Novo espaço para artes visuais em Pelotas

Inauguração da galeria de arte do coletivo Crema promete ser uma nova referência na cidade    

por Tom Nunes      

 

No dia 2 de março, inaugurou uma nova galeria de arte contemporânea em Pelotas, a Crema Gallery (rua Almirante Barroso 3160, bairro Centro). Surge para ser o mais novo tentáculo desse “polvo criativo” que é a Crema, como é definido pela idealizadora e diretora de arte Maria Voltobel.  A estreia do espaço, que já foi um ateliê de Cerâmica, conta com a exposição “Meio Mágico” do coletivo artístico Nuvem Nômade, composto por jovens artistas da região sul do Estado e que, atualmente, tem seu ateliê localizado no Espaço Relva Cultural, dividindo a estrutura arquitetônica com a nova galeria. Esse ponto na rua Almirante Barroso tende a ser uma importante referência da arte contemporânea na cidade.

 

Trilha sonora da abertura ficou por conta do Dj Uruguaio Franco Laveglia e on-line com o DJ russo Denis Kaznacheev

 

Entre os artistas visuais selecionados para a estreia na exposição estão Nicholas Steinmetz, Yuki Zarate, Jessica Porciuncula e Rodri Aliandro, sob curadoria de Maria Voltobel e da artista e professora Kelly Wendt.

Maria conta que, além de um coletivo, a Crema é também um movimento de Pelotas. A vontade e inspiração para iniciar o trabalho com uma galeria de arte não foi necessariamente um plano, mas resultado da observação de tendências no cotidiano da cidade. Foi “uma ação conjunta entre pessoas, acontecimentos, situações e trabalhos e, assim, acabou nascendo a galeria.”

Ao longo de seus mais de 10 anos, a Crema vem se transformando e consolidando tanto na cena das artes visuais quanto na musical. Tem produzido eventos sonoros, confecções têxteis, festas, discos e encontros. Assim, cria uma rede de pessoas e artistas que se envolvem na esfera criativa do Coletivo, como relatam alguns dos visitantes que prestigiaram a inauguração da galeria.

 

Curadoras Maria Voltobel e Kelly Wendt recebem visitantes em frente fachada bioconstruída

 

 

Uma das visitantes, Tais Beltrame, relata que primeiro foi ao local pelos encontros, para conhecer a galeria e por ser uma admiradora do trabalho da Maria Vontobel, pensadora, influenciadora e executiva da Crema. “Ela tem um modo de ver muito atento e aberto às coisas que acontecem e quis compartilhar esse olhar” diz. Ela define que as curadoras propõem a pensar sobre o que é magia através do encontro com as obras desta exposição.

Humberto Levy de Souza, outro visitante e integrante dos braços e ações da Crema, diz que acompanha o trabalho há muitos anos, desde 2016. Tem visto que o coletivo se empenha na construção de um cenário cultural, com a criação de novos espaços. Apesar de atento ao que acontece mundialmente, está conectado ao dia a dia de Pelotas e sua proximidade com a natureza, com seus tempos e sons.

As exposições vão acontecer de 40 em 40 dias, misturando sempre artistas locais e convidados. Tal qual já acontece nos eventos e festas produzidos pela Crema, também é possível agendar visitas acompanhadas, basta entrar em contato pelas redes sociais.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments