Notícias
  • Leur Geografia inicia Seminário

    XIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais

    Começa quarta-feira, 13/12/17 o XIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Departamento de Geografia do ICH/UFPEL.

    As atividades terão início às 19 H no Auditório do Campus II com a mesa de abertura de  Beatriz Franchinni, que, dentro da temática dos estudos regionais de fronteira falará sobre “Os efeitos da legalização da maconha na Faixa de Fronteira”.

    Na quarta-feira o professor Maurício Polidori, da Faurb, falará sobre “Planejamento urbano na cidade contemporânea”.

    Na sexta-feira haverá a entrega do Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia para o professor Paulo Roberto Soares, da UFRGS. Em seguida, o homenageado falará sobre “Pelotas e a urbanização contemporânea”.

    Participe do evento. Mais detalhes no site do XIII SEUR http://wp.ufpel.edu.br/seur/

     

  • PPGMP convida para palestras sobre patrimônio e memória

    O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) do Instituto de Ciências Humanas convida para as seguintes palestras:
    Título: Riscos e ameaças ao patrimônio cultural: a conservação num cenário de mudanças climáticas
    Palestrante: Profa. SILVIA ZANIRATO, USP
    Quando:Terça-feira, 12 de dezembro
    Horário: 14hs
    Local: Sala 310 PPGMP Campus II
    Título: Memoria y Mudanza
    Palestrante: Prof. RICARDO GONZALEZ, Universidad de Buenos Aires
    Quando:Quarta-feira, 13 de dezembro
    Horário: 14hs
    Local: Sala 310 PPGMP Campus II

  • IV SempGeo teve início segunda-feira

    Nesta segunda-feira, 04/12/17, teve início o IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas.

    Logo no início houve uma belíssima apresentação da Companhia Teatral Filhos de Tereza (https://www.facebook.com/FilhosdeTereza/) que emocionou a plateia.

    Em seguida, a mesa de abertura foi composta pelo Diretor do ICH, professor Sidney Gonçalves Vieira, pelo Chefe do Departamento de Geografia, professor Lucas Manassi Panitz e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, professor Adriano Heck Simon. Todos enfatizaram a importância do evento e da Pós-Graduação em Geografia para o fortalecimento dos cursos de Geografia na UFPel.

    Na sequência, ocorreu a palestra do professor Adriano Figueiró, da Universidade Federal de Santa Maria, que falou sobre a crise paradigmática vivenciada pela Geografia na atualidade.

    As atividades do evento seguem na terça e na quarta com mini-cursos e palestras. A programação completa do evento está disponível em https://www.facebook.com/sempgeo/

     

     

  • Conselho de Extensão se reuniu no Campus II do ICH

    A professora Andréa Bachettini, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, apresentou o relato da 2ª reunião do Conselho de Extensão (CONEXT), realizada no dia 01/12/17, sexta-feira, no Auditório do Campus II do ICH.

    1) Aprovação da ata reunião anterior; 
    –  Ata foi aprovada pelos conselheiros presentes.
     
    2) Apresentação das câmaras e núcleos de extensão pelos representantes do Centro de Artes (CA), do Centro de Letras e Comunicação (CLC), do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e do Centro das Engenharias (CENG; 
    – Os professores representantes destas unidade apresentaram o funcionamento das câmaras em suas unidades, cada câmara tem um regimento, que serão disponiblizados aos demais membros do conselho via e-mail. 
    Alguns professores relataram que após a criação do Sistema de Projeto Unificado no Cobalto os projetos não passam mais pelas câmaras, hoje está sendo realizado direto pelo professor no cobalto e posteriormente aprovado pelos diretores de unidades, o que acabou tirando o papel das câmaras de extensão, que antes encaminhavam os projetos de extensão das unidades. 
    Portanto, hoje cabe ao diretor aprovação dos projetos, em algumas unidades o diretor tem encaminhado por email o link dos projetos para as câmaras, para que estas verifiquem a carga horária do professor e o mérito dos projetos, somente depois de passarem pelas câmaras, e pela reunião do conselho da unidade, o diretor faz a aprovação. Este sistema tem sido adotado por algumas unidades, mas em outras as câmaras estão sendo extintas, segundo relato dos conselheiros. Cada unidade tem autonomia de escolher a forma como será realizado este trâmite interno dos projetos de extensão.
    Relatei que no ICH a partir de agora a direção só aprovará os projetos que passarem pelas reuniões de departamento e conselho departamental, forma adotada para os departamantos saberem os projetos que estão sendo encaminhados pelos professores. 
    3) Apresentação do Fórum Social da UFPel;
    – O Forum Social – deve seu regimento aprovado pelo CONSUN e tem em sua composição por membros das Pró-Reitoorias e representantes dos movimentos sociais que não pertencem a UFPEL, as reuniões do Forum são realizadas uma vez por mês, já foram realizadas várias atividades conjuntas: Semana do Alimento Orgânico, Seminário de Hip-Hop, Feira de Artesanato Quilombola, Ações e oficinas no Ginásio do Navegantes, atividades da Cidade Amiga do Idoso, Assistencia Jurídica para as Associaçõeas, e ainda o Forum Social participou da III SIIEPE em várias apresentações artísticas no Campus II e na feira que ficou montada durante o evento no pátio do campus II.
     
    4) Apresentação do estado da arte da curricularização.
    – Pró-Reitora Prof. Dra. Francisca Michelon apresentou como esta acontecendo o processo de curricularização da Extensão  dentro da UFPEL e também apresentou como é em outras Universidades. Este tema deverá ser retomado na próxima reunião devido ao término, que alcançou o teto de 2  horas.
     
    Outros assuntos abortados:
    – Confecção de um catálogo de extensão da UFPEL ao final de cada ano.
    – A Universidade Aberta da Terceira Idade. (Professores interessados podem participar e  criar disciplinas, as aulas tem acontecido no Museu do Doce de segunda a quarta, das 14h as 18H mais informações com a Professora Adriane Cavalli pelo e-mail adriscavalli@gmail.com
     
    Próxima reunião esta prevista para antes do recesso.

  • Campus II do ICH sediará atividades da SIIEPE

    Diversas atividades da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão ocorrerão no Campus 2 do ICH. Entre essas, o Congresso de Extensão e Cultura e o Congresso de Ensino de Graduação.

    Além das apresentações de trabalho, teremos:

    • Credenciamento da SIIEPE que ocorrerá durante toda a semana no saguão;
    • coffee-break no saguão;
    • Encontro de alunos extensionistas no pátio, com rodas de conversa, apresentações de trabalho e apresentações artísticas (usando parte do estacionamento)
    • mix bazar com bancas de comercialização de artesanato e alimentos.

    A sala 119 funcionará como secretaria do CEC.

    Participem.

    Para maiores informações acesse AQUI.

  • Projeto Olhares Especiais traz a inclusão através da fotografia

    Captar o mundo pela ótica de jovens e adultos especiais. Essa foi a ideia do projeto Olhares Especiais, incentivado pela Escola de Inclusão da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad). Em 2015 o projeto surgiu através de uma oficina orientada pela professora Lorena Almeida Gil, do Departamento de História do ICH e pela aluna de Cinema e Audiovisual Ane Tchavo, em uma atividade do Programa de Educação Tutorial (PET) Diversidade e Tolerância.

    E o resultado desse projeto é uma exposição de fotos. Localizada no Campus das Artes da UFPEL e aberta ao público, ela teve início nesta segunda-feira (06/11) e vai até a próxima sexta-feira, aberta das 14 H às 22 H. Nela, algumas das fotos estarão sendo mostradas ao público em painéis e em um telão. Durante a semana integrada da UFPEL, de 20 a 24 deste mês, a exposição também ocorrerá. Além disso, um almoço no CTG Thomaz Luiz Osório ocorrerá no dia 26, um domingo.

    (Fonte das informações: http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=MTI4NDE2&id_area=MQ==&chave=b7eaaec2ae76128

    Veja AQUI matéria completa sobre o assunto publicada no Diário Popular.

     

    Fotos: Jô Folha (Diário Popular)

  • Aposentadoria de Mário Vasconcellos de Moura

    Mário Moura

     

    Ao terminar o mês de outubro chegou o tempo da aposentadoria de nosso colega Servidor Técnico Administrativo Mário Vasconcelos de Moura. Admitido na Universidade Federal de Pelotas em 24 de maio de 1993, nos últimos 14 anos desempenhou suas funções junto aos cursos de História do Instituto de Ciências Humanas, principalmente no Departamento, mas em algumas ocasiões também no Colegiado dos Cursos.

    Pessoa discreta e afável, conquistou a amizade e o reconhecimento de todos no ICH por seu trabalho profissional e dedicado. Pelo conhecimento que tinha dos assuntos do departamento, virou fonte de consulta para os professores e colegas que buscavam informações sobre o cotidiano e os afazeres da universidade.

    Na terça-feira, 31/10, recebeu a homenagem de alguns dos colegas que trabalham mais próximos, que fizeram uma roda de conversa com um bate papo para relembrar os bons momentos vividos na UFPel. A professora Ana Inez Klein, em nome do Departamento de História, fez a entrega de flores em homenagem à aposentadoria de nosso colega.

    Nossos desejos são de que nessa nova fase possa aproveitar bons momentos com os familiares e amigos que, durante tanto tempo, foram privados desse convívio em função do tempo no trabalho. Agora é o momento de aproveitar o tempo e a aposentadoria. Desejamos muitas felicidades, Mário. No mesmo sentido, tenha a certeza de que o ICH será sempre a tua casa e que estaremos sempre de braços abertos para te receber.

    Uma lembrança do Mário Moura com alguns colegas do ICH