Início do conteúdo
Histórico 2017

 

Principais ações do Projeto GAMA em 2017

             

                    Em 2017, as principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

 

Cursos Preparatórios para o Cálculo

Atividades de Reforço em Cálculo

Encontros de Cálculo e Encontros de ALGA

Monitorias

Qualificação dos bolsistas do projeto

                   Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet).

                    Em 2017/1 o GAMA atendeu 515 estudantes de 34 cursos de graduação da UFPel, dos quais 502 estavam matriculados em disciplinas de Cálculo ou ALGA no referido semestre. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2017/1 foi o CENG (131 estudantes), seguido pelo IFM (96 estudantes), CDTec (85 estudantes), FAEM (76 estudantes), CCQFA (67 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 61 estudantes.

                    Em 2017/2 o GAMA atendeu 497 estudantes de 35 cursos de graduação da UFPel, dos quais 450 estavam matriculados em disciplinas de Cálculo ou ALGA no referido semestre. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2017/2 foi o CDTec (119 estudantes), seguido pelo CCQFA (113 estudantes), FAEM (80 estudantes), CENG (64 estudantes) e IFM (60 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 61 estudantes.

 

Curso Preparatório para o Cálculo – CPC

                    Em 2017, foram oferecidas duas edições do Curso Preparatório para o Cálculo em 2017, uma no recesso acadêmico de verão (entre os semestres 2016/2 e 2017/1) e uma no recesso acadêmico de inverno (entre os semestres acadêmicos de 2017/1 e 2017/2).

               No recesso de verão (entre os semestres 2016/2 e 2017/1), o projeto GAMA disponibilizou 120 vagas oferecidas em duas turmas, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. O curso foi ofertado na última semana do recesso acadêmico. Do total de inscritos, 79 estudantes compareceram, sendo que 73 cursaram a disciplina de cálculo no semestre 2017/1. Destes, 49 foram considerados frequentes (participaram de pelo menos 75% das aulas), sendo que 35 destes compareceram a todas as aulas do Curso. Dos estudantes considerados frequentes no Curso e que cursaram disciplinas de cálculo no semestre 2017/1, 57% foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas, este percentual passou para 74%. O Curso foi composto por 5 (cinco) aulas teóricas e 5 (cinco) aulas de exercícios. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

                    No recesso de inverno (entre os semestres 2017/1 e 2017/2), o projeto GAMA disponibilizou 120 vagas oferecidas em duas turmas, ambas no turno noite. O curso foi ofertado na última semana do recesso acadêmico. Do total de inscritos, 57 estudantes compareceram, sendo que 52 cursaram a disciplina de cálculo no semestre 2017/2. Destes, 28 foram considerados frequentes (participaram de pelo menos 75% das aulas) e 21 destes compareceram a todas as aulas do Curso. Dos estudantes considerados frequentes no Curso e que cursaram disciplinas de cálculo no semestre 2017/2, 43% foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas, este percentual se manteve em 43%. O Curso foi composto por 5 (cinco) aulas teóricas e 5 (cinco) aulas de exercícios. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Atividades de Reforço em Cálculo – ARC

                   Em 2017/1, o projeto GAMA disponibilizou 4 (quatro) módulos, sendo:

1)  Um módulo de funções reais de uma variável real (três turmas de 60 vagas cada, sendo duas delas oferecidas aos sábados e com bolsistas atuando voluntariamente, pois neste período o Projeto GAMA não teve auxilio financeiros de bolsas, por parte da UFPel). Do total de inscritos, 87 estudantes compareceram, sendo que 83 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 55% (de um total de 51 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 71% (de um total de 21 estudantes).

2) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real (Cinco turmas de 60 vagas cada, sendo duas delas aos sábados). Do total de inscritos, 91 estudantes compareceram, sendo que 88 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 54% (de um total de 54 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 56% (de um total de 18 estudantes).

3) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real (Nove turmas de 60 vagas cada, sendo 5 delas aos sábados). Do total de inscritos, 153 estudantes compareceram, sendo que 149 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 68% (de um total de 76 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 76% (de um total de 29 estudantes).

4) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real (quatro turmas de 60 vagas cada, sendo 3 delas aos sábados). Do total de inscritos, 72 estudantes compareceram, sendo que 71 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 55% (de um total de 38 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 54% (de um total de 13 estudantes).

                    Cada módulo desenvolvido em 2017/1 foi composto por 6 (seis) aulas e desenvolvido em três semanas (duas aulas por semana). Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

                    Em 2017/2, o projeto GAMA disponibilizou 6 (seis) módulos, sendo:

1) Um módulo de matemática básica (Seis turmas de 60 vagas cada, sendo 4 delas aos sábados). Do total de inscritos, 84 estudantes compareceram, sendo que 68 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 3 das 4 aulas), 55% (de um total de 33 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 30 estudantes).

2) Um módulo de funções reais de uma variável real (Seis turmas de 60 vagas cada, sendo 4 delas aos sábados). Do total de inscritos, 95 estudantes compareceram, sendo que 84 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 55% (de um total de 45 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 60% (de um total de 15 estudantes).

3) Um módulo de funções trigonométricas (Uma turma de 60 vagas). Do total de inscritos, 19 estudantes compareceram, sendo que 14 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 3 das 4 aulas), 25% (de um total de 8 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 20% (de um total de 5 estudantes).

4) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real (Seis turmas de 60 vagas cada, sendo 4 delas aos sábados). Do total de inscritos, 69 estudantes compareceram, sendo que 61 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 33 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 43% (de um total de 7 estudantes).

5) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real (Seis turmas de 60 vagas cada, sendo 4 delas aos sábados). Do total de inscritos, 36 estudantes compareceram, sendo que 28 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 11 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 40% (de um total de 5 estudantes).

6) Um módulo de sequências e séries numéricas (Uma turma de 60 vagas no sábado). Do total de inscritos, 29 estudantes compareceram, sendo que 24 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 3 das 4 aulas), 50% (de um total de 6 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 40% (de um total de 5 estudantes).

                    Os módulos de funções, limites e derivadas foram compostos por 6 (seis) aulas cada e desenvolvidos em três semanas (duas aulas por semana). Os módulos de Matemática Básica, Funções Trigonométricas e Sequências e Séries foram compostos por 4 (quatro) aulas cada. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Encontros de Cálculo e Encontros de ALGA

                    Em 2017/2, o projeto GAMA realizou 12 (Doze) Encontros.

1) Quatro Encontros de ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica (60 vagas cada). Do total de inscritos, 51 estudantes compareceram, sendo que 45 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 71% (de um total de 45 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 83% (de um total de 12 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos quatro encontros e passa para 50% (de um total de 4 estudantes) dentre os estudantes que foram a a pelo menos três encontros oferecidos.

2) Três Encontros de Cálculo 2 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 27 estudantes compareceram, sendo que 23 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 26% (de um total de 23 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 33% (de um total de 6 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 100% (de um total de 1 estudante) dentre os estudantes que foram nos três encontros oferecidos.

3) Cinco Encontros de Cálculo 3 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 35 estudantes compareceram, sendo que 34 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2017/2. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 50% (de um total de 34 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 59% (de um total de 17 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos cinco encontros e passa para 100% (de um total de 2 estudantes) dentre os estudantes que foram a quatro dos cinco encontros oferecidos. Nenhum estudante compareceu aos cinco encontros.

                    Cada Encontro realizado em 2017/2 teve duração de 4 (quatro) horas e foi desenvolvido nos sábados pela manhã. Todos os Encontros foram ministrados pelos bolsistas e acompanhados presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

Monitorias

                    Em 2017/1, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 1124 atendimentos em monitorias para 275 estudantes, dentre estes, 274 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2017/1. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 52% (de um total de 117) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2017/1. Este percentual de aprovação passa para 59% (de um total de 117) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 74% (de um total de 42) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e para 85% (de um total de 13) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

                    Em 2017/2, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 792 atendimentos em monitorias para 245 estudantes, dentre estes, 235 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2017/2. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 57% (de um total de 235) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2017/2. Este percentual de aprovação passa para 65% (de um total de 92) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 79% (de um total de 19) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e para 71% (de um total de 7) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

 

Qualificação dos bolsistas do projeto

               O projeto GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o Projeto conta com 20 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Nas reuniões gerais, são também aplicadas provas escritas, chamadas de testes qualitativos, que versam sobre conteúdos referentes à disciplina na qual o bolsista está atuando. Os testes visam ajudar na identificação de lacunas na formação dos bolsistas e são discutidos nas reuniões semanais com os professores orientadores. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas para resolução das listas de exercícios das turmas, reuniões com os professores das turmas atendidas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao Projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.

              Em 2017, o Projeto GAMA forneceu mais de 16.000 (dezesseis mil) horas em certificados  para alunos participantes.