Notícias
  • Formatura Interna dos Cursos do ICH será no dia 20/10/17 às 19 H 30 min

     

    A cerimônia interna de Colação de Grau de todos os cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ocorrerá no próximo dia 20 de outubro de 2017, sexta-feira, às 19 H 30 min. A solenidade será realizada no Auditório do Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202.

    Solicita-se aos formandos que confirmem sua presença junto à Secretaria do ICH ou pelo telefone 3284 5523 (preferencialmente das 17 H às 21 H).

    Os formandos que por motivo de força maior não tiverem condições de comparecer para a colação de grau poderão ser representados por intermédio de instrumento de procuração, no qual esteja explicitado o poder conferido para que o representante cole grau no curso específico. O documento pode ser particular, bastando o reconhecimento da firma do outorgante em Cartório. No dia da colação o representante deverá se identificar com documento válido com foto e deixar o original da procuração com o Secretário da unidade.

    Convidamos a todos os professores e servidores do ICH para que prestigiem a solenidade interna de colação de grau.

  • Todos afastamentos devem ser registrados no SCDP

    O que é o SCDP

    O SCDP, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, é um sistema eletrônico que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens decorrentes de viagens realizadas no interesse da administração, em território nacional ou estrangeiro. Esse sistema permite a disponibilização de arquivos no Portal da Transparência do Governo Federal, bem como informações aos órgãos de controle para fins de auditoria.

    Quais viagens devem ser registradas?

    O SCDP é de utilização obrigatória pelos órgãos da administração pública federal, conforme previsto no Decreto 5.992/2006, e seus procedimentos foram regulamentados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) por meio da Instrução Normativa Nº03/2015. A previsão legal é de que todas as viagens no âmbito de cada órgão ou entidade devem ser registradas no SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem ônus ou com ônus limitado.

    Diante disso, a Pró-Reitoria Administrativa, por intermédio da Coordenação de Finanças e Contabilidade, Seção de Diárias e Passagens, orientou as Unidades que todas as viagens de servidor, desde que seja a trabalho, mesmo não havendo pagamento de diárias e/ou passagens,  sejam registradas no SCDP. Quando não houver a concessão de diárias e/ou passagens deverá ser preenchido o Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens, devidamente preenchido e assinado pelo Proposto e Proponente da viagem.

    QUE DOCUMENTOS DEVEM SER PREENCHIDOS PARA VIAJAR A TRABALHO

    Resumindo, todo servidor, em viagem a trabalho, com ou sem diárias/passagens, deverá, obrigatoriamente, preencher pelo menos os seguintes documentos:

    Formulário de afastamento

    No caso de não haver concessão total ou parcial de diárias ou passagens:

    Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens

    Para a utilização do Termo de Renúncia Parcial/ Total – Diárias/ Passagens mencionado no Memorando Circular nº. 010/2017/PRA  e disponibilizado no link acima, devem ser observados os seguintes requisitos:

    • Se depois de preenchido o documento contiver mais de uma pagina , após impresso deve ser assinado de forma legível pelo proposto e pelo proponente em campos próprios , rubricado nas páginas não assinadas, digitalizado e anexado no respectivo processo do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens em formato PDF com todas as páginas em um mesmo arquivo.
    • A não observância das instruções acima acarretarão em devoluções do processo até que sejam feitas as devidas correções.

     

  • Celebração do Dia do Professor 18/10 às 20:30 no ICH

    Venha celebrar o Dia do(a) Professor(a) no Instituto de Ciências Humanas. Organizamos a apresentação teatral Morte e Vida Severina, sob a responsabilidade da Cia. Somos Todos Severino.

    A execução da obra será no dia 18 de outubro de 2017, (quarta-feira), às 20 H 30 min, em frente ao prédio do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154. Prestigie.

     

  • Visões sobre o Planejamento Urbano e o Território Brasileiro

    Participe do Seminário organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, coordenado pelo professor do Departamento de Geografia Lucas Manassi Panitz, que ocorrerá dia 11/10/17.

    “Visões sobre o Planejamento Urbano e o Território Brasileiro” é o tema que será abordado pelo professor Fábio Tozi (UFMG), que falará sobre “As empresas de transporte por aplicativo e a economia política do território brasileiro: mobilidade, oligopólio e o engodo da liberdade de escolha”.

    Já a professora Júlia Andrade (UERJ) abordará o tema “Porto Maravilha e o tombamento do Cais Valongo: disputa simbólica em torno das mudanças na região portuária.”

    Por fim, o professor Rodrigo Cocco (UFPEL), tratará do tema “Contradições entre transporte e mobilidade na Região Metropolitana de Florianópolis”.

    O evento ocorrerá no Auditório do Campus II do Instituto de Ciências Humanas, na Rua Barroso, 1202.

  • Representantes do ICH participam de reunião do CONEXT

    CONEXT PREC UFPEL
    Realizou-se nesta terça-feira passada (10/10/17) a primeira reunião do Conselho de Extensão (CONEXT ) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), que conta com a representação do Instituto de Ciências Humanas (ICH) por intermédio das professoras Andrea Lacerda Bachetini (titular) e Alessandra Gasparotto (suplente). A professora Andrea, que esteve presente juntamente com a professora Alessandra, fez um relato dos principais assuntos tratados.
     
    Apresentação dos componentes e pauta
    Um dos principais temas da pauta foi justamente a apresnetação dos integrantes do CONEXT e a apresentação do regimento. As reuniões serão mensais em dias alternados (terças, quintas pela manhã das 8h as 10h e sextas na parte da tarde das 14h as 16h) com o teto máximo de duração das reuniões de 2 horas.
    Os assuntos para comporem a pauta das reuniões podem ser sugeridas pelos conselheiros até uma semana antes da próxima reunião.
     
    PREC nas Unidades Acadêmicas
    Uma das solicitações aos conselheiros foi o agendamento de uma reunião da PREC às unidades acadêmicas para explicações do sistema de cadastro dos projeto de extensão.Em breve o ICH fará esse agendamento a fim de tratar do tema.
    Outro assunto importante é sobre a “curricularização” da extensão. Para tratar do assunto será formada uma comissão dentro do CONEXT com o intuito de discutir com as coordenações dos Colegiados dos Cursos as implicações de tal ação.
    Revista Expressa Extensão
    A  revista Expressa Extensão precisa de pareceristas  e os professores que tiverem interesse em atuarem emitindo pareceres acerca dos artigos encaminhados para publicação poderão fazer seu cadastro pelo site da revista.
    A Revista Expressa Extensão é periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas e está com chamada aberta para o v. 23 nº 1 de 2018, com a temática “Trabalho e Meio Ambiente”.
    A submissão dos trabalhos, para serem publicados nesta edição, deve ser realizada através do site da revista até o dia 30 de outubro, com o lançamento previsto para janeiro de 2018.
     
    Está aberto também o  EDITAL DE PUBLICAÇÃO 14/2017 COLEÇÃO EXTENSÃO E SOCIEDADE tem como tema “Infância Cidadã”, o edital e o cartaz de divulgação estão em anexo

  • Começa hoje o Colóquio do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural

     

    O Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas tem como principal objetivo promover um momento de debate com pesquisadores de diferentes países sobre dois temas fundamentais na nossa sociedade: a memória e o patrimônio. Será realizado entre 09, 10 e 11 de outubro.

    Além de conferências com pesquisadores qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, também é reservado um espaço para mesas redondas, abordando diferentes temas, como os impactos da pós-graduação em memória e patrimônio na vida profissional de egressos do PPGMP; cidades, patrimônio e urbanização; patrimônio imaterial.

    ​Entendendo a importância da divulgação e debate para pesquisas em andamento, o Colóquio conta com três propostas de Simpósios Temáticos para apresentação de trabalhos: ST 01 – Patrimônio, memória e literatura; ST 02 – Patrimônio, cidades e memória; ST 03 – Patrimônio imaterial e memória.

     

    Maiores informações sobre inscrição e programação no site:

    http://coloquiomp.weebly.com/

    Contamos com sua presença e aguardamos sua participação!

  • Professora do ICH participa de Conferência na Dinamarca

    A professora Andréa Lacerda Bachettini do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas participa da 18a Trienal Conferência do Conselho Internacional de Museus – Comitê de Conservação (ICOM-CC) em Copenhagen, na Dinamarca, de 04 a 08 setembro 2017, o tema da Conferência de 2017 é “Ligando Passado e Futuro” comemorativa aos 50 anos do ICOM-CC.

    A professora apresentará na mesa “Legal issues in Conservation” a palestra intitulada “Legal aspects concerning the storage of cultural heritage in Brazil”, que faz parte de sua tese de doutorado defendida recentemente no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel.

    Informações sobre o evento do ICOM-CC: www.icom-cc2017.org/