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  • Resultado da seleção para Bolsa de Trabalho do ICH

     

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas torna público o resultado do processo seletivo para concessão de uma Bolsa de Trabalho, do Programa de Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução Nº5 do COCEPE, de 03 de abril de 2014 e nos termos do Edital Nº 05/2017 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Edital Nº 01/2017 do ICH, com a seguinte classificação:

    1º Lugar – AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA / Média = 8,9 (Oito inteiros e nove décimos)

    2º Lugar  – CHESLEY NUNES FERREIRA / Média = 8,7 (Oito inteiros e sete décimos)

    3º Lugar –  TAMIRES FERREIRA SOARES Média = 8,4 (Oito inteiros e quatro décimos)

    4º Lugar – EDIANE CAMACHO MADRUGA Média = 8,1 (Oito inteiros e um décimo)

    5º Lugar – MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR Média = 7,9 (Sete inteiros e nove décimos)

    6º Lugar – GABRIELA FERREIRA SCHIAVON Média = 7,8 (Sete inteiros e oito décimos)

    7º Lugar – HENRIQUE MARTIM DE MOURA Média = 7,6 (Sete inteiros e seis décimos)

    8º Lugar – BRUNO GIACOMELLI DA SILVA Média = 7,1 (Sete inteiros e um décimo)

    Solicita-se aos candidatos selecionados que apresentem a seguinte documentação para o devido encaminhamento da bolsa: cópia da ficha de inscrição, do CPF e comprovante de conta corrente (somente conta corrente do próprio aluno; não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança).

    De acordo coom o Edital Nº 05/2017 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi distribuído para o ICH uma bolsa, destinada ao selecionado em primeiro lugar, ficando os demais candidatos selecionados na condição de suplentes.

  • Exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória” será exibida pela UFPel

    Exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória” será inaugurada no Museu do Doce, em Pelotas/RS, juntamente ao Lançamento do Banco de Dados para o Acervo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pela UFPel

    Será inaugurada no próximo dia 25 de maio, às 18h, no Museu do Doce, em Pelotas/RS, a exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória”. O evento, idealizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, ocorrerá por ocasião do lançamento do Banco de Dados para o Acervo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

    Este Banco de Dados já disponibiliza, para conhecimento, os dez primeiros anos da documentação, sendo seu acesso irrestrito, através do endereço http://bancodedadosndh.com.br/.

    No Banco constam várias informações como número do processo; data do início e do fim; nome do demandante; idade, profissão e estado civil do requerente; número da caixa em que está inserido; qual foi seu resultado final; um pequeno resumo da demanda; nome do advogado e do juiz; vara e o tipo de ação, se individual ou plúrima. Com estas informações será possível realizar pesquisas ao serem cruzadas informações dentre os processos e também a partir de outras documentações.

    Sobre a exposição Advocacia Trabalhista Gaúcha, esta foi inaugurada pela primeira vez em 6 de abril de 2015, no saguão do prédio-sede do TRT4, apresentando painéis ilustrativos, fotografias, documentos, recortes de jornal e objetos que reconstroem a história da advocacia trabalhista no Estado.

    Seu outro destaque é um vídeo de aproximadamente 10 minutos – versão reduzida de um documentário produzido pelo Memorial, que reuniu 23 entrevistas com advogados atuantes na Justiça Trabalhista. O documentário foi lançado em uma sessão de cinema no dia 2 de maio de 2016, como parte das comemorações aos 75 Anos da Justiça do Trabalho.

    A inauguração da exposição em Pelotas faz parte do Projeto Itinerâncias, do Memorial, o qual visa permitir a circulação das exposições realizadas pelo Memorial em outros espaços, em especial nas instituições parceiras da Justiça do Trabalho e nas unidades judiciárias do interior.

    Interessados em abrigar as exposições, podem contatar o Memorial pelo telefone (51) 3314.2310 ou pelo e-mail memorial@trt4.jus.br.

  • Bolsa de Iniciação ao Trabalho: Relação dos selecionados na Primeira Etapa

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas informa que a Comissão Avaliadora da Seleção para Bolsa de Iniciação ao Trabalho, com base nos critérios estabelecidos pelo Edital Nº001/2017-ICH, selecionou os seguintes candidatos para a etapa de Entrevista, a ser realizada de acordo com o agendamento seguinte:

    Entrevista: Secretaria do ICH. Rua Alberto Rosa, 154
    Os candidatos deverão estar presentes no horário marcado para o início de sua respectiva sessão.

    Terça-feira, 23 de maio de 2017

    SESSÃO 1 – 15 H

    AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA

    DHARA FERNANDA NUNES CARRARA

    GABRIELA FERREIRA SCHIAVON

     

    SESSÃO 2 – 15 H 15 min

    GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES

    MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR

    CHESLEY NUNES FERREIRA

     

    SESSÃO 3 – 15 H 30 min

    LUÍS FELIPE ECKER PCHARA

    TAMIRES FERREIRA SOARES

    EDIANE CAMACHO MADRUGA

     

    SESSÃO 4 – 15 H 45 min

    HENRIQUE MARTIM DE MOURA

    BRUNO GIACOMELLI DA SILVA

    MONIQUE DE MATOS AGUIAR

     

  • ICH seleciona bolsista para Iniciação ao Trabalho

    Atendendo o edital 04/2017/PRAE concedendo bolsas do “Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA – Bolsas de Iniciação ao Trabalho”, de acordo com a Resolução nº 05, de 03 de abril de 2014, do COCEPE, o Instituto de Ciências Humanas – ICH torna público o edital de seleção de bolsistas para concorrer a UMA (01) bolsa de Iniciação ao Trabalho.

    As Bolsas de Iniciação ao Trabalho têm por objetivo promover a iniciação ao trabalho técnico profissional e de gestão acadêmica dos discentes de graduação na UFPel. Essas bolsas compreendem a modalidade de aprendizagem dentro dos ambientes administrativos da universidade, sob o acompanhamento de um supervisor do setor onde o aluno possa vir a atuar, visando melhorar as condições de estudo e permanência.

    O período de inscrições é de 15 a 19 de maio de 2017, das 14 H às 19 H na Secretaria do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154.

    Veja o Edital específico do ICH:  Edital 001_ICH_Programa de Bolsa Iniciação ao Trabalho

  • Formação Continuada para docentes da UFPEL

    A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promove o Projeto de Formação Continuada para Docentes da Universidade Federal de Pelotas, de junho a dezembro de 2017.  
    O projeto busca promover ações que contemplem a formação continuada docente, e acontecerá anualmente, sendo ofertado este ano a partir de junho.  Diferente da oferta de formação para professores ingressantes, essa formação se direciona a todos os docentes da Universidade e está estruturada a partir do formato de mini cursos, mesas redondas e seminários.
    Em anexo, a divulgação do projeto com a programação completa, descrição dos cursos e período. Em breve, divulgaremos o link para as inscrições,
    Contamos com a participação dos docentes.

  • Formatura Interna do ICH

    O Instituto de Ciências Humanas realizou na sexta-feira, 12/05/2017, mais uma Cerimônia Interna de Colação de Grau de todos os seus cursos, no Auditório 2 do Centro de Artes. Ao todo 34 estudantes colaram grau nos cursos de Licenciatura e/ou Bacharelado em Geografia, História, Ciências Econômicas, Antropologia, Arqueologia, Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

    Dando continuidade à iniciativa de realizar a cerimônia interna em conjunto para todos os cursos, a solenidade contou com mesa composta pelo Diretor da unidade, professor Sidney Gonçalves Vieira, Coordenação dos Colegiados dos Cursos de Museologia, Antropologia e História, respectivamente as professoras Sarah Maggitt Silva, Flávia Maria Silva Rieth e Elisabete da Costa Leal, além do secretário Mário Ayres da Silveira. Diversos professores dos cursos envolvidos estiveram presentes na plateia, composta pelos convidados dos formandos.

    A seguir, algumas fotografias, capturadas pelo estudante de Geografia Everson da Martha, que ilustram a solenidade.

     

  • PROPLAN explica aspectos da mudança para o Campus II

    O Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, atendendo a solicitação encaminhada pela área de Geografia do ICH, respondeu alguns questionamentos propostos acerca da mudança para a o Campus II e a saída do Campus Salis Goulart. A seguir, o texto encaminhado pelo pró-reitor, professor Otávio Martins Peres.

    O Campus II
    1. A proposta de constituição do Campus 2 do ICH e da UFPel, iniciada no ano de 2016, com a alocação
    integrada dos cursos de Geografia, Museologia e Conservação e Restauro, os quais ocorriam dispersos na cidade e em
    longas distâncias do prédio principal do ICH, certamente se motivou no intuito de aproximar e integrar a unidade do ICH,  consolidar e fortalecer os espaços dos cursos de Geografia, Museologia e Conservação e Restauro.
    2. A constituição e apropriação de um novo prédio na UFPel, que envolve o desalojamento dos espaços atuais,
    transporte e instalações novas; não ocorre sem grandes esforços institucionais. Para tanto, estamos trabalhando com
    grande dedicação institucional para possibilitar estas etapas de constituição dos cursos no novo prédio, as quais
    necessariamente envolvem a comunidade acadêmica, os departamentos, colegiados, direção da unidade, infraestrutura e administração. Esta referida dedicação ao processo, iniciada no mês de fevereiro, ainda prossegue e contamos com a participação de todos, permanecendo inteiramente a disposição para atendimento e priorização das demandas ainda pendentes.

    A Alocação de Salas em 2017/1

    3. Sobre a situação ocorrida na alocação das atividades de sala de aula no início do semestre 2017/1, esta se
    deu principalmente pelo fato de se tratar de disciplinas ministradas por outros departamentos e por um equívoco no
    processo de ensalamento e comunicação da direção da unidade, o colegiado do curso e a seção de compartilhamento
    de espaços (SACE) da Proplan. As salas de aula do Campus2 têm total prioridade de alocação aos cursos de Geografia
    e Conservação e Restauro. Sendo assim, as salas de aula do Campus2 sempre estiveram reservadas às atividades do
    curso de Geografia, inclusive às disciplinas ministradas pelos outros departamentos. Contudo, estes departamentos que ministram aulas para o curso de Geografia e não compõem o ICH, solicitaram de modo independentemente salas de aula à seção de espaços da Proplan. Um equívoco, que acabou gerando duplicidade na reserva de salas e deslocamento desnecessário dos alunos entre diferente prédios. Este fato, assim que foi identificado, iniciou a ser em grande parte corrigido logo no início do semestre letivo.

    O Prédio do Salis Goulart

    4. Por fim, reafirmamos que o prédio do Salis Goulart será desalugado. O fato de algumas disciplinas dispersas
    ainda estarem sendo desenvolvidas no prédio do antigo colégio Salis Goulart se deu pela situação de estarmos com 7
    salas de aulas interditadas e em manutenção em outros prédios da UFPel; além de uma grande demanda por salas de
    aula que ocorreu no semestre 2017/1. Para acertar esta questão, informamos que estamos procurando corrigir o
    processo de oferta de disciplinas na UFPel, que tem a demanda por alocação de sala de aula como um dos últimos
    passos do processo de oferta, gerando uma distribuição aproveitamento desigual da grade de horários e uma grande
    demanda por número de salas de aula na UFPel.
    Sendo assim, reiteramos a satisfação do contato e a disposição em conjuntamente atender todas as demandas
    do processo de mudança de prédio.

  • Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica

    A professora Renata Menasche, do Departamento de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas, integrante do Comitê Institucional de Bolsas IC/IT da UFPel, divulga o que segue.

    Colegas,

    No último 8 de maio foram publicados os Editais para Bolsas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), além do referente ao Programa Voluntário de Iniciação à Pesquisa (PVIP) da UFPel (todos disponíveis aqui: http://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/, com prazo para submissão até 26 de maio).

    Como representante da área de Humanas no Comitê Institucional de Bolsas IC/IT, venho compartilhar algumas informações pertinentes, chamando sua atenção para aspectos do processo e buscando estimular a ampliação da participação de nossa área na obtenção de bolsas.

    1. A grande novidade desta edição de processo seletivo de bolsas é que, diferentemente do que antes ocorria, um/a mesmo/a pesquisador/a não poderá acumular bolsas do CNPq e da FAPERGS, o que resultará em um movimento de desconcentração de bolsas: maior número de pesquisadores/as será contemplado/a com 1 bolsa CNPq ou 1 bolsa FAPERGS, uma vez que ninguém obterá ambas, cada uma delas sendo acumulável apenas com 1 bolsa da modalidade PBIP-AF/UFPel (Ação Afirmativa) ou da modalidade PBIP-IT/UFPel.

    2. Enquanto área de Humanas, quanto mais pedidos apresentarmos, maior o número de bolsas a serem destinadas à área. E a mesma lógica vale para distribuição das bolsas no interior da área.

    Desse modo, apresentando uma demanda expressiva, poderemos ter um número importante de bolsas captado pela área de Humanas, que será distribuído entre maior número de docentes (comparando com funcionamento anterior).
    Considero ainda fundamental motivá-los/as a, adicionalmente, submeter proposta ao Programa Voluntário de Iniciação à Pesquisa, buscando assim oportunidade de formalizar a situação de tantos/as estudantes que participam de projetos de pesquisa sem qualquer remuneração: sua atividade de iniciação científica não remunerada poderá ser reconhecida pela instituição a partir desta modalidade, o que é importante para a qualificação de seus currículos.

    Ainda outro comentário: comparativamente a edições anteriores, o processo de inscrição está simplificado (ver formulário aqui: http://www2.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/formulario.php), uma vez que não é necessário preenchimento de planilha referente à produção (a ser avaliada a partir do sistema Lattes).

    Espero que com essas informações você se sinta mais motivado/a a submeter proposta aos editais.
    Por último, gostaria de solicitar seu engajamento também no processo de avaliação das propostas recebidas: por favor, envie email manifestando sua disponibilidade para renata.menasche@gmail.com, informando nome completo, PPG e Departamento a que está vinculado/a.

    Cordialmente,

    Renata Menasche

    Programa de Pós-Graduação em Antropologia | Departamento de Antropologia e Arqueologia | Instituto de Ciências Humanas

    Integrante do Comitê Institucional de Bolsas IC/IT da UFPel

  • Formaturas do ICH 2016/2

    Licenciatura e Bacharelado em História – Gonzaga – 19 H

    A cerimônia de Colação de Grau dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em História do Instituto de Ciências Humanas, ocorrerá no sábado, 06/05/2017, às 19 H, no Auditório do Colégio Gonzaga.

     

    Licenciatura e Bacharelado em Geografia – FAEM – 19 H 30 min

    A cerimônia de Colação de Grau dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Geografia do Instituto de Ciências Humanas, ocorrerá no sábado, 06/05/2017, às 19 H 30 min, no Auditório do da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus da UFPel no Capão do Leão.

     

    Cerimônia Interna Todos os Cursos – Auditório 2 – Centro de Artes – 20 H

    A cerimônia de Colação de Grau de todos os cursos do ICH de 2016/2 ocorrerá na sexta-feira, 12/05/2017, às 20 H, no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel. Todos os formandos que não participaram da colação de grau em cerimônias externas colarão grau nesta oportunidade.

  • Exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória” será exibida pela UFPel

    Será inaugurada no próximo dia 25 de maio, às 18h, no Museu do Doce, em Pelotas/RS, a exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória”. O evento, idealizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, ocorrerá por ocasião do lançamento do Banco de Dados para o Acervo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

    Este Banco de Dados já disponibiliza, para conhecimento, os dez primeiros anos da documentação, sendo seu acesso irrestrito, através do endereço http://bancodedadosndh.com.br/.

    No Banco constam várias informações como número do processo; data do início e do fim; nome do demandante; idade, profissão e estado civil do requerente; número da caixa em que está inserido; qual foi seu resultado final; um pequeno resumo da demanda; nome do advogado e do juiz; vara e o tipo de ação, se individual ou plúrima. Com estas informações será possível realizar pesquisas ao serem cruzadas informações dentre os processos e também a partir de outras documentações.

    Sobre a exposição Advocacia Trabalhista Gaúcha, esta foi inaugurada pela primeira vez em 6 de abril de 2015, no saguão do prédio-sede do TRT4, apresentando painéis ilustrativos, fotografias, documentos, recortes de jornal e objetos que reconstroem a história da advocacia trabalhista no Estado.

    Seu outro destaque é um vídeo de aproximadamente 10 minutos – versão reduzida de um documentário produzido pelo Memorial, que reuniu 23 entrevistas com advogados atuantes na Justiça Trabalhista. O documentário foi lançado em uma sessão de cinema no dia 2 de maio de 2016, como parte das comemorações aos 75 Anos da Justiça do Trabalho.

    A inauguração da exposição em Pelotas faz parte do Projeto Itinerâncias, do Memorial, o qual visa permitir a circulação das exposições realizadas pelo Memorial em outros espaços, em especial nas instituições parceiras da Justiça do Trabalho e nas unidades judiciárias do interior.

    Interessados em abrigar as exposições, podem contatar o Memorial pelo telefone (51) 3314.2310 ou pelo e-mail memorial@trt4.jus.br.

     

    Fonte da informação: http://wp.ufpel.edu.br/ndh/2017/05/03/exposicao/