Notícias
  • Formatura Interna dos Cursos do ICH será no dia 20/10/17 às 19 H 30 min

     

    A cerimônia interna de Colação de Grau de todos os cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ocorrerá no próximo dia 20 de outubro de 2017, sexta-feira, às 19 H 30 min. A solenidade será realizada no Auditório do Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202.

    Solicita-se aos formandos que confirmem sua presença junto à Secretaria do ICH ou pelo telefone 3284 5523 (preferencialmente das 17 H às 21 H).

    Os formandos que por motivo de força maior não tiverem condições de comparecer para a colação de grau poderão ser representados por intermédio de instrumento de procuração, no qual esteja explicitado o poder conferido para que o representante cole grau no curso específico. O documento pode ser particular, bastando o reconhecimento da firma do outorgante em Cartório. No dia da colação o representante deverá se identificar com documento válido com foto e deixar o original da procuração com o Secretário da unidade.

    Convidamos a todos os professores, alunos e servidores do ICH para que prestigiem a solenidade interna de colação de grau.

  • PRG organiza Mostra dos Cursos de Graduação na Feira do Livro

    Convite

    A Pró-Reitoria de Graduação da UFPel está convidando as Unidades Acadêmicas para participarem da Mostra de Cursos de Graduação da UFPel, que ocorrerá durante a Feira do Livro de Pelotas.

    Uma tarefa importante que se coloca para todos (as) nós é a de divulgar à comunidade de Pelotas e região os nossos Cursos de Graduação e as diferentes oportunidades de acesso à Universidade.
    Por isso, estamos convidando, com grande entusiasmo e satisfação, suas unidades para participar da realização da Mostra de Cursos de Graduação da UFPel. A oportunidade de fazer isso, de maneira otimizada e dentro dos recursos orçamentários limitados que temos no momento, surgiu a partir da possibilidade de aproveitamento de espaço cedido pela organização da Feira do Livro de Pelotas, na qual teremos, em dia único, uma alameda coberta à disposição de nossos cursos de graduação.
    Como o tempo é outro limitador, contamos com a colaboração de todos (as) para que essa empreitada seja levada a cabo da melhor maneira possível, e, desta forma, todos os cursos possam estar representados. Solicitamos que as direções atentem para a organização da mostra e estimulem as comunidades acadêmicas a atuarem nessa iniciativa.
    Destacamos algumas informações importantes:

    1) o evento ocorrerá no dia 17 de novembro próximo, das 9 às 18 horas e as Unidades/cursos precisarão organizar suas equipes para atenderem os dois turnos;
    2) as escolas que possuem ensino médio serão convidadas a participar, levando seus alunos concluintes à Mostra com horários previamente agendados;
    3) a PRE vai oferecer espaço coberto (toldos), folders institucionais, um vídeo institucional e banners para cada um dos cursos;
    4) a alameda na qual acontecerá a Mostra (na Praça Cel. Pedro Osório em direção ao Mercado Público) será coberta e tem 40 m de comprimento, espaço que será distribuído entre a divulgação dos Programas e Projetos da PRE e os cursos/Unidades, levando-se em consideração a quantidade de cursos por Unidade e as dimensões de ocupação da alameda permitidas pelo poder público;

    Para a confecção dos banners, e para possam ser utilizados pelos cursos/unidades após a Mostra, a ideia é que contenham apenas o NOME do curso, UMA IMAGEM SIGNIFICATIVA, e o nome de nossa instituição e unidade correspondente. A dimensão será de 80 cm x 1.20m, e ficarão dispostos na alameda que nos foi destinada, em frente às equipes das unidades, que responderão eventuais questionamentos dos (as) interessados (as);
    É MISTER que as respostas ao convite e as imagens dos cursos em alta resolução, sejam enviadas para o e-mail mostradecursosufpel@gmail.com impreterivelmente até o dia 27/10. Caso contrário, imagens que já estão no Banco de Dados da CCS/UFPel serão utilizadas.
    Algum material extra (de pequena dimensão, não inflamável e não cortante) poderá ser levado pelos cursos, sob responsabilidade das unidades.
    Será oferecida aos visitantes, também, como lembrança, um marcador de livros;
    Outras atividades estão sendo planejadas, tais como, atividades artísticas, interações com programas e projetos, e rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas, sendo que a programação será divulgada oportunamente. (Aceitamos sugestões e colaboração).

  • Professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Geografia participam do Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE)

    A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia divulga participação entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, no XII ENANPEGE

    Os professores e alunos do PPGEO participaram do XII ENANPEGE, realizado na UFRGS em Porto Alegre, com o tema “Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento”. O evento congregou pesquisadores da Geografia de todo território brasileiro e também do exterior e contou com mais de 1400 participantes, evidenciando as reais dimensões da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Os professores do PPGEO foram responsáveis pela coordenação e acompanhamento de cinco Grupos de Trabalho (GT´s), fato que evidencia a ampliação da visibilidade do programa no cenário nacional. A coordenação do PPGEO  participou das discussões e deliberações do fórum de coordenadores e do fórum de avaliação da CAPES (este último especialmente conduzido em função da recém divulgada avaliação quadrienal). Os discentes do PPGEO apresentaram suas pesquisas nos GT´s coordenados pelos principais pesquisadores das temáticas abordadas e também atuaram como monitores durante o evento, contribuindo para a dinâmica dos GT´s, dos fóruns de discussão e das mesas redondas. O fórum de discentes de programas de pós-graduação em geografia também ocorreu durante o evento, tendo ampla participação dos discentes do PPGEO.O conselho editorial da Revista Geographia Merdionalis esteve presente no fórum de editores de revistas onde foram discutidos aspectos do sistema de avaliação dos periódicos científicos da pós-graduação. O Próximo ENANPEGE, em 2019, será realizado na USP em São Paulo.

  • Fezes de pombos interrompem atividades no LEAA/ICH

    Já não é de hoje que os usuários do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), sofrem com os efeitos daninhos da proliferação de pombos que se deu no local. Os pássaros fazem ninhos nas frestas existentes nos locais onde são instalados os aparelhos de ar condicionado. Usam os poços de luz para suas atividades naturais e provocam efeitos indesejados com a quantidade de fezes que produzem no local.

    Atualmente, as janelas do Gabinete da Direção do ICH e as janelas do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) são as mais atingidas. Tanto que no LEAA o acúmulo de fezes provocou o aparecimento de uma espécie de piolho que tem irritado a pele de alunos e professores. A infestação se tornou tão insuportável que a coordenadora do LEAA, professora Giancarla Salamoni, resolveu suspender as atividades no laboratório até que o problema seja resolvido.

    A Superintendência de Infraestrutura resolveu parcialmente o problema em outro poço de luz existente no prédio, com a colocação de telas nos locais mais usados pelos pombos. Entretanto, no momento não dispõe de serviço de serralheria para realizar o obra no outro poço de luz, onde se localizam o LEAA e o Gabinete da Direção do ICH. A limpeza no local não é realizada, sob a alegação de que não é uma solução para o problema. Enquanto isso, o convívio vai se tornando cada vez mais insuportável.

  • Aula ao ar livre, mas não por opção.

    Aulas de conservação e restauro de pinturas têm sido ministradas ao ar livre no Campus II do ICH. Infelizmente, não se trata de uma opção pedagógica, mas uma imposição da situação. Ocorre que o Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura ainda não possui exaustor instalado e, em decorrência desse fato, diversos problemas com alergia aos produtos químicos inalados por professores e estudantes do curso já foram observados.

    Tal situação determinou que as aulas passassem a ser realizadas no pátio do Campus, onde a luz natural até facilita o trabalho com as obras. Mas, isso nem sempre pode ser feito, pois a intempérie também pode provocar danos às pinturas e, em certas ocasiões, é um risco o manuseio das obras fora do ambiente controlado que deve ter o laboratório.

    O problema é antigo, pois ocorria o mesmo no prédio da Canguru. A solução só ocorrerá quando houver a instalação da capela de exaustão demandada para tais atividades.

  • Todos afastamentos devem ser registrados no SCDP

    O que é o SCDP

    O SCDP, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, é um sistema eletrônico que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens decorrentes de viagens realizadas no interesse da administração, em território nacional ou estrangeiro. Esse sistema permite a disponibilização de arquivos no Portal da Transparência do Governo Federal, bem como informações aos órgãos de controle para fins de auditoria.

    Quais viagens devem ser registradas?

    O SCDP é de utilização obrigatória pelos órgãos da administração pública federal, conforme previsto no Decreto 5.992/2006, e seus procedimentos foram regulamentados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) por meio da Instrução Normativa Nº03/2015. A previsão legal é de que todas as viagens no âmbito de cada órgão ou entidade devem ser registradas no SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem ônus ou com ônus limitado.

    Diante disso, a Pró-Reitoria Administrativa, por intermédio da Coordenação de Finanças e Contabilidade, Seção de Diárias e Passagens, orientou as Unidades que todas as viagens de servidor, desde que seja a trabalho, mesmo não havendo pagamento de diárias e/ou passagens,  sejam registradas no SCDP. Quando não houver a concessão de diárias e/ou passagens deverá ser preenchido o Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens, devidamente preenchido e assinado pelo Proposto e Proponente da viagem.

    QUE DOCUMENTOS DEVEM SER PREENCHIDOS PARA VIAJAR A TRABALHO

    Resumindo, todo servidor, em viagem a trabalho, com ou sem diárias/passagens, deverá, obrigatoriamente, preencher pelo menos os seguintes documentos:

    Formulário de afastamento

    No caso de não haver concessão total ou parcial de diárias ou passagens:

    Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens

    Para a utilização do Termo de Renúncia Parcial/ Total – Diárias/ Passagens mencionado no Memorando Circular nº. 010/2017/PRA  e disponibilizado no link acima, devem ser observados os seguintes requisitos:

    • Se depois de preenchido o documento contiver mais de uma pagina , após impresso deve ser assinado de forma legível pelo proposto e pelo proponente em campos próprios , rubricado nas páginas não assinadas, digitalizado e anexado no respectivo processo do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens em formato PDF com todas as páginas em um mesmo arquivo.
    • A não observância das instruções acima acarretarão em devoluções do processo até que sejam feitas as devidas correções.

     

  • Celebração do Dia do Professor 18/10 às 20:30 no ICH

    EM VIRTUDE DO MAU TEMPO NA DATA DE 18/10/2017, NO HORÁRIO PREVISTO PARA O EVENTO, A ATIVIDADE FOI SUSPENSA.

    ASSIM QUE FOR DEFINIDA NOVA DATA, VOLTAREMOS A INFORMAR

     

    Venha celebrar o Dia do(a) Professor(a) no Instituto de Ciências Humanas. Organizamos a apresentação teatral Morte e Vida Severina, sob a responsabilidade da Cia. Somos Todos Severino.

    A execução da obra será no dia 18 de outubro de 2017, (quarta-feira), às 20 H 30 min, em frente ao prédio do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154. Prestigie.

     

  • Visões sobre o Planejamento Urbano e o Território Brasileiro

    Participe do Seminário organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, coordenado pelo professor do Departamento de Geografia Lucas Manassi Panitz, que ocorrerá dia 11/10/17.

    “Visões sobre o Planejamento Urbano e o Território Brasileiro” é o tema que será abordado pelo professor Fábio Tozi (UFMG), que falará sobre “As empresas de transporte por aplicativo e a economia política do território brasileiro: mobilidade, oligopólio e o engodo da liberdade de escolha”.

    Já a professora Júlia Andrade (UERJ) abordará o tema “Porto Maravilha e o tombamento do Cais Valongo: disputa simbólica em torno das mudanças na região portuária.”

    Por fim, o professor Rodrigo Cocco (UFPEL), tratará do tema “Contradições entre transporte e mobilidade na Região Metropolitana de Florianópolis”.

    O evento ocorrerá no Auditório do Campus II do Instituto de Ciências Humanas, na Rua Barroso, 1202.