Festival de cinema francês até dia 19 em Pelotas

O drama histórico A Revolução em Paris (2018), de Pierre Schoeller é um dos títulos  em cartaz

Por Danieli Schiavon

 

A décima edição da maratona de filmes franceses no Brasil já começou. As exibições do Festival Varilux acontecem até o 19 de junho, em diversos cinemas brasileiros, inclusive no Cineflix do Shopping Pelotas.

O evento, que é realizado atualmente pela Produtora BonFilm, com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas, traz para o público as mais recentes produções cinematográficas francesas, e desperta no brasileiro a curiosidade sobre as criações dos longa-metragens de diretores geniais como Pierre Schoeller, Hugo Gélin, Frédéric Tellier, entre outros.

O primeiro festival, que aconteceu em 2010, foi realizado em nove cidades brasileiras, sendo exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Na edição de 2019, são 65 cidades, distribuídas entre 22 estados, e a expectativa é que mais de um milhão de pessoas assistam aos filmes.

De acordo com os curadores do festival, Emmanuelle e Christian Boudier, “nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro; e não foram apenas os fãs, admiradores das produções francesas. O espectador comum, interessado na diversidade cultural também”.

Os longa-metragens em cartaz variam entre drama, comédia, animação e romance; são eles: Amor à Segunda Vista, Asterix e o segredo da Poção Mágica, Através do Fogo, Boas Intenções, Cyrano Mon Amour, Os dois filhos de Joseph, Filhas do Sol, Finalmente Livres, Graças a Deus, Um homem fiel, Inocência Roubada, O Mistério de Henri Pick, Meu Bebê, o Professor Substituto, Quem você pensa que sou, A Revolução em Paris e Cyrano de Bergerac – O Clássico.

Em Pelotas, todos os 17 títulos estão, de forma alternada, em exibição no Cineflix do Shopping Pelotas (Avenida Ferreira Viana, 1526) até o último dia do festival, 19 de junho. Os ingressos custam R$18,00 – inteiro e R$9,00 – meia entrada.

A programação do evento em todo o Brasil, disponível no site do festival, conta com atividades paralelas, além da exibição dos filmes, que contemplam debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas), entre outras atividades.

O Festival Varilux de cinema francês é um grande convite para conhecer um pouco mais da criatividade da sétima-arte francesa. Os filmes são para todos os públicos e também, um incentivo à democratização da cultura cinematográfica no Brasil.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments