Notícias
  • Alunos do Profiap/UFPel apresentam trabalhos no ENPOS

    Durante o período de 20 à 24 de novembro, a UFPel realizou a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, que teve como tema Os desafios da Universidade Contemporânea. Dentro desse Evento, ocorreu o Encontro de Pós-Graduação – ENPOS, com o objetivo de compartilhar conhecimento construído em nível de pós-graduação e fomentar a interação e a constituição de redes de saberes e de pesquisa entre discentes, docentes e Programas.

    Os alunos do Profiap/UFPel, Damasio Duval Rodrigues Neto, Joice Pereira da Silva Carvalho, Rafael Peres Machado, Anelise da Silveira Alves, Luis Wanderley de Souza e Otávio Augusto Zanin Delevedove, apresentaram trabalhos frutos de suas pesquisas. Os artigos apresentados podem ser visualizados nesse link.

    A Coordenação Local do Profiap/UFPel parabeniza os autores apresentadores e a toda comunidade acadêmica que participou do Evento.

  • Aluna do Profiap/UFPel apresenta artigo no Seminário Internacional de Educação Superior da UFRGS

    A aluna Joice Pereira da Silva Carvalho, técnica administrativa lotada na PROPLAN/UFPel, apresentou recentemente o artigo “A Utilização da Autoavaliação para o Planejamento Orçamentário Institucional: pesquisando relações” no X Seminário Internacional de Educação Superior – A Educação Superior em Contextos Emergentes – RIES/Rede GEU/InoAval, realizado na UFRGS. 

    O artigo, desenvolvido em parceria com sua orientadora, Simone Mello, discute a influência da autoavaliação na gestão, mais especificamente no planejamento orçamentário de uma universidade pública brasileira. A professora do Programa salientou que “Embora o PROFIAP seja um mestrado profissional é sempre bom participar de eventos como esse, pois grande parte das produções apresentadas são estudos teórico-empíricas, importantes na relação entre teoria e prática e no desenvolvimento acadêmico dos alunos. Para Joice, “O SIES é importante, porque além de ser um evento internacional é o espaço onde posso conhecer o que há de mais atual no campo da educação superior”.

  • Professor cubano, Jaime Ruiz, palestrou no Profiap/UFPel

    Ao finalizar seu estágio Pós-Doutoral sob supervisão da Profa. Simone Mello, o Prof. Jaime Gabriel García Ruiz palestrou aos alunos do Profiap/UFPel na terça-feira, 19 de setembro. Na oportunidade resgatou a constituição da economia cubana e as mudanças mais recentes a partir da década de 90. Também falou sobre o cooperativismo em Cuba desde o começo do governo de Fidel Castro até hoje. Sua pesquisa busca desenvolver um paralelo entre o surgimento e desenvolvimento do Cooperativismo em Cuba e o Brasil, pesquisando traços (in)comuns entre os dois países. 

    A vinda do pesquisador cubano é fruto de Acordo de Cooperação entre a FAT/UFPel e a Universidade Marta Abreu de Las Villas/Cuba, como uma das ações de internacionalização na universidade e no PROFIAP. Na oportunidade, a FAT agradece a CRINTER e a PRAE pelo apoio prestado.

      

  • Alunos do Profiap/UFPel apresentam artigos em Eventos Científicos

    Os mestrandos Joice Pereira da Silva Carvalho e Matheus Boni Barbosa apresentaram artigos em dois Eventos Científicos que ocorreram em Florianópolis: o 3° Simpósio da Avaliação da Educação Superior – AVALIES e o I Congresso Internacional de Desempenho no Setor Público – CIDESP.

    As mestrandas Daiane do Amaral e Paula de Oliveira Moitinho Rippel também tiveram artigos aprovados e publicados nos Anais dos Eventos.

    Os artigos, frutos das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos mestrandos e seus respectivos orientadores, estão disponíveis nesse link.

     

  • James Giacomoni dá prosseguimento ao 1° Ciclo de Palestras do Profiap/UFPel

    Na noite de ontem (19), o Prof. James Giacomoni deu prosseguimento ao 1° Ciclo de Palestras do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap/UFPel, abordando o tema do Orçamento Público. A palestra intitulada “O Orçamento ainda tem importância?”, provocou o debate, dentre os presentes, acerca da elaboração e execução da previsão orçamentária na esfera pública, diante de um cenário de contingenciamento de gastos, tanto para o custeio e a manutenção das Instituições, como para os investimentos.

     

  • Prefeita Paula Mascarenhas faz a abertura do 1° Ciclo de Palestras do Profiap/UFPel

    A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, proferiu a Palestra de Abertura do 1° Ciclo de Palestras do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap, que tem como Tema “Finanças Públicas”. Na noite de ontem (12), cerca de 120 pessoas, dentre alunos do Profiap e dos demais cursos da FAT, professores e comunidade em geral, lotaram o Auditório da Reitoria para assistir a palestra intitulada “Austeridade e criatividade: os pilares entre a Administração e as Finanças Públicas”.

    A notícia foi veiculada no site da Prefeitura e está disponível  nesse link.

  • Aula Inaugural Turma 2017/1 – Profiap/UFPel

    Na última terça (25) aconteceu a aula inaugural da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – Profiap, da Universidade Federal de Pelotas. A palestra intitulada Planejamento Institucional: entre a Lei e a Eficácia, foi proferida pelo Prof. José Sílvio Born, Mestre em Economia pela UFRGS e Auditor do Estado do RS. 

    O Profiap destina-se a formar profissionais capazes de reunir as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública. A expectativa é de uma nova turma para o próximo ano, com vagas destinadas tanto para os servidores técnico-administrativos da própria Instituição, como também para a demanda social.

     

  • Candidatos Selecionados Turma 2017/1 – Profiap/UFPel

    O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, divulgou a relação dos candidatos selecionados para a Turma 2017/1.

    Na UFPel, 29 candidatos concorreram pelas 13 vagas destinadas para os servidores; e, 25 candidatos concorreram pelas 06 vagas destinadas para a demanda social.

    A listagem completa dos candidatos selecionados para a segunda turma do Mestrado na UFPel está disponível nesse link

    O Edital de Matrícula dos candidatos selecionados está disponível nesse link.

    A oferta das disciplinas, o horário das aulas, e o calendário letivo, estão disponíveis nesse link.

  • Inscrições Homologadas Turma 2017/1 – Profiap/UFPel

    O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, divulgou a relação das inscrições homologadas para a Turma 2017/1.

    Na UFPel, 54 candidatos tiveram a sua inscrição homologada e irão concorrer pelas 19 vagas destinadas para a nossa Instituição, perfazendo um índice geral de 2,84 candidatos/vaga. Na categoria servidor, 29 candidatos irão concorrer pelas 13 vagas destinadas, ou seja, um índice de 2,23 candidatos/vaga. Na categoria demanda social, 25 candidatos irão concorrer pelas 06 vagas destinadas, o que corresponde a um índice de 4,17 candidatos/vaga.

    O coordenador local do Mestrado, Prof. Rodrigo Serpa, informa que, após o período de recursos, o Comitê Gestor deverá divulgar a relação dos candidatos selecionados. Os selecionados deverão ficar atentos ao Edital de Matrícula. As aulas estão previstas para iniciar no dia 24 de Abril, junto com o início do semestre letivo na UFPel.

    A listagem completa das inscrições homologadas pode ser consultada nesse link.