Música pela saúde

Orquestra fez concerto junto ao projeto Cuida Ativa no mês de janeiro

Naiara Khastasmokia

Dentro das diversas apresentações que fizeram parte do 8º Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, em janeiro, uma chamou a atenção. A Orquestra Jovem do Estado de Sergipe encantou um público muito especial. A plateia contou com pacientes e familiares que literalmente lutam pela vida. Com doenças crônicas como o câncer, a hipertensão e diabetes, por exemplo, eles participam do projeto Cuida Ativa, que existe desde 2015, e funciona no prédio da antiga empresa Laneira Brasileira S. A., no bairro Fragata, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Para Carolina Lima Bettin, que se emocionou durante a apresentação e é voluntária do projeto há alguns anos, esse concerto musical teve um gostinho especial: “Estamos tentando implementar o tratamento com a musicoterapia nas atividades, e essa apresentação foi o pontapé inicial para a inserção da música nos projetos feitos aqui.”

Carolina Bettin: musicoterapia deve ser implantada nas atividades do projeto

A Orquestra Jovem faz parte de um projeto social que acontece em Aracajú. É composta por jovens menores de 18 anos, e que moram em regiões de vulnerabilidade social em Sergipe.

Em apenas 45 minutos de apresentação, foi possível perceber o grande talento que esses jovens alunos possuem. Na sede da orquestra em Sergipe, 144 adolescentes ao todo aprendem os diversos instrumentos da música erudita, mas somente 15 vieram a Pelotas.

Em meio à luta pela melhora da saúde, a música serve de alento, e com o trabalho do projeto Cuida Ativa, os usuários e familiares encontram forças para continuar lutando e acreditando na vida.

Quinze estudantes de música sergipanos integraram a apresentação de música erudita

PRIMEIRA PÁGINA