Tholl: A eternização do grupo nas páginas de um livro

A próxima sessão de autógrafos da obra que recupera a sua história de teatro e circo acontece sexta-feira na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas

Por Renan Ferreira

João Bachilli conta a história que começa no seu encontro com o Circo Berlin  Foto: Reprodução/Facebook

Na sexta-feira, dia 8 de março, o Grupo Tholl lançou oficialmente no Theatro Sete de Abril, em Pelotas, o livro que conta os mais de 20 anos de história teatral e circense que levam o nome de Pelotas aos quatro cantos do Brasil e do Mundo. Também houve lançamento de “Tholl, 20 anos de imagens e sonhos”, na segunda-feira, dia 11 de março, no Mercado Público de Pelotas. E a próxima sessão de autógrafos será sexta-feira, a partir das 16h, na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas.

Em 120 páginas, a publicação reúne relíquias de uma história que começou com os olhos brilhantes de um menino chamado João Bachilli. No prefácio ele descreve o seu fascínio por circos e o inesquecível encontro com o Circo Berlin em uma tarde mágica da infância, que acabou traçando seu futuro artístico. Ao lado de Helena Prates, que também é a editora, o diretor artístico do Grupo Tholl assina a curadoria do livro. Para traduzir o universo colorido de sonhos coube ao ilustrador Alisson Affonso ousar na dança de traços que leva o leitor ao mundo onírico da trupe.

Essa e outras tantas belezas estão reunidas nesta obra coletiva que tem a orelha assinada pela jornalista Cristina Ranzolin. Ela conta como se tornou a madrinha do grupo, ao rebatizar o antigo OPTC como Grupo Tholl. O projeto é realizado com recursos do Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sessões de lançamento começaram sexta-feira, dia 8 de março,  no Theatro Sete de Abril

Referência artística

Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo Tholl foi criado em 1987 pelo ator João Bachilli. O menino que tinha o sonho de ser “artista de circo” inventou o seu próprio picadeiro. Nos anos 90, criou algumas pequenas performances, até que em 2002 idealizou a sua linguagem do novo circo. Sem picadeiro e sem lona nasceu “Tholl, Imagem e Sonho”, em cartaz desde 2002.

Com turnês por diversos estados brasileiros e capital federal, se consolidou como uma referência artística. Hoje são cerca de 110 integrantes, entre profissionais, amadores e crianças. No repertório, os espetáculos “Exotique”, “O Circo de Bonecos”, “Par ou ímpar”, com Kleiton & Kledir, “Cirquin” e “Bate pra tua patota que hoje tem circo”.

Programação

Nesta semana, de 12 a 15 de março, uma diversificada programação abrangerá os diferentes segmentos, levando oficinas circenses e atividades de leitura a escolas públicas, visita aos pacientes hospitalizados no Hospital Universitário São Francisco de Paula, onde acontece o projeto Tholl Alegria, e leitura a alunos cegos e de baixa visão da Escola Louis Braille. Na sexta-feira (15 de março), das 16h às 20h, acontece a roda de conversa e lançamento na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas, ao valor de R$ 70,00.

PRIMEIRA PÁGINA