Início do conteúdo
Histórico 2019

Projeto GAMA – 2019

                       As principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

Cursos Preparatórios para o Cálculo

Atividades de Reforço em Cálculo

Encontros de Cálculo e Encontros de ALGA

Monitorias

Qualificação dos bolsistas do projeto

 

                   Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet).

                   Em 2019/1 o GAMA atendeu 786 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel e 21 estudantes externos à UFPel. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2019/1 foi o CENG (251 estudantes), seguido pelo CDTec (132 estudantes), IFM (137 estudantes), CCQFA (82 estudantes) e FAEM (51 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 133 estudantes.

                   Em 2019/2 o GAMA atendeu 383 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel e 6 estudantes externos à UFPel. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2019/1 foi a FAEM (82 estudantes), seguido pelo CDTec (77 estudantes), IFM (73 estudantes), CENG (65 estudantes) e CCQFA (52 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 34 estudantes.

Curso Preparatório para o Cálculo – CPC

               No recesso de verão (entre os semestres 2018/2 e 2019/1), o projeto GAMA disponibilizou três módulos de reforço, ao longo de três semanas, sendo um de matemática Básica, um de Funções e um de Funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

              No recesso de inverno (entre os semestres 2019/1 e 2019/2), o projeto GAMA disponibilizou dois módulos de reforço, ao longo de duas semanas, sendo um de matemática Básica e um de Funções.

 

Atividades de Reforço em Cálculo – ARC

                   Em 2019/1, o projeto GAMA disponibilizou 6 (seis) módulos, sendo:

1)  Um módulo de matemática básica. Do total de inscritos, 189 estudantes compareceram, sendo que 142 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 99 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 60 estudantes).

2)  Um módulo de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 246 estudantes compareceram, sendo que 206 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 36% (de um total de 125 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 43% (de um total de 68 estudantes).

3)  Um módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 168 estudantes compareceram, sendo que 142 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 83 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação se mantém em 45% (de um total de 56 estudantes).

4) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 117 estudantes compareceram, sendo que 111 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 52% (de um total de 58 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 62% (de um total de 21 estudantes).

5) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 97 estudantes compareceram, sendo que 92 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 54% (de um total de 35 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 16 estudantes).

6) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 50 estudantes compareceram, sendo que 48 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 64% (de um total de 22 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 55% (de um total de 11 estudantes).

 

Em 2019/2, o projeto GAMA disponibilizou 9 (nove) módulos, sendo:

1)  Um módulo de matemática básica. Do total de inscritos, 57 estudantes compareceram, sendo que 36 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 22 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 25% (de um total de 8 estudantes).

2)  Um módulo de geometria analítica I. Do total de inscritos, 34 estudantes compareceram, sendo que 31 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 75% (de um total de 17 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 75% (de um total de 4 estudantes).

3)  Um módulo de geometria analítica II. Do total de inscritos, 9 estudantes compareceram, sendo que 9 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 50% (de um total de 2 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 2 estudantes).

4)  Um módulo de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 47 estudantes compareceram, sendo que 38 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 53% (de um total de 15 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 4 estudantes).

5)  Um módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 11 estudantes compareceram, sendo que 8 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 50% (de um total de 4 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Nenhum estudante compareceu a todas as aulas deste módulo.

6) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 19 estudantes compareceram, sendo que 13 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 33% (de um total de 9 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 4 estudantes).

7) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 13 estudantes compareceram, sendo que 11 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 75% (de um total de 4 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 1 estudante).

8) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 15 estudantes compareceram, sendo que 15 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 67% (de um total de 6 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 2 estudantes).

9) Um módulo de sequências e séries. Do total de inscritos, 16 estudantes compareceram, sendo que 15 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2019/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 100% (de um total de 10 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 6 estudantes).

Cada módulo é composto por 6 (seis) aulas e desenvolvido em três semanas (duas aulas por semana). Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Encontros de ALGA e Encontros de Cálculo

Em 2019/1, o projeto GAMA realizou 7 (sete) Encontros.

1) Dois Encontros de ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica (60 vagas cada). Do total de inscritos, 24 estudantes compareceram, sendo que 22 destes cursaram a disciplina de ALGA em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 45% (de um total de 22 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de ALGA cursada no referido semestre. Este percentual passa para  67% (de um total de 3 estudantes) dentre os estudantes que foram aos dois encontros oferecidos.

2) Quatro Encontros de Cálculo 1 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 99 estudantes compareceram, sendo que 94 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 37% (de um total de 99 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual se mantém em 37% (de um total de 99 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos quatro encontros e passa para 66% (de um total de 53 estudante) dentre os estudantes que foram aos quatro encontros oferecidos.

3)Um Encontro de Cálculo 2 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 3 estudantes compareceram, sendo que todos  cursaram a disciplina de cálculo em 2019/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram ao encontro, 100% (de um total de 3 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre.

 

Monitorias

Em 2019/1, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 1696 atendimentos em monitorias para 394 estudantes, dentre estes, 370 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2019/1. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 53% (de um total de 370) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2019/1. Este percentual de aprovação passa para 61% (de um total de 166) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 79% (de um total de 56) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e passa para 86% (de um total de 21) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

 

Qualificação dos bolsistas do projeto

O projeto GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o Projeto conta com 14 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas destinadas para resolução das listas de exercícios das turmas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao Projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.