Notícias
  • Mostra De Olhos no Chão, de 26 à 29 de junho

    Prezados e Prezadas,

    Convidamos a todos e a todas à “Mostra De Olhos no Chão – cinema, arqueologia, ambiente e sociedade”, a ser realizada entre os dias 26 e 29 de junho de 2017, na Agência Lagoa Mirim/UFPel, na Rua Lobo da Costa, 447 – Pelotas/RS.

    A mostra exibirá filmes (médias e curtas) com temáticas relacionadas à arqueologia, questões ambientais e conflitos sociais. Além da exibição, contaremos com a participação de debatedores e debatedoras convidadas, e abriremos uma roda de conversa logo após a exibição.

    Contamos com a presença de vocês!

    Saudações,

    Comissão Organizadora.

  • Ponto Facultativo dia 16/06, Sexta-Feira

    O Reitor Pedro Curi Hallal emitiu em 12/06/2017 a Portaria UFPEL Nº1202/2017, determinando PONTO FACULTATIVO no dia 16 de junho de 2017, sexta-feira. Portanto, o Instituto de Ciências Humanas não terá expediente na referida data.

  • CD do ICH com eleição de representantes

    Encontra-se aberto o processo eleitoral para a escolha de representantes para o Conselho Departamental do ICH, em diversas categorias. É extremamente importante que a representação no maior conselho da Unidade seja pleno, por isso, participe do processo.

    As categorias que terão seus representantes escolhidos são as seguintes:

    Professor(a) Adjunto(a) (1 representante titular);
    Professor(a) Assistente (1 suplente);
    Professor(a) Auxiliar (1 suplente);
    Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Graduação (1 suplente);
    Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Pós-Graduação (1 representante titular);
    Representantes discentes (3 representantes titulares e 3 suplentes).

    Veja o Edital completo: 2017 001 Edital Eleicao CD(1)

  • Série Fronteiras e Identidades, vinculadas ao PPGH UFPel publica textos de Professores do NDH

    A partir da produção dos professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPel e das discussões ocorridas nas três edições do Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, promovidas pelo PPGH e NDH/UFPel, foi criada a série Fronteiras e Identidades, com a proposta de publicar os resultados de pesquisas na área das Ciências Humanas que estejam relacionadas à disciplina da História e tragam recente contribuição para este campo de estudos.

    O primeiro volume, organizado pela Profa. Clarice Speranza e pelo Prof. Alisson Droppa, intitulado Mundos do Trabalho: campo de estudos em transformação, traz contribuições de pesquisadores vinculados ao Núcleo e ao PPGH UFPel. É o caso do trabalho de Micaela Irene Scheer, Sapateiros lutam por seus direitos e preservam sua história: cotidano fabril e experiências dos trabalhadores através dos processo trabalhistas (Pelotas: 1940-1965). Também foi a partir do acervo do NDH que Tamires Xavier Soares produziu o texto Os Reservistas têm direito: o Decreto-Lei 5.689 e a luta na Justiça do Trabalho de Pelotas. Por fim, ainda no primeiro volume, encontra-se o resultado das pesquisas de Camila Martins Braga, com o texto Uma análise da atuação do advogado Antônio Ferreira Martins na Justiça do Trabalho de Pelotas/RS (1941- 1945).

    O segundo volume da série, História e mídias: diálogos (im)prováveis,  foi organizado pelos Professores Aristeu Elisandro Machado Lopes, Daniele Gallindo Gonçalves Silva e Vinícius Cesar Dreger de Araújo e reúne parte dos trabalhos apresentados em dois Simpósios Temáticos – “Entre História(s) e Literatura(s):diálogos (im)possíveis” e “História e Mídias” – realizados durante o III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. Os capítulos deste volume evidenciam a importância atribuída pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPel aos estudos sobre as imagens, além de possibilitar as trocas acadêmicas e interuniversidades entre os comunicadores que participaram das sessões e ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa do Programa. As temáticas das pesquisas apresentadas nos capítulos também contribuem com a proposta interdisciplinar do LIPEEM/UFPel.

    O terceiro volume, organizado pelo Prof. Jonas Vargas, tem como título Belicosas fronteira: contribuições recentes sobre política, economia e escravidão em sociedades americanas (século XIX) e trata de temas como “Identidades e nações em (re)construção: fronteiras, guerras e política no oitocentos” e “Escravidão, economia e sociedade em fronteiras americanas”.

    Todos os volumes estão disponíveis para download nos links abaixo:

    Série Fronteiras e Identidades;

    Mundos do Trabalho: campo de estudos em transformação;

    História e mídias: diálogos (im)prováveis;

    Belicosas fronteira: contribuições recentes sobre política, economia e escravidão em sociedades americanas (século XIX).

    Confira! Boa leitura!

     

    Fonte: http://wp.ufpel.edu.br/ndh/2017/06/07/serie-fronteiras-e-identidades-vinculadas-ao-ppgh-ufpel-publica-textos-de-professores-do-ndh/

  • Professora do NDH/ICH ministrará curso de História Oral

    O curso Construção de narrativas a partir da metodologia da História Oral, oferecido pela professora do ICH, coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UFPel, Lorena Almeida Gill, acontecerá em Rivera, Uruguai e é promovido pela Equipe Multidisciplinar de Estudos de Fronteiras – Rivera/UY.

    A atividade ocorrerá em 3 turnos: sexta, dia 16 de junho , a partir das 18 horas, apresentações de trabalhos desenvolvidos no NDH  e debates sobre memória e identidade; sábado, dia 17 de junho, a partir das 9 horas, tipos de história oral e procedimentos metodológicos para o seu uso e às 14 horas, a história oral em sala de aula.

    A ideia é capacitar professores da rede de ensino Uruguaia a trabalharem com a metodologia da História Oral.

  • Veja a Programação do Quinzenão da Alimentação

    Veja, a seguir, a programação do QUINZENÃO DA ALIMENTAÇÃO, organizado pelo LECA (Laboartório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga) e o LEPAARQ (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas. O evento ocorrerá de 08 a 14 de junho no Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202.

  • Quinzanão da Alimentação

    QUINZENÃO DA ALIMENTAÇÃO

    Da Pré-História aos nossos dias, nunca foi só comida.

     

    Desta vez, a Semana Temática do LECA/UFPel engordou e virou uma quinzena. De 08 a 14 de junho, em plena Fenadoce, uma parceria LECA + LEPAARQ.
    Programação interdisciplinar (História, Arqueologia, Antropologia, Gastronomia, Letras)

    1º Módulo: Antropologia e Pré-História (08-09 de junho)
    2º Módulo: Antiguidade & Patrimônio da Doçaria Pelotense (12-14 de junho).

    Palestrantes de várias universidades: UFPel, UFRGS, IF-Porto Alegre, FURG.
    Participação especial da helenista Carmen Soares, do Centro de Estudos Clássicos de Coimbra, coordenadora do Projeto DIAITA – Patrimônio e História Alimentar Luso-Brasileiros.
    *Mesas Temáticas;
    *Letrinhas;
    *Pipoca Clássica;
    *Café Arqueológico.

    Programação completa em https://www.facebook.com/lecapoiemaufpel/

    Inscrições gratuitas pelo e-mail: lecapoiemaupel@gmail.com

    Confere-se certificado de participação

    Locais: Auditório do Campus II (08-09 de junho) e Auditório da FAURB (12-14 de junho)

  • Resultado da seleção para Bolsa de Trabalho do ICH

     

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas torna público o resultado do processo seletivo para concessão de uma Bolsa de Trabalho, do Programa de Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução Nº5 do COCEPE, de 03 de abril de 2014 e nos termos do Edital Nº 05/2017 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Edital Nº 01/2017 do ICH, com a seguinte classificação:

    1º Lugar – AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA / Média = 8,9 (Oito inteiros e nove décimos)

    2º Lugar  – CHESLEY NUNES FERREIRA / Média = 8,7 (Oito inteiros e sete décimos)

    3º Lugar –  TAMIRES FERREIRA SOARES Média = 8,4 (Oito inteiros e quatro décimos)

    4º Lugar – EDIANE CAMACHO MADRUGA Média = 8,1 (Oito inteiros e um décimo)

    5º Lugar – MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR Média = 7,9 (Sete inteiros e nove décimos)

    6º Lugar – GABRIELA FERREIRA SCHIAVON Média = 7,8 (Sete inteiros e oito décimos)

    7º Lugar – HENRIQUE MARTIM DE MOURA Média = 7,6 (Sete inteiros e seis décimos)

    8º Lugar – BRUNO GIACOMELLI DA SILVA Média = 7,1 (Sete inteiros e um décimo)

    Solicita-se aos candidatos selecionados que apresentem a seguinte documentação para o devido encaminhamento da bolsa: cópia da ficha de inscrição, do CPF e comprovante de conta corrente (somente conta corrente do próprio aluno; não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança).

    De acordo coom o Edital Nº 05/2017 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi distribuído para o ICH uma bolsa, destinada ao selecionado em primeiro lugar, ficando os demais candidatos selecionados na condição de suplentes.

  • Exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória” será exibida pela UFPel

    Exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória” será inaugurada no Museu do Doce, em Pelotas/RS, juntamente ao Lançamento do Banco de Dados para o Acervo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pela UFPel

    Será inaugurada no próximo dia 25 de maio, às 18h, no Museu do Doce, em Pelotas/RS, a exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória”. O evento, idealizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, ocorrerá por ocasião do lançamento do Banco de Dados para o Acervo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

    Este Banco de Dados já disponibiliza, para conhecimento, os dez primeiros anos da documentação, sendo seu acesso irrestrito, através do endereço http://bancodedadosndh.com.br/.

    No Banco constam várias informações como número do processo; data do início e do fim; nome do demandante; idade, profissão e estado civil do requerente; número da caixa em que está inserido; qual foi seu resultado final; um pequeno resumo da demanda; nome do advogado e do juiz; vara e o tipo de ação, se individual ou plúrima. Com estas informações será possível realizar pesquisas ao serem cruzadas informações dentre os processos e também a partir de outras documentações.

    Sobre a exposição Advocacia Trabalhista Gaúcha, esta foi inaugurada pela primeira vez em 6 de abril de 2015, no saguão do prédio-sede do TRT4, apresentando painéis ilustrativos, fotografias, documentos, recortes de jornal e objetos que reconstroem a história da advocacia trabalhista no Estado.

    Seu outro destaque é um vídeo de aproximadamente 10 minutos – versão reduzida de um documentário produzido pelo Memorial, que reuniu 23 entrevistas com advogados atuantes na Justiça Trabalhista. O documentário foi lançado em uma sessão de cinema no dia 2 de maio de 2016, como parte das comemorações aos 75 Anos da Justiça do Trabalho.

    A inauguração da exposição em Pelotas faz parte do Projeto Itinerâncias, do Memorial, o qual visa permitir a circulação das exposições realizadas pelo Memorial em outros espaços, em especial nas instituições parceiras da Justiça do Trabalho e nas unidades judiciárias do interior.

    Interessados em abrigar as exposições, podem contatar o Memorial pelo telefone (51) 3314.2310 ou pelo e-mail memorial@trt4.jus.br.

  • Bolsa de Iniciação ao Trabalho: Relação dos selecionados na Primeira Etapa

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas informa que a Comissão Avaliadora da Seleção para Bolsa de Iniciação ao Trabalho, com base nos critérios estabelecidos pelo Edital Nº001/2017-ICH, selecionou os seguintes candidatos para a etapa de Entrevista, a ser realizada de acordo com o agendamento seguinte:

    Entrevista: Secretaria do ICH. Rua Alberto Rosa, 154
    Os candidatos deverão estar presentes no horário marcado para o início de sua respectiva sessão.

    Terça-feira, 23 de maio de 2017

    SESSÃO 1 – 15 H

    AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA

    DHARA FERNANDA NUNES CARRARA

    GABRIELA FERREIRA SCHIAVON

     

    SESSÃO 2 – 15 H 15 min

    GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES

    MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR

    CHESLEY NUNES FERREIRA

     

    SESSÃO 3 – 15 H 30 min

    LUÍS FELIPE ECKER PCHARA

    TAMIRES FERREIRA SOARES

    EDIANE CAMACHO MADRUGA

     

    SESSÃO 4 – 15 H 45 min

    HENRIQUE MARTIM DE MOURA

    BRUNO GIACOMELLI DA SILVA

    MONIQUE DE MATOS AGUIAR