Shopping Pelotas recebe exposição fotográfica “Mulheres Pelotenses”

A atração é gratuita e fica exposta no centro comercial até o final do mês de março         

Por Eduarda Caruccio        

 

Desde o dia 8 de março, o Shopping Pelotas promove a exposição “Mulheres Pelotenses”. Aberta ao público até o dia 31 de março, a amostra fotográfica celebra o Dia Internacional da Mulher, contando a história de oito importantes figuras femininas da cidade.

A exposição é gratuita e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do shopping (das 10h às 22h, de segunda a sábado, e, das 11h às 22h, nos domingos e feriados).

Alguns dos nomes que são homenageados na exposição são: a DJ Helô, a prefeita Paula Mascarenhas e a jornalista da RBS Alice Bastos Neves.

Com imagens que transmitem força, feminilidade e poder, as fotos mostram mulheres ocupando cargos importantes na cidade. A exposição evoca no observador uma sensação de orgulho e reconhecimento através da evolução que as mulheres conquistaram nas últimas décadas no âmbito profissional.

 

A DJ Helô é uma das homenageadas

    A DJ Helô é uma das homenageadas     Foto: Eduarda Caruccio

 

Entre as  visitantes da exposição, Mayla Alves considerou a mostra importantíssima para a sociedade em que vivemos. “Além do empoderamento feminino no geral, exposições assim servem para homenagear e enaltecer mulheres que têm grande destaque na sociedade”, disse. “O Dia Internacional das Mulheres celebra incontáveis lutas conquistadas ao longo do último século, além de conscientizar e alertar a sociedade sobre os grandes problemas de desigualdade de gênero, pois a mulher, por grande parte do mundo ainda é vista como inferior”, explanou.

Luiza Elena de Oliveira gostou muito da exposição. “Manifestos assim são de relevante importância pela sua expressividade artística”, disse. Luiza considera que a exposição retrata o crescimento e a evolução feminina, notabilizando principalmente as personalidades pelotenses em seus âmbitos profissionais. “Vimos com orgulho todo o reconhecimento da força das mulheres externado em um dia especial, dedicado a elas”, destacou.

Eloisa Neves avaliou que a exposição é de suma importância. “Alguns anos atrás, isso não seria possível”, observou. A importância dessas manifestações no seu ponto de vista é realmente homenagear e potencializar a força das mulheres, trazendo assim visibilidade a oportunidade a todas. Pensa que o Dia das Mulheres e a mostra fotográfica carregam consigo um objetivo e uma importância, que ao seu ver é, além de prestigiar as mulheres, lembrar que somos capazes e que estamos aqui, lembrar a história para que ela não se repita.

Dia Internacional da Mulher

Oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Essa mobilização política foi ganhando cada vez mais força ao longo dos séculos XX e XXI.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments