Notícias
  • MUSEU GRUPPELLI: Exposição Temporárias: ” A Vida Efêmera Dos Objetos: Um Olhar Pós-Enchente”

    MUSEU GRUPPELLI

    O Museu Gruppelli é um lugar da memória do 7º Distrito de Pelotas, que preserva o patrimônio e os modos de vida da região colonial da cidade. Ele fica localizado na Colônia Municipal da cidade, onde, por volta do ano de 1876, estabeleceu-se a família Gruppelli, vinda de Montova, norte da Itália.

    Instalado em uma antiga adega, construída no início do século XX, o Museu Gruppelli, criado em 1998, tem por objetivo guardar e expor objetos típicos da região colonial, formada por descendentes das imigrações européias.

    Seu acervo é composto por coleções diversas e tem como tema a ruralidade, mais especificamente as diversas manifestações do trabalho, seja no campo, no armazém e nos afazeres doméstico, e também na mercearia, na produção de vinho e na hospedaria. O esporte também é representado, em especial o Grêmio Esportivo Boa Esperança, time da região que completa 92 anos este ano, jogando ininterruptamente.

    NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

    Intitulada: “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”, a exposição foi inaugurada no dia 03 de julho de 2016 com o objetivo de contar a história da tragédia ocorrida no Museu Gruppelli através da visão dos objetos, tendo-os como protagonistas e narradores do evento.

    Na semana da Páscoa deste ano, o Museu Gruppelli sofreu com uma enchente que assolou o todo o 7º Distrito, de forma inédita. O prejuízo ao Museu e ao acervo foi enorme e essa exposição é uma forma de relembrar esse fato através do próprio acervo. Está representado na exposição, também, o trabalho cooperativo de professores e alunos dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauração para recuperar parte expressiva do acervo atingido pelas águas, como a bandeira do Time Boa Esperança e os livros de receita da família.

    Na exposição também é feita uma merecida homenagem póstuma a diversos objetos perdidos na enchente, tais como o tacho de doce (fotografias anexas), tão famoso e representativo para a comunidade.

    O Museu Gruppelli funciona aos domingos das 10h às 16h.

    Excursões e escolas podem agendar sua visita pelo telefone (53) 32245028.

    O que?  Visitação ao Museu Gruppelli e a nova exposição “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”

    Quando? Todos os domingos das 10h às 16hs.

    Onde? Museu Gruppelli fica localizado na zona rural, 7º distrito de Pelotas

    Mais informações:

    Telefone: (53) 3224-5028

    Facebook: https://www.facebook.com/Museugruppelli2/

    e-mail: museugruppelli@gmail.com

    Grupeli_1

    Grupeli_3

    Grupeli_4

    Grupeli_5

  • Cursos do ICH terão formatura interna única no dia 13/09

    diploma

    O Instituto de Ciências Humanas (ICH) realizará formatura interna única e conjunta dos alunos que concluíram seus cursos em 2016/1.

    A solenidade ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016 (terça-feira), às 20 H.

    O local da solenidade será o Auditório 2 do Centro de Artes, localizado na Rua Álvaro Chaves, 65.

    A Direção do ICH convida todos para que prestigiem a colação de grau dos cursos de História, Geografia, Economia, Antropologia e Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.

  • Cursos do ICH com estrelas no Guia do Estudante 2016

    A Editora Abril divulgou a avaliação de 2016 dos cursos superiores do país, constantes da publicação Guia do Estudante. A pontuação máxima atribuída pelo Guia é de cinco estrelas.

    Veja, a seguir, os cursos do Instituto de Ciências Humanas avaliados.

    Curso Coordenador Estrelas
    Ciências Econômicas Júlia Gallego Ziero Uhr 3
    Conservação e Restauro Karen Velleda Caldas 3
    Geografia José Alvaro Martins 4
    História Elisabete da Costa Leal 3
    Museologia Sarah Maggitti Silva 3

    Na página da UFPel é possível visualizar os cursos avaliados na Universidade.

  • Trancamento de Matrícula na Museologia e na Conservação e Restauro terão atendimento em regime de plantão

    Em virtude da falta de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício das funções de secretaria, a realização do Trancamento de Matrículas, prevista no Calendário Acadêmico para ocorrer de 05 a 09 de setembro de 2016, ocorrerá em regime de plantão, com horários delimitados, conforme segue.

     

    Trancamento de Matrícula

    Museologia

    dias 08 e 09 de setembro

    das 09 H às 12 H

     

    Trancamento de Matrícula

    Conservação e Restauro

    dias 08 e 09 de setembro

    das 18 às 21 H

     

    As coordenadoras dos colegiados, professoras Sarah Maggitti Silva e Karen Velleda Caldas, dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro, respectivamente, contarão com o auxílio das servidoras Nanci Ribeiro, do Colegiado de História e Carmem Mesquita, da Secretaria do ICH na Félix da Cunha.

  • Museologia e Conservação e Restauro com secretarias sem expediente

    Secretarias de Conservação e Restauro sem técnicos

    Como é do conhecimento de todos, há algum tempo os setores técnico-administrativos do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro e dos Colegiados dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauro, sofrem com a falta de Servidores Técnico-Administrativos para a realização das tarefas que lhes são atinentes.

    Em virtude disso, os professores que exercem as respectivas funções de Chefia e Coordenação têm assumido um comprometimento de trabalho que extrapola, em muito, as tarefas designadas para os cargos. Certamente, isso tem sido motivo de muitos problemas encontrados nestes setores.

    Falta de solução imediata

    Infelizmente, as soluções tentadas até o momento não foram suficientes para resolver tais problemas. Na verdade, todas as tentativas foram infrutíferas, resultando no fato de que, no presente, não existe qualquer técnico-administrativo atuando em tais secretarias. A perspectiva futura aponta grandes dificuldades para a mudança do quadro, em função dos motivos que se expõe adiante.

    O crescimento da Universidade Federal de Pelotas não foi acompanhado pelo aumento de Técnicos Auxiliares de Ensino (TAEs), de modo a dar suporte às atividades necessárias ao bom funcionamento dos cursos. Tal situação é agravada pela incerteza de contratação de novos servidores que possam atender a tal demanda.

    No Instituto de Ciências Humanas há uma deficiência histórica de TAEs, de modo que outros setores apresentam demandas semelhantes. No momento, tentativas de mobilidade interna esbarram na evidência de que a mudança de um técnico de um setor para outro apenas muda o problema de lugar. Além disso, ao longo do tempo os técnicos se “especializam” em determinados setores, de modo que se torna injustificável a remoção de um servidor de um setor com bom funcionamento.

    Em consequência da situação, a Direção do ICH determinou o fechamento das Secretarias do Departamento e dos Colegiados de Curso de Museologia, Conservação e Restauro, em face da inexistência de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício de tais funções. Assim, o expediente público destas secretarias será, emergencialmente, realizado pela Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154, na medida das possibilidades existentes.

    Com isso, as demandas dos professores, que seriam encaminhadas junto à secretaria do Departamento, deverão ser encaminhadas à Secretaria Geral do ICH, assim como as demandas dos alunos, junto aos colegiados dos cursos.

    Sendo esta uma situação completamente emergencial, conta-se com a colaboração de todos os professores e alunos no sentido de que, dentro de suas possibilidades, contribuam no encaminhamento de suas demandas, restringindo os encaminhamentos à Secretaria Geral apenas para os serviços que exijam tal especificidade e que não possam ser realizados pessoalmente.

    Em continuidade, a Direção garantiu a continuidade do empenho no sentido de encontrar uma solução definitiva que atenda a realização dos serviços necessários ao bom funcionamento dos cursos envolvidos.

     

  • ICH recebe três vagas docentes

    O Instituto de Ciências Humanas recebeu três vagas docentes para professores do quadro efetivo, a partir da deliberação do COCEPE sobre a distribuição de vagas. Duas das vagas decorrem da Matriz de Alocação de vagas Docentes e uma foi considerada Vaga Estratégica pelo Conselho.

    No plano interno, as vagas foram distribuídas para o Departamento de História, Departamento de Geografia e Departamento de Antropologia e Arqueologia. Na História e na Geografia será realizado concurso, nos termos do Edital 40/2016, que segue abaixo. O Departamento de Antropologia e Arqueologia chamará candidato aprovado em recente concurso na área de Arqueologia.

     

    Edital 040/2016 – Professor Efetivo

  • COCEPE lança Edital de Vagas Estratégicas

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas publicou o Edital 01/2016 abrindo inscrições para a solicitação de vagas docentes para as Unidades Acadêmicas, consideradas estratégicas por não terem sido atendidas pela Matriz de Distribuição de Vagas.

    Veja na íntegra o Edital

     

     

    EDITAL COCEPE N.º 01/2016

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE – torna público que estão abertas as inscrições para solicitação de vagas docentes para as Unidades Acadêmicas da UFPel.

    1. Objetivo

    Estabelecer critérios para a distribuição de vagas estratégicas às Unidades Acadêmicas, destinadas ao atendimento de necessidades específicas dos cursos da UFPel.

    Podem concorrer a este editalcurso degraduação e/ou área básica que atende mais de uma Unidade Acadêmica.

    1. Prazo
      • Inscrição: de 18 a 23 de agosto de 2016.
      • Divulgação dos resultados: até 25 de agosto de 2016.
    1. Critérios

    As vagas estratégicas serão distribuídas atendendo prioritariamente:

    • demandas da graduação;
    • demandas compartilhadas por dois ou mais cursos de graduação;
    • disciplinas da graduação que não tenham professor efetivo, como responsável;
    • a média de carga horária em 2015/2 e 2016/1do corpo docente de acordo com o declarado no item 4.3.

    Para as Unidades Acadêmicas que receberam vagas pela Matriz 2016, a necessidade de vagas estratégicas deverá ser maior que a demanda atendida pela Matriz.

    1. Documentos Exigidos na Inscrição
      • Formulário específico, disponível na página da UFPel através do link: http://wp.ufpel.edu.br/scs/material-para-concursos/;
      • Ata ou anuência formal:
        • do(s) Colegiado(s) do(s) Curso(s) a ser(em) atendido(s)
        • do Conselho do Centro ou Departamental, conforme o caso, com a ordem de prioridade quando houver mais de uma solicitação da Unidade.
      • Identificação do corpo docente da área profissionalizante atuando no Curso, ou identificação do corpo docente dos professores da área básica.
    1. Disposições Gerais
      • As solicitações deverão ser encaminhadas à Secretaria dos Conselhos Superiores e não serão aceitas aquelas que não apresentarem todos os documentos exigidos.
      • As solicitações serão analisadas pela Comissão de Alocação de Vagas Docentesque indicaráe encaminhará ao COCEPE, por ordem de prioridade, as Unidades Acadêmicas a serem atendidas.
      • Cabe ao COCEPE analisar e aprovar o trabalho realizado pela Comissão de Alocação de Vagas Docentes.
      • Atas não apresentadas no momento da inscrição deverão ser entregues no COCEPE para o lançamento do Edital de Concurso.
      • Mais informações no site http://wp.ufpel.edu.br/scs/ ou pelo telefone: (53) 32844030.

     

    Pelotas, 16 de Agosto de 2016.

    Prof.ª Dra. Denise Petrucci Gigante

    Presidente do COCEPE

    Universidade Federal de Pelotas

  • Recepção ao ICH: Venha nos conhecer

    Logo ICH - Principal

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas, juntamente com as coordenações dos Colegiados dos Cursos e estudantes estão organizando atividades de recepção e conhecimento do ICH e da UFPel. Todos os estudantes, professores e técnicos estão convidados para participar das atividades programadas.

    18/08/16 – QUINTA-FEIRA, 19 H às 20 H 30 min

    Auditório do Centro de Artes – Apresentação da estrutura administrativa da UFPel e ICH, pela direção do ICH;

    Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

    Coordenadores dos Colegiados

    19/08/16 – SEXTA-FEIRA, 19 H às 20 H 30 min

    Auditório da Faculdade de Arquitetura – Núcleo de Ações Afirmativas (NUAAP)

    Laboratórios dos Cursos do ICH

    23/08/16 – TERÇA-FEIRA, 19 H às 20 H

    Auditório da Faculdade de Arquitetura – Coordenação de Relações Internacionais, Intercâmbios Acadêmicos

    25/08/16 – QUINTA-FEIRA, 18 H às 19 H

    Profissionalização dos Cursos do ICH

     

    Participe das atividades.

  • PPG Memória e Patrimônio terá Aula Inaugural dia 17/08

    PPG Memória e Patrimônio

    Aula Inaugural

    Memoria y Patrimonio Artístico: genealogia de fronteras en la formación social Argentina

    Hector_Trinchero

    Héctor Hugo Trinchero

    Dia 17/08/2016

    14h:30m

    Sala de Aula do PPGMP

    No marco do convênio CAFP/CAPES/UBA, será realizada a aula inaugural de segundo semestre do PPGMP, a ser proferida pelo antropólogo argentino Héctor Hugo Trinchero.

    O Prof. Dr. Hugo Trinchero trabalha no Departamento de Antropologia da Universidade de Buenos Aires, onde institucionalizou a disciplina Antropologia Econômica. Ademais, possui grande experiência administrativa, tendo sido decano da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, e reitor da mesma universidade. Atualmente, é vice-reitor da UBA.

    www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp
    Rua Lobo da Costa, 1877. CEP 96010-150. Pelotas, RS, Brasil. +55 (53) 3222.3209

  • Mostra Bravas mulheres: modos de estar e reXistir na cidade

    Bravas_Mulheres

    Bravas Mulheres

    A mostra Bravas mulheres: modos de estar e reXistir na cidade quer estimular a reflexão e o debate sobre o machismo, o racismo e outras práticas de opressão que nos afetam cotidianamente. A exposição rejeita os discursos hegemônicos e elitistas de patrimônio e quer destacar a diversidade de mulheres que habita a cidade e a longa duração dessas ocupações. Fazem parte da Mostra a Exposição de Retratos e Objetos, Oficina de Arte-Educação e Feira de Artesanato de Mulheres Quilombolas e Indígenas.

    Programação:

    Exposição de retratos e objetos
    19 a 21 de agosto, das 9h às 18h
    Secretaria de Cultura de Pelotas – Praça Pedro Osório, nº 2, Centro.

    Oficina de Arte-Educação
    19 de agosto, das 9h às 17h
    20 e 21 de agosto, das 14h às 17h
    Secretaria de Cultura de Pelotas – Praça Pedro Osório, nº 2, Centro.

    Feira de Artesanato de Mulheres Quilombolas e Indígenas
    20 e 21 de agosto, das 9h às 17h
    Calçada lateral da Prefeitura de Pelotas, na Rua Lobo da Costa em frente ao Mercado Público.

    A mostra é uma realização do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Ufpel (LEPAARQ/UFPel) e participa das atividades do Dia do Patrimônio em Pelotas/RS.

    Para mais informações acesse a página do evento no Facebook