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    Notícias
  • Orientações para Matrícula 2016/2

    ATENÇÃO – Orientações para Matrícula 2016/2

     

    Os ingressantes SISU e PAVE serão matriculados automaticamente pelos Colegiados de Curso em todas as disciplinas do primeiro semestre, não necessitando solicitar a matrícula online.

     

    Os ingressantes das modalidades de transferência, portador de título, reopção e reingresso deverão realizar a sua matrícula no Colegiado de Curso no período de Correção de matrícula – de 01 a 05 de agosto.

     

    Os alunos vinculados ao Campus de Ciências Sociais e Humanas que estão com calendário diferenciado em detrimento das ocupações não devem solicitar matrícula nas datas a seguir, pois possuem calendário próprio aprovado pelo COCEPE.

     

    A solicitação de matrícula on-line acontecerá de 25/07 até 29/07. A consulta da matrícula online estará disponível a partir do dia 31/07. Lembramos que as solicitações de matrículas serão processadas considerando os critérios estabelecidos no Regulamento do Ensino de Graduação, não tomando como parâmetro a ordem de acesso e solicitação no sistema.

    A ordem de matrícula segue os seguintes critérios:

    – Discentes concluintes;

    – Discentes que tenham obtido desempenho acadêmico satisfatório (Alunos Regulares, ordenados pelo maior número de disciplinas cursadas com êxito e menor número de reprovações e infrequências);

    – Discentes que não tenham obtido desempenho acadêmico satisfatório (Alunos Irregulares, ordenados pelo maior número de disciplinas cursadas com êxito e menor número de reprovações e infrequências);

    Após o processamento verifique sua matrícula. Se você não conseguiu vaga nas disciplinas pretendidas, compareça no Colegiado do seu curso no período de correção de matrícula. O prazo de correção de matrícula é de 01/08 até 05/08. Verifique com seu Colegiado se o mesmo possuí um cronograma interno de atendimento aos alunos para estas datas.

    Os alunos que não estiverem na cidade no período de correção de matrícula e matrícula especial devem providenciar um procurador para o representar.

    Matrícula especial: ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto.

    Conforme a Resolução 11/2011 do COCEPE, qualquer aluno de graduação da UFPel pode se matricular em até duas disciplinas de outro curso por semestre. Para tanto, deve estar matriculado no quantitativo mínimo de créditos permitido no seu curso de origem. Para realizar a matrícula, o aluno deve solicitar autorização por escrito do Coordenador do seu curso e encaminhar o pedido na secretaria do curso que oferece a disciplina pretendida, dentro do prazo estabelecido. Durante a matrícula especial não é possível excluir uma disciplina para matricular outra.

    ATENÇÂO: Se você pretende realizar matrícula especial, informe-se sobre a metodologia que cada Colegiado esta adotando, pois os mesmos estão atuando de diferentes formas, visando um melhor atendimento.

     

    Cronograma:

    Período Ação
    25/07 à 29/07 Solicitação de matrícula online
    31/07 Consulta de matrícula online
    01/08 à 05/08 Correção de matrícula nos Colegiados
    08/08 à 09/08 Matrícula especial
    08/08 Início das aulas

     

     

  • Odontologia divulga calendário diferenciado

    O Colegiado da Faculdade de Odontologia está informando que, devido à greve dos servidores, a Faculdade está com calendário diferenciado, com início das aulas do semestre letivo de 2016/2 em 7 de novembro de 2016, confirmação de matrícula para ingressantes dias 09, 10 e 11 de novembro de 2016 e previsão de término para 28 de abril de 2017.

         Especificação de datas:

    07/11 a 16/12/16 – Dias letivos.

    09/11 a 11/11/16 – Confirmação de matrícula para ingressantes.

    06/02 a 20/04/17 – Retorno do recesso aos dias letivos.

    24/04 a 28/04/17 – Período de exames.

  • SOBRE PROBLEMAS PARA PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO

    Informamos aos candidatos que estão com problemas em preencher a Ficha de Ingressantes para a chamada oral do SISU de Inverno que devem acessar o site do SISU para conferirem o e-mail com que se inscreveram no processo. O e-mail informado na inscrição deve ser o mesmo que o candidato está inserindo no campo para preencher a ficha, caso contrário não será possível prosseguir.

  • LOCALIZAÇÃO MATRÍCULAS SISU E ANÁLISE DE RENDA PARA COTISTAS

    Lembramos que as matrículas da chamada oral do SISU Inverno na UFPel serão realizadas na Rua Alberto Rosa, 580, a algumas quadras do centro histórico da cidade e de diversos prédios da universidade. A seguir publicamos um mapa para ajudar na localização. Fique ligado!

    MAPA AABB

    Já os candidatos cotistas que precisam comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo – SOMENTE COTAS L1 E L2!!! – devem se dirigir ainda até a Avenida Bento Gonçalves, 3395, após a entrega de documentos para a matrícula, para a análise da renda. Segue o mapa a seguir:

    PRAE

    ATENÇÃO!!! Enfatizamos que os candidatos que foram selecionados através das cotas L1 e L2 devem, obrigatoriamente, comparecer para a análise de renda, sob o risco de serem desligados da universidade.

    Os candidatos da cota L2 só devem se dirigir ao local da análise da renda após efetuarem a matrícula e passarem pela Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia.

     

    Os dias e horários para entrega dos documentos de matrícula e da análise de renda podem ser conferidos neste link.

     

  • GUIA PRÁTICO DE MATRÍCULA – CHAMADA ORAL SISU 2016/2

    Olá, seja bem-vindo! A UFPel deseja boa sorte a todos os candidatos a uma vaga na instituição neste semestre! Este guia tem por objetivo ajudar a esclarecer as principais dúvidas que os candidatos possam ter sobre a nossa chamada oral, e sobre as etapas que por ventura virão. Lembramos que a leitura do edital da chamada oral é ESSENCIAL, portanto este guia em nenhum momento o substitui. Podes acessar o edital e as listas de espera para ampla concorrência e para cotas sociais neste link: http://wp.ufpel.edu.br/cra/2016/06/22/edital-de-matricula-sisu-inverno-20162-chamada-oral/.

     

     

    O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

     

    Orientações gerais:

     

    • Fique atento aos dias e horários estipulados no cronograma de matrículas, pois é obrigatória a presença do candidato ou representante no local onde realizaremos a chamada ANTES do fechamento dos portões para a assinatura da ata de presença.

     

    • Só poderão ser chamados os candidatos que assinarem a ata!

     

    • Mesmo que não haja vaga no edital para a modalidade em que o candidato se inscreveu ele deve comparecer para a assinatura da ata para não ser excluído do processo seletivo!

     

     

    • Nenhum candidato poderá assinar a ata de presença se não tiver a ficha de cadastro!

     

    • A chamada dos cursos em cada dia se dará na ordem prevista no edital, até que sejam preenchidas as vagas.

     

    • No caso do esgotamento da lista de espera de uma modalidade de cota, sem a ocupação de todas as vagas, as restantes serão migradas para a próxima cota, sendo somadas as já existentes para esta chamada conforme o edital.

     

    • Permaneçam no local até o término da chamada para o seu curso!

     

    • Os candidatos inscritos em qualquer uma das quatro modalidades de cotas sociais podem concorrer tanto na modalidade inscrita quanto na modalidade de ampla concorrência desde que compareçam e assinem as respectivas atas.

     

    • Quem efetivar a matrícula pelas vagas reservadas estará automaticamente excluído da lista de espera da modalidade ampla concorrência.

     

    • Os concorrentes que estiveram presentes, porém não tiverem suas matrículas efetivadas por não se encontrarem dentro do número de vagas desta Chamada Oral, poderão ser convocados por Comunicado, mediante a eventual existência de vagas.

     

    • Os comunicados serão publicados pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), no endereço http://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais/, a qualquer momento, sendo de responsabilidade do candidato a verificação frequente da página da CRA.

     

    Candidatos inscritos por cotas sociais

    Para todas as modalidades de cotas:

    • Cotistas das quatro modalidades (L1, L2, L3 e L4) precisam comprovar, por meio de histórico ou certificado de conclusão, que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras.
    • Não poderão concorrer às vagas reservadas para cotas os estudantes que tenham cursado, parcial ou integralmente, o Ensino Médio em escolas particulares, mesmo que por meio de bolsas de estudo.
    • Somente cotistas que se inscreveram para as modalidades L1 e L2 devem comprovar renda.

     

    Para candidatos da cota L1:

    • Os candidatos das cotas L1 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso devem ir à PRAE para a entrevista comprobatória da análise de renda, seguindo os dias e horários que constam no edital específico que pode ser acessado neste link.
    • Candidatos desta cota podem entregar os documentos para matrícula por procuração, porém a entrevista para comprovação  deve ser realizada pelo próprio candidato, dentro dos dias e horários estabelecidos.

     

    Para candidatos da cota L2:

    • Os candidatos da cota L2 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso devem se dirigir à Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia (que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas).
    • Estes candidatos não poderão entregar os documentos para matrícula por procuração por necessitarem fazer a entrevista com a Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia no mesmo dia, logo após a entrega dos documentos.
    • Os candidatos desta cota só devem se dirigir à PRAE, para comprovação de renda, após realizarem a matrícula e passarem pela Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia.

     

    Para candidatos da cota L3:

    • Candidatos desta cota não devem realizar mais nenhum procedimento além da entrega dos documentos para matrícula, estando dispensados após a assinatura da ata de matrícula.

     

    Para candidatos da cota L4:

    • Os candidatos da cota L4 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso devem se dirigir à Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia (que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas).
    • Estes candidatos não poderão entregar os documentos para matrícula por procuração por necessitarem fazer a entrevista com a Comissão de Avaliação da Declaração de Etnia no mesmo dia, logo após a entrega dos documentos.

     

     

     

    Sobre a documentação exigida

    • carteira de identidade precisa ter sido expedida em data em que o concorrente tenha, no mínimo, quinze anos completos. Caso tenha sido feita em data anterior, deve ser levado o protocolo do pedido da identidade nova.

     

    • NÃO SÃO ACEITAS A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E A CARTEIRA DE TRABALHO em substituição à identidade.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar título de eleitor após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar o certificado de reservista após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Candidatos com mais de 45 anos estão dispensados da apresentação de certificado de reservista.

     

    • Concorrentes que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior precisam apresentar parecer da equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

     

    • Documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, em caso de idioma diferente do Português ou Espanhol.

     

    • Candidatos estrangeiros precisam apresentar cópia simples acompanhada do original do passaporte e do visto de permanência no Brasil, ou da carteira nacional de estrangeiro.