Notícias
  • COCEPE esclarece Unidades Acadêmicas em relação ao Calendário e atividades no período de greve e suspensão do calendário

    Justificativa do COCEPE
    Devido às diversas correspondências recebidas pela Secretaria dos Conselhos, com dúvidas referentes aos procedimentos dos Colegiados de Cursos e respectivos professores, em relação a alunos não formandos e solicitações específicas de diversos alunos, o COCEPE em reunião realizada no dia 1º de dezembro deliberou encaminhar memorando circular para esclarecimentos às Unidades Acadêmicas, conforme documento em anexo.
    Solicitamos ampla divulgação, para que todos tenham conhecimento da deliberação.
    O Esclarecimento do COCEPE
    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em reunião realizada em 1º de dezembro de 2016, esclarece que de acordo com a Nota nº 4 do COCEPE e por decisão deste Conselho, em reunião do dia 03 de novembro último, conforme ata nº 31/2016, todos os alunos que estiverem aptos terão sua colação de grau autorizada e que os alunos que não receberem aulas no período de suspensão do calendário terão seu direito garantido para a reposição, após a definição do novo calendário. Sendo assim, o COCEPE recomenda o atendimento prioriário aos alunos formandos e que, se necessário, as mesmas disciplinas sejam oferecidas regularmente para os demais alunos, quando da aprovação do novo calendário.

  • Atenção para a programação de férias para janeiro 2017

    Programação de Férias até 07/12/16
    Informamos que as férias com gozo previsto para janeiro de 2017 poderão ser programadas, exclusivamente por intermédio do sistema próprio, até 07 de dezembro de 2016, quarta-feira. No dia 08 de dezembro de 2016, quinta-feira, todas as férias solicitadas para janeiro/2017 serão homologadas pela Direção do ICH. As férias para os meses subsequentes permanecem nos prazos previstos.


    Possibilidade de Interrupção de Férias em janeiro/17

    Em função da greve em curso, e da suspensão do calendário acadêmico, não há como prever a ocorrências de aulas em janeiro. Caso isso venha a ocorrer (dias letivos em janeiro) as férias terão que ser interrompidas por intermédio dos protocolos existentes. Entretanto, ficará garantido o pagamento dos benefícios decorrentes, desde que solicitados (até 07/12/16) e homologados (até 08/12/16).


    Servidores com FG/CD deverão informar SIAPE

    Aqueles servidores que exerçam cargo ou função gratificada (chefia de departamento, coordenação de colegiado, coordenação de pós-graduação entre outros) deverão informar o nome, o número do SIAPE e o cargo/função que exercem, através de e-mail para este endereço (secretariaich@gmail.com) com o assunto “Férias FG“. Reforçamos a importância deste procedimento, pois o sistema não elenca o pedido de férias dos servidores nesta condição, sendo necessário a busca individual por matrícula, motivo pela qual só faremos a busca daqueles que enviarem a solicitação.


    Avisos

    Lembre-se de que as férias devem ser programadas em acordo com a chefia imediata a fim de que não ocorram prejuízos ao serviço prestado. Assim, antes de fazer a programação entre em contato com sua chefia imediata.

    Após homologadas as férias o servidor recebe, automaticamente, uma mensagem no e-mail cadastrado no sistema informando sobre a situação. Caso tenha feito a programação e até às 24 h do dia 08/12/16 não tenha recebido a informação sobre a programação feita, entre em contato com a direção até às 12 H (meio-dia) do dia 09/12/16 por intermédio deste email (secretariaich@gmail.com) com o assunto “Férias não homologadas” para que sejam tomadas as providências cabíveis.

    Mais informações sobre férias podem ser encontradas no site do ICH no seguinte endereço:
    http://wp.ufpel.edu.br/ich/ferias/

    A Direção – ICH

    Ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.

  • Pós em Geografia com Seminário de 9 a 11 de novembro

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    III SEMPGeo

    O III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel levará o tema: “A Geografia frente o atual cenário político, socioambiental e educacional brasileiro”.

    O III SEMPGeo teve sua realização aprovada pelo Comando de Greve, pretende discutir a atual conjuntura frente à Geografia e  conta com a realização de cursos, palestras oficinas e apresentação de trabalhos, em uma programação intensa que pode ser conferida no link abaixo.

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    Veja mais detalhes na página do evento: http://seminarioppgeoufpel.blogspot.com.br/

     

  • XII SEUR começa Hoje às 19 H no Mercosul

    Confirmada a realização do XII SEUR

    O XII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais ocorrerá de 26 a 28 de outubro, nas dependências do Centro de Integração do Mercosul. A atividade foi autorizada pela Comissão de Ética do Comando de Greve da ADUFPEL.

    Prêmio Prof. Mário Rosa do Mérito em Geografia

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    Hoje, a programação conta com a entrega do VI Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, conferido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais como Homenagem Especial a um profissional de destaque na área da Geografia. Este ano, o agraciado com o Prêmio é o professor Solismar Fraga Martins, da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. O professor receberá o prêmio às 19 H, no Auditório do Mercosul.

    Palestra Profa. Silke Kapp

    Logo em seguida, a professora Silke Kapp proferirá uma palestra sobre o tema “A Produção Autônoma do Espaço Urbano e Tecnologias Sociais”. A professora Silke é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, arquiteta, com mestrado e doutorado em Filosofia (UFMG, 1994 e 1999). Atualmente é professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras). Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica da arquitetura e da cidade, habitação, produção do espaço cotidiano, interfaces para a autonomia, metodologia da pesquisa sócio-espacial.

    O restante da programação pode ser consultado no link do evento.

    XII SEUR

  • MUSEU GRUPPELLI: Exposição Temporárias: ” A Vida Efêmera Dos Objetos: Um Olhar Pós-Enchente”

    MUSEU GRUPPELLI

    O Museu Gruppelli é um lugar da memória do 7º Distrito de Pelotas, que preserva o patrimônio e os modos de vida da região colonial da cidade. Ele fica localizado na Colônia Municipal da cidade, onde, por volta do ano de 1876, estabeleceu-se a família Gruppelli, vinda de Montova, norte da Itália.

    Instalado em uma antiga adega, construída no início do século XX, o Museu Gruppelli, criado em 1998, tem por objetivo guardar e expor objetos típicos da região colonial, formada por descendentes das imigrações européias.

    Seu acervo é composto por coleções diversas e tem como tema a ruralidade, mais especificamente as diversas manifestações do trabalho, seja no campo, no armazém e nos afazeres doméstico, e também na mercearia, na produção de vinho e na hospedaria. O esporte também é representado, em especial o Grêmio Esportivo Boa Esperança, time da região que completa 92 anos este ano, jogando ininterruptamente.

    NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

    Intitulada: “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”, a exposição foi inaugurada no dia 03 de julho de 2016 com o objetivo de contar a história da tragédia ocorrida no Museu Gruppelli através da visão dos objetos, tendo-os como protagonistas e narradores do evento.

    Na semana da Páscoa deste ano, o Museu Gruppelli sofreu com uma enchente que assolou o todo o 7º Distrito, de forma inédita. O prejuízo ao Museu e ao acervo foi enorme e essa exposição é uma forma de relembrar esse fato através do próprio acervo. Está representado na exposição, também, o trabalho cooperativo de professores e alunos dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauração para recuperar parte expressiva do acervo atingido pelas águas, como a bandeira do Time Boa Esperança e os livros de receita da família.

    Na exposição também é feita uma merecida homenagem póstuma a diversos objetos perdidos na enchente, tais como o tacho de doce (fotografias anexas), tão famoso e representativo para a comunidade.

    O Museu Gruppelli funciona aos domingos das 10h às 16h.

    Excursões e escolas podem agendar sua visita pelo telefone (53) 32245028.

    O que?  Visitação ao Museu Gruppelli e a nova exposição “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”

    Quando? Todos os domingos das 10h às 16hs.

    Onde? Museu Gruppelli fica localizado na zona rural, 7º distrito de Pelotas

    Mais informações:

    Telefone: (53) 3224-5028

    Facebook: https://www.facebook.com/Museugruppelli2/

    e-mail: museugruppelli@gmail.com

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  • Cursos do ICH terão formatura interna única no dia 13/09

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    O Instituto de Ciências Humanas (ICH) realizará formatura interna única e conjunta dos alunos que concluíram seus cursos em 2016/1.

    A solenidade ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016 (terça-feira), às 20 H.

    O local da solenidade será o Auditório 2 do Centro de Artes, localizado na Rua Álvaro Chaves, 65.

    A Direção do ICH convida todos para que prestigiem a colação de grau dos cursos de História, Geografia, Economia, Antropologia e Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.

  • Cursos do ICH com estrelas no Guia do Estudante 2016

    A Editora Abril divulgou a avaliação de 2016 dos cursos superiores do país, constantes da publicação Guia do Estudante. A pontuação máxima atribuída pelo Guia é de cinco estrelas.

    Veja, a seguir, os cursos do Instituto de Ciências Humanas avaliados.

    Curso Coordenador Estrelas
    Ciências Econômicas Júlia Gallego Ziero Uhr 3
    Conservação e Restauro Karen Velleda Caldas 3
    Geografia José Alvaro Martins 4
    História Elisabete da Costa Leal 3
    Museologia Sarah Maggitti Silva 3

    Na página da UFPel é possível visualizar os cursos avaliados na Universidade.

  • Trancamento de Matrícula na Museologia e na Conservação e Restauro terão atendimento em regime de plantão

    Em virtude da falta de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício das funções de secretaria, a realização do Trancamento de Matrículas, prevista no Calendário Acadêmico para ocorrer de 05 a 09 de setembro de 2016, ocorrerá em regime de plantão, com horários delimitados, conforme segue.

     

    Trancamento de Matrícula

    Museologia

    dias 08 e 09 de setembro

    das 09 H às 12 H

     

    Trancamento de Matrícula

    Conservação e Restauro

    dias 08 e 09 de setembro

    das 18 às 21 H

     

    As coordenadoras dos colegiados, professoras Sarah Maggitti Silva e Karen Velleda Caldas, dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro, respectivamente, contarão com o auxílio das servidoras Nanci Ribeiro, do Colegiado de História e Carmem Mesquita, da Secretaria do ICH na Félix da Cunha.

  • Museologia e Conservação e Restauro com secretarias sem expediente

    Secretarias de Conservação e Restauro sem técnicos

    Como é do conhecimento de todos, há algum tempo os setores técnico-administrativos do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro e dos Colegiados dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauro, sofrem com a falta de Servidores Técnico-Administrativos para a realização das tarefas que lhes são atinentes.

    Em virtude disso, os professores que exercem as respectivas funções de Chefia e Coordenação têm assumido um comprometimento de trabalho que extrapola, em muito, as tarefas designadas para os cargos. Certamente, isso tem sido motivo de muitos problemas encontrados nestes setores.

    Falta de solução imediata

    Infelizmente, as soluções tentadas até o momento não foram suficientes para resolver tais problemas. Na verdade, todas as tentativas foram infrutíferas, resultando no fato de que, no presente, não existe qualquer técnico-administrativo atuando em tais secretarias. A perspectiva futura aponta grandes dificuldades para a mudança do quadro, em função dos motivos que se expõe adiante.

    O crescimento da Universidade Federal de Pelotas não foi acompanhado pelo aumento de Técnicos Auxiliares de Ensino (TAEs), de modo a dar suporte às atividades necessárias ao bom funcionamento dos cursos. Tal situação é agravada pela incerteza de contratação de novos servidores que possam atender a tal demanda.

    No Instituto de Ciências Humanas há uma deficiência histórica de TAEs, de modo que outros setores apresentam demandas semelhantes. No momento, tentativas de mobilidade interna esbarram na evidência de que a mudança de um técnico de um setor para outro apenas muda o problema de lugar. Além disso, ao longo do tempo os técnicos se “especializam” em determinados setores, de modo que se torna injustificável a remoção de um servidor de um setor com bom funcionamento.

    Em consequência da situação, a Direção do ICH determinou o fechamento das Secretarias do Departamento e dos Colegiados de Curso de Museologia, Conservação e Restauro, em face da inexistência de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício de tais funções. Assim, o expediente público destas secretarias será, emergencialmente, realizado pela Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154, na medida das possibilidades existentes.

    Com isso, as demandas dos professores, que seriam encaminhadas junto à secretaria do Departamento, deverão ser encaminhadas à Secretaria Geral do ICH, assim como as demandas dos alunos, junto aos colegiados dos cursos.

    Sendo esta uma situação completamente emergencial, conta-se com a colaboração de todos os professores e alunos no sentido de que, dentro de suas possibilidades, contribuam no encaminhamento de suas demandas, restringindo os encaminhamentos à Secretaria Geral apenas para os serviços que exijam tal especificidade e que não possam ser realizados pessoalmente.

    Em continuidade, a Direção garantiu a continuidade do empenho no sentido de encontrar uma solução definitiva que atenda a realização dos serviços necessários ao bom funcionamento dos cursos envolvidos.

     

  • ICH recebe três vagas docentes

    O Instituto de Ciências Humanas recebeu três vagas docentes para professores do quadro efetivo, a partir da deliberação do COCEPE sobre a distribuição de vagas. Duas das vagas decorrem da Matriz de Alocação de vagas Docentes e uma foi considerada Vaga Estratégica pelo Conselho.

    No plano interno, as vagas foram distribuídas para o Departamento de História, Departamento de Geografia e Departamento de Antropologia e Arqueologia. Na História e na Geografia será realizado concurso, nos termos do Edital 40/2016, que segue abaixo. O Departamento de Antropologia e Arqueologia chamará candidato aprovado em recente concurso na área de Arqueologia.

     

    Edital 040/2016 – Professor Efetivo