Caminho Pomerano conecta à cultura dos imigrantes em São Lourenço

Roteiro de turismo rural inclui oito empreendimentos com diversas atrações, indo da gastronomia típica à tradicional apresentação do casamento com noiva vestida de preto

Por Larissa Schneid

A exemplo do Casamento Pomerano, faz parte do passeio a reconstituição de tradições típicas do século 19           Fotos: Divulgação

O turismo rural entrelaçado com a cultura e a história: essas são algumas palavras que definem o roteiro Caminho Pomerano, no interior de São Lourenço do Sul. Diversos visitantes, incluindo a comunidade local e turistas, vem escolhendo o trecho como programação turística para explorar a forte cultura alemã pomerana. Rodeados pelas paisagens naturais, os empreendimentos oferecem gastronomia típica, artesanatos, ervas medicinais, prédios históricos, acervos familiares, propriedades rurais, colecionismo e a tradicional apresentação do Casamento Pomerano com a noiva de preto. Os imigrantes pomeranos vieram para o Brasil em 1858 e, em 1945, a Pomerânia deixou de existir com tal nomenclatura.

Segundo Rodrigo Seefeldt, condutor local, oito empreendimentos pertencem ao roteiro, são os Sabores do Sítio, Café Platô, Casa das Cucas Pomeranas, Recanto das Bergamotas, Heinden Haus, Plantas e Ervas de Inêz Klug, Memórias Und Andenken e Pousada Velho Casarão. Também integram o roteiro as apresentações da noiva de preto e da história do convidador, além da Silvia Chocolates Artesanais no Centro da cidade, assim como os parceiros Restaurantes Nona Bray e Sal e Brasa.

“Todos estão funcionando e atendem os visitantes mediante agendamento. A experiência de conhecer o Caminho Pomerano pode ser vivenciada tanto por meio da agência de turismo receptiva Maria Faceira quanto por agendamento através do nosso site. Lá, estão os contatos de todos os empreendimentos e os visitantes podem realizar o agendamento conforme a programação”, destaca Rodrigo.

Além de oferecer uma imersão completa no roteiro com diversos diferenciais, os visitantes também apreciam a preservação e valorização da cultura dos antepassados que construíram suas raízes no município em 1858. Essa tradição é mantida até os dias atuais pelos comerciantes locais.

“É por essa razão que o Caminho Pomerano tem uma vitalidade de 18 anos, celebrada em 2023 por conta do empenho na valorização de elementos culturais que foram perdidos, inclusive no seu país de origem, a Pomerânia, que não existe mais”, acrescenta Seelfeldt.

A preparação para receber o público inclui ações de marketing no site, nas mídias sociais e em matérias jornalísticas veiculadas em veículos locais e regionais, proporcionando ainda mais notoriedade ao Caminho Pomerano. Os empreendimentos também desempenham um papel crucial nessa etapa, pois ficam disponíveis por longos períodos e investem para oferecer a melhor experiência aos visitantes.

“A hospitalidade dos turistas é crucial, especialmente para os visitantes que se encontram na praia e têm a oportunidade de marcar suas visitas diretamente nos empreendimentos e fazer a visita no horário combinado. A tecnologia também nos ajuda para que as pessoas tenham mais facilidade de agendar suas visitas e explorar a região”, diz Rodrigo.

No ano passado, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Caminho Pomerano, e até o final desta temporada de verão, Rodrigo estima um aumento de 25%, incluindo residentes locais, turistas, grupos, agências de turismo, escolas, universidades, etc.

Caminho preserva e valoriza a cultura dos antepassados que construíram suas raízes no município em 1858

Quiosque Recanto Pomerano

Para aqueles que ainda não exploraram o roteiro, a cultura do interior pode ser apreciada no Quiosque Recanto Pomerano, localizado no Parque Recanto da Ilha, próximo ao Restaurante Casa Nostra, na praia de São Lourenço. O espaço, fornecido pela Prefeitura, oferece produtos da Associação Caminho dos Pomeranos e dos artesãos da Economia Solidária. Os visitantes podem adquirir artesanatos de tecidos, biscuits, livros e produtos das agroindústrias, como sucos, geleias, rapaduras, entre outros.

“A venda desses produtos contribui para a geração de emprego e renda para as agroindústrias e artesãos, fortalecendo ainda mais o Caminho Pomerano e a reputação de nossa cidade, já que as pessoas levam consigo lembranças e produtos produzidos aqui”, conclui Rodrigo. O quiosque está aberto diariamente, das 10h às 19h, exceto às quartas-feiras.

PRIMEIRA PÁGINA