte das mulheres, seja por parte dos homens.

“Ação Vermelha” é um registro de uma performance realizada em um espaço público de Pelotas

     O trabalho de videoarte “Sem Título”, de Stela Kubiaki, registra uma performance no Museu da Baronesa em que o espaço arquitetônico serve para pensar a condição feminina.  Está acompanhado pelas fotos digitais que levam o nome “Fiada”.

Detalhe da obra “Capacho” que traz objetos domésticos para reflexão política

     A obra “Capacho”, de Jessica Porciuncula, confunde-se com um tapete para limpar os pés na porta da exposição, mas foi feito de esponjas. O material muito conhecido por cumprir com o ritual doméstico de lavar louças ganha o formato da bandeira brasileira e, assim, materializa em uma montagem o problema de ser mulher no contexto sociopolítico brasileiro hoje. O lugar de apoio para os pés oferece instabilidade e risco. Em tempos de desmanche das políticas públicas, este é um trabalho que contrapõe o espaço público ao espaço privado, remetendo às coisas caseiras elevadas à dimensão pública. Os materiais ligados às mulheres, enquanto enquadradas nos estereótipos do espaço privado, são deslocados para a ambiência pública e política, como também ocorre com “Do Rigor”, que Martha Gofre criou com tecido, madeira e pratos de louça.

Camila Cuqui apresenta “duas e quatro cadeiras”

     A artista Camila Cuqui cita em seu trabalho “duas e quatro cadeiras” a obra geralmente citada como referência da arte conceitual, “Uma e Três Cadeiras”, de Joseph Kosuth. Questiona sobretudo a heteronormatividade,  criando uma definição visual de cadeira na perspectiva de uma problematização da identidade sexual.

     O objeto “Rente”, com roupas íntimas femininas, é originário de uma outra performance da artista Lua Miranda. No lugar de usar como registro fotos ou vídeo, como ocorre em outros trabalhos, é usada uma vestimenta que foi parte de uma performance. A roupa íntima que protege está repleta de alfinetes, que na sua profusão deixam de ser inofensivos instrumentos de costura.

     Com seu trabalho “Trama”, Julia Pema fez um bordado sobre fotografia. O trabalho não foi posicionado em relação aos olhos, mas ao ventre do espectador, que é o lugar anatômico que abriga os órgãos vitais. Ela bordou sobre um ícone fotográfico da pele humana, limite entre o mundo e a estrutura interna do corpo. As formas de casas são associadas às células humanas, pensando na ideia de mundos em construção e inter-relacionados, na vida social/urbana e na interioridade da pessoa.

“Trama”: Bordado sobre fotografia de Julia Pema foi colocado na altura da cintura dos espectadores 

     Rafa fez a instalação “Vertigem”, explorando a discrepância do olhar dos espectadores em relação à distância do chão aos seus pés. Criou uma metáfora que se ajusta perfeitamente ao título da exposição “Campo Minado”, pensando na necessidade de cuidado em todo o percurso ao caminhar. Algo pode cair ou ser atingido e é necessário sempre prestar atenção no percurso. O trabalho tem uma dimensão escultórica, mas, no lugar de materiais resistentes como pedras e metais, ela faz uso de folhas de papel. Apesar das circunstâncias, ela busca estabelecer uma estrutura estável e resistente.

Obras de doze artistas dialogam entre si no espaço da exposição “Campo Minado”, no Centro de Artes

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Associação dos Amigos do Conservatório de Música da UFPel festeja aniversário

A soprano Jéssica Souza interpretou “Se tu m´ami” de  Giovanni Battista Pergolesi        Foto: Danieli Schiavon

Por Danieli Schiavon

     Nos dias 16, 17 e 18 de Abril aconteceu a Semana de Música Assamcon, evento alusivo à comemoração do aniversário de criação da Associação dos Amigos do Conservatório de Música (Assamcom), que completou 23 anos dia 5 de maio.

A História do Conservatório

     No dia 4 de junho de 1918 foi fundado o Conservatório de Música de Pelotas, instituição que na época desenvolvia atividades com ensino de piano, violino, canto, teoria e solfejo. Foi a primeira escola oficial criada especialmente para o ensino da música na cidade.

     O Conservatório sempre teve o compromisso com a promoção da cultura e a construção da cidadania, tomando para si a tarefa de promover e organizar os concertos realizados na cidade – tantos dos alunos da escola quanto de artistas convidados.

Regina de Sá Britto Fiss no discurso de abertura da Semana de Música                          Foto: Danieli Schiavon

     A Assamcon foi criada pela preocupação com o desenvolvimento cultural na cidade. O Conservatório manteve atividades ininterruptas desde sua criação, porém passa por problemas estruturais e administrativos que já ocasionaram, inclusive, a interdição da principal Sala da Escola, o Salão Milton Lemos.

     De acordo com a presidente da Associação, Regina de Sá Britto Fiss, o trabalho com o conservatório tem sido uma luta diária, principalmente no que se refere às dificuldades enfrentadas em relação ao prédio histórico, que demanda uma atenção especial.

     Regina conta que desde que a associação foi reativada, cinco anos atrás, os esforços por recursos para manter o Conservatório em bom funcionamento são incansáveis. A instituição foi selecionada para receber recursos através da Lei Rouanet, mas o processo está sendo lento e não há previsão para que os fundos sejam convertidos em benefício do Conservatório.

     “O evento é para que as pessoas percebam que o Conservatório tem que continuar existindo. É uma das veias da música mais antigas de Pelotas e do Estado. É uma pena que essas coisas acabem por ficar de lado,” destaca a presidente da Assamcon.

     A programação do evento se dividiu em três dias. No primeiro, houve a Gala Lírica. Trouxe clássicos de compositores como Giacomo Puccini, Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach. As interpretações ficaram por conta de alunos do Curso de Canto da Instituição com a colaboração do professor Marcelo Cazarré, pianista e docente da Universidade Federal de Pelotas.

     A segunda noite contou com a apresentação do Grupo Instrumental Chorei Sem Querer. O grupo exibiu repertório de composições próprias e releituras de choros clássicos. A participação especial foi dos professores do Conservatório, o saxofonista Rafael Velloso e o acordeonista Vinícius Terres.

     Para encerrar a semana comemorativa, o grupo A Barda, composto por Raíssa Leal, Arthur Salles, Mateus Messias e Gabriel Faro levou ao público um espetáculo que integra música folk e cultura neomedieval.

     Na opinião de Luiz Carlos Carvalho Almeida, pelotense que já foi aluno do Conservatório de Música, a realização de eventos como esse é essencial para a manutenção da cultura pelotense, que apesar de rica, muitas vezes tem sua grandeza apagada. “Eu, sempre que tenho a oportunidade, venho prestigiar. Gosto muito desse meio e como ex-aluno, acho importante acompanhar as atividades do conservatório.”

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Estamos de volta!

Site retoma a divulgação das  atividades culturais da região da cidade de Pelotas em suas editorias

Aos poucos retomamos o nosso ritmo de publicações. Depois de um período sem atividades, o site Arte no Sul volta a trazer para os internautas informações e reportagens sobre as artes na região de Pelotas. Se você tiver sugestões para a melhoria do site e de assuntos para reportagens, entre em contato pelo e-mail <artenosul@hotmail.com> ou no espaço para comentários.

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Música pela saúde

Orquestra fez concerto junto ao projeto Cuida Ativa no mês de janeiro

Naiara Khastasmokia

     Dentro das diversas apresentações que fizeram parte do 8º Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, em janeiro, uma chamou a atenção. A Orquestra Jovem do Estado de Sergipe encantou um público muito especial. A plateia contou com pacientes e familiares que literalmente lutam pela vida. Com doenças crônicas como o câncer, a hipertensão e diabetes, por exemplo, eles participam do projeto Cuida Ativa, que existe desde 2015, e funciona no prédio da antiga empresa Laneira Brasileira S. A., no bairro Fragata, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Para Carolina Lima Bettin, que se emocionou durante a apresentação e é voluntária do projeto há alguns anos, esse concerto musical teve um gostinho especial: “Estamos tentando implementar o tratamento com a musicoterapia nas atividades, e essa apresentação foi o pontapé inicial para a inserção da música nos projetos feitos aqui.”

Carolina Bettin: musicoterapia deve ser implantada nas atividades do projeto 

A Orquestra Jovem faz parte de um projeto social que acontece em Aracajú. É composta por jovens menores de 18 anos, e que moram em regiões de vulnerabilidade social em Sergipe.

Em apenas 45 minutos de apresentação, foi possível perceber o grande talento que esses jovens alunos possuem. Na sede da orquestra em Sergipe, 144 adolescentes ao todo aprendem os diversos instrumentos da música erudita, mas somente 15 vieram a Pelotas.

Em meio à luta pela melhora da saúde, a música serve de alento, e com o trabalho do projeto Cuida Ativa, os usuários e familiares encontram forças para continuar lutando e acreditando na vida.

Quinze estudantes de música sergipanos integraram a apresentação de música erudita

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Collab Trap Session

 

Binho Gimenez

     Nasceu em Pelotas o projeto Collab Trap Session, criado a partir da união de dois artistas musicais da cidade: Julie Schiavon e DJ Try-Angle.  O projeto se propõe a diálogos entre os gêneros musicais Trap Music, Pop Music e Hip Hop Music. Possibilita uma experiência estética visual através da performance da cantora, DJ e bailarinos.

Julie Schiavon decidiu pela profissionalização em 2017    Foto: Binho Gimenes

Julie Schiavon

A cantora Julie Schiavon, que já foi tema de uma reportagem no Arte no Sul, descobriu-se cantora na infância, aos 11 anos. Enquanto aprendeu a tocar teclado, já escrevia suas próprias músicas em inglês. Já aos 13 anos de idade focou em aprimorar o canto, ingressou em uma escola de música, onde desenvolveu a voz por três anos.

Decidiu iniciar uma carreira profissional com a música recentemente, em 20 de março do ano passado, quando lançou seu primeiro single, com a música autoral chamada The Fear.

O single tem mais de 5000 views em mídias sociais, e 200 downloads na plataforma de stream Spotify. Sendo de coautoria dos deejays Wizard e Ayepee, conta também com produção de Ita Nascimento (Estúdio Nutom). Já o clipe oficial do single teve produção de FOG.

Singles do DJ Try-Angle contam com mais de 3100 visualizações na internet     Foto: Binho Gimenes

 

Início na percussão

O outro pilar desse projeto, DJ Try-Angle, iniciou sua trajetória com a música na infância, sobre a influência de seus pais, Alejandro Gabriel e Léia. Tornou-se percussionista atuando em shows de ritmos latinos em todo território nacional acompanhado da família.

Depois de 2011, assume o pseudônimo de DJ Try-Angle e passa a discotecar com base no gênero Bass Music e integrar a dupla de deejays Crazy Fuckers, a qual também incluía o gênero Dub Step em suas apresentações. Com isso teve grande expressão no cenário local independente o que possibilitou a participação em grandes eventos fora do espaço local, incluindo uma apresentação no país vizinho, Argentina.

Com o passar dos anos, começou a se aprofundar em produções autorais e integrar a dupla Sarraboys, que se destina ao hibridismo Bass Music e Funk Carioca. Com esta parceria lançou os singles Vem Kicando e XXXTentacion – Looking For A Star em um intervalo de três meses, estes atualmente com mais de 3100 visualizações nas mídias sociais.

A partir dos elos de conexão entre Julie Schiavon e o DJ Try-Angle, surge o show Collab Trap Session e se pode dizer que o projeto tem como inspiração os trabalhos de artistas internacionais como Beyonce, Chris Brown, Rihanna, Ciara, Troyboi e também artistas nacionais como Iza e Tropkillaz.

O repertório também percorre outras composições nacionais e internacionais. Estão inclusos sucessos como Sua Cara (Major Lazer, Anitta e Pabllo Vittar); e Swimming Pools de Kendrick Lamar. No entanto, além das faixas conhecidas pelo grande público, o setlist também conta com duas faixas autorais da dupla, Pra Quem é de Boa Noite e The Fear que fecham o mesmo.

Collab Trap Session em show no último dia  da 3ª Semana Integrada de Inovação Pesquisa e Extensão                         Foto: Binho Gimenes

Coreografia

Bailarinos da Collab Trap Session  durante encerramento do 3º SIIEPE-UFPEL

Já a parte coreográfica e a direção geral ficam a cargo de Taison Furtado, que também é diretor e coreógrafo da Rua em Cena Companhia de Dança. Além dos dançarinos Thiago Meirelles, Marlon Costa e Emanuel Brizolara integrarem o grupo, ainda “dão corpo” ao balé que integra o show.

A Collab Trap Session estreou na Virada cultural, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, no dia 19 de novembro do ano passado. Também marcou presença no último dia  do 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE-UFPel) em 24 de novembro.

Contatos com os artistas pelo e-mail: collabtrapsession@gmail.com

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Agatha Cristhie: dos livros para o cinema e TV  

 

E Não Sobrou Nenhum é considerada melhor adaptação da obra para TV         Foto: Divulgação

Carina Reis

 

     Uma das escritoras mais populares e bem-sucedidas na história da literatura, Agatha Cristhie é conhecida como a rainha do crime, pelo gênero em que escreveu, sendo a precursora para que, posteriormente, outras mulheres escrevessem sobre literatura policial.

Foram mais de quatro bilhões de livros vendidos, entre romances, livros de contos e de poemas. Suas obras estão em terceira posição entre as mais publicadas, atrás apenas das obras de William Shakespeare e da Bíblia. Ela também é a autora mais traduzida, pois pode ser lida em 103 línguas.

Criadora de um dos personagens mais importantes do século XX – Hercule Poirot -, a escritora ganhou notoriedade pela criatividade em suas tramas, no qual utiliza o plot twist e reviravoltas para manter o público na leitura, o que consequentemente chamou a atenção da sétima arte, e, assim, desde 1920, há produções de filmes baseados em suas obras.

Para homenagear Agatha Christie, que morreu há 85 anos, o canal GNT disponibilizou neste ano, em suas plataformas on-demand duas séries baseadas nas obras da escritora, que são: E Não Sobrou Nenhum e Sócios no Crime.

E Não Sobrou Nenhum é um livro de 1939, considerado o maior best-seller policial de todos os tempos, ao vender 100 milhões de cópias mundialmente, estando também entre os 10 melhores livros da prolífica escritora.

Em 2015, no lançamento da série, pela BBC, a crítica especializada considerou a melhor adaptação de Agatha Christie para a televisão. A produção televisiva, dividida em três episódios de, em média, 50 minutos, apresenta dez pessoas em uma ilha particular, no sul do Inglaterra, a convite de um anfitrião desconhecido. Ao chegarem, os convidados são acusados de um crime. Porém, enquanto estão na ilha, algumas pessoas do grupo vão desaparecendo, do mesmo modo que um poema emoldurado na casa diz, e assim, entendem que há um assassino entre eles.

A segunda série, Sócios no Crime, é inspirada em um dos contos do livro homônimo de 1929. A adaptação, que conta com seis episódios, retrata a história de Tommy e Tuppence, um casal de detetives que precisa desvendar o desaparecimento de Jane Finn, uma garota que sumiu após o naufrágio de um navio na Primeira Guerra Mundial. A jovem carregava um importante documento com informações comprometedoras da Inglaterra e dos países aliados, fazendo com que não somente o governo, mas também um grupo de revolucionários queira esses papéis.

David Walliams e Jessica Raine em Sócios do Crime     Foto: Divulgação

As séries estão disponíveis nos links do Globosat Play E Não Sobrou Nenhum e Sócios do Crime. Para aqueles interessados em conhecer as obras literárias, não se preocupem, pois como em qualquer boa arte, nem livro nem série contam a história toda: são complementares.

 

 

 

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