10ª Edição do Festival Sesc é lançada amanhã

O evento congrega a cidade de Pelotas com a diversidade da cultura musical pela décima vez consecutiva

O Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores festivais latino-americanos de música de concerto, completa dez anos no próximo ano.  A 10ª edição acontece de 20 a 31 de janeiro de 2020. O lançamento oficial é amanhã, dia 11 de junho, às 19h, no estande da Prefeitura Municipal na Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3390 – Distrito Industrial – Pelotas). Amanhã também começa o período de inscrições para os cursos oferecidos na próxima edição.

Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade. Em 2020 serão oferecidos cursos para 19 instrumentos de Música de Concerto, além de Choro, Canto Lírico e Composição. As classes contam com 47 professores de 12 nacionalidades, de reconhecidas escolas, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 15 de julho pelo site <www.sesc-rs.com.br/festival>. Haverá bolsas integrais e parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e os Projetos Sociais da Escola da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e Vida com Arte da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Cursos

A edição conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Violão Clássico, Piano, além de Canto Lírico e Composição. Em 2020, o Festival seguirá com o Curso de Choro, que passou de oficina a curso há duas edições, devido à sua alta procura. No Curso de Choro são ensinadas práticas para os instrumentos de Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho.

O período de inscrições é do dia 12 de junho a 15 de julho. A primeira chamada com a divulgação dos selecionadas está marcada para o dia 22 de agosto, enquanto as matrículas deverão ocorrer entre os dias 22 de agosto e 17 de setembro. A segunda chamada de selecionados ocorre dia 27 de setembro.

Além dos cursos oferecidos, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos. Os recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.

O Festival Internacional Sesc de Música incentiva o desenvolvimento da produção musical, o intercâmbio e a apreciação dos bens culturais. Promovido há dez anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem como coordenador artístico o maestro Evandro Matté.  O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. Informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas pelo site <www.sesc-rs.com.br/festival>.

PRIMEIRA PÁGINA