II Mostra Pelotense de Teatro Independente

Ingrid Duarte na peça “Filhos de Tereza”, apresentada na primeira edição da Mostra em 2017

A II Mostra Pelotense de Teatro Independente acontece a partir do dia 24 de junho (segunda-feira) e finaliza dia 30 de junho, com a promoção de duas oficinas de experimentação teatral, uma contação de história e 12 peças teatrais, com grupos de cidades da região, incluindo Pelotas e Rio Grande. Todas as atrações terão entrada franca, ocorrendo na Bibliotheca Pública Pelotense e na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A iniciativa é da Você Sabe Quem Cia de Teatro, com apoio da Prefeitura de Pelotas, através do edital de apoio a eventos. O intuito desta realização é valorizar a produção teatral regional, cativar e formar espectadores.

A primeira edição da Mostra aconteceu com êxito em 2017, tendo como participantes, entre outras peças, “Morte e Vida Severina”, “Dona Frida”, “Corre o Risco” e “Filhos de Tereza”. Os organizadores procuraram, depois dessa primeira experiência, amadurecer a ideia. A participação e seleção do projeto nos editais da Prefeitura e o apoio de várias empresas somaram para valorizar os artistas independentes. Os grupos participantes fazem teatro de forma autônoma e não têm suporte de outras instituições no seu trabalho cotidiano.

Para participar das oficinas é só comparecer no local e horário, sem a necessidade de inscrição. Não é preciso ter experiência, sendo que o intuito é oferecer ao público um primeiro contato com as artes cênicas. As duas serão com coordenação da Você Sabe Quem Cia de Teatro. A Oficina Teatro de Rua acontece dia 24 de junho (segunda-feira), às 14h30min, na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A Oficina de Teatro do Oprimido será dia 25 de junho (terça-feira), às 14h30min, na Bibliotheca Pública Pelotense.

As apresentações das peças começam dia 26 de junho, quarta-feira, sempre na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103, Centro, Pelotas). A única exceção será “O Beijo no Buraco”, que será encenada na Praça Coronel Pedro Osório. Dia 26, às 15h, ocorre a apresentação na Bibliotheca da contação de história “A Fera Solitária” (Você Sabe Quem Cia Teatro). As demais peças serão as seguintes:

Quinta-feira – Dia 27 – 15h – “O Mágico de Oz” (Grupo MALV).

Sexta-feira – Dia 28 – 15h – “Um Copo de Alga” (Camarim Arte & Cultura)

Sexta-feira – Dia 28 – 18h30min – “Annica” (Grupo Mettá)

Sábado – Dia 29 – 17h – “O Beijo no Buraco” (Ateliê Colaborativo) – Esta peça será apresentada para Praça Coronel Pedro Osório.

Sábado – Dia 29 – 18h30min – “Sanatório” (Grupo Teatral Atrás das Cortinas)

Sábado – Dia 29 – 20h – “Alucinações” (V.I.D.A Vivendo, Interpretando e Distribuindo Arte)

Sábado – Dia 29 – 21h30min – “Nadim Nadinha Contra o Reino de Fuleiro” (Cia Cem Caras de Teatro)

Domingo – Dia 30 – 15h30min – “É Só uma Brincadeira – Laboratório” (Escola de Arte Popular)