Início do conteúdo

Geografia analisa o projeto Cidade Universitária no ICH

Prática em Planejamento Urbano

As/os alunas/os da disciplina Planejamento Urbano do curso de Geografia realizaram em frente ao ICH da Alberto Rosa o evento “E se essa rua fosse nossa?”, destinada a avaliar o Projeto Cidade Universitária – iniciativa da Prefeitura de Pelotas em parceria com a UFPel. O projeto busca uma melhoria dos espaços dos pedestres, aliando desenho urbano, melhoria das calçadas, arborização e espaços de convívio. Com isso, as unidades das universidades de Pelotas (UFPel e UCPel) ganhariam ambientes mais tranquilos e seguros para os pedestres, atingindo diretamente a comunidade universitária (estudantes e servidores) e o entorno (comerciantes e moradores).

O que não poderia faltar nessa rua?

Nesta edição da disciplina foi avaliada uma parte específica do projeto que prevê o fechamento da Rua Alberto Rosa, no trecho entre as ruas Almirante Tamandaré e Benjamin Constant. O projeto original prevê o plantio de árvores, bicicletário e espaços de convivência e circulação. As/os alunas/os, informando os passantes do que se tratava o projeto, fizeram uma única pergunta “O que não poderia faltar nessa rua?”. Dezenas de discentes e transeuntes participaram, colaborando com sugestões e possíveis alterações no projeto inicial. “Dessa forma” afirma o professor da disciplina e coordenador da atividade Lucas Panitz “os alunos de Planejamento Urbano exercitam as habilidades de ouvir a população impactada por determinada intervenção urbana e se sensibilizam perante as necessidades locais”.

O evento teve apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbano e recebeu a visita das arquitetas da Pro-Reitoria de Planejamento, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto junto à Prefeitura.