Projeto GAMA – 2016/1
O projeto GAMA – Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e com a Pró-reitoria de Graduação (PRG), apresenta aqui os principais resultados referentes à atuação do projeto no semestre 2016/1.
Foram realizados aproximadamente 2500 atendimentos, entre monitorias e atividades de reforço em matemática.
O professor Cícero Nachtigall, coordenador do projeto, ressalta que o percentual de aprovação dentre os participantes do Projeto é bastante significativo. Os estudantes que procuram o GAMA várias vezes ao longo do semestre estão, em geral, enfrentando grandes dificuldades no aprendizado em Matemática. Mesmo assim, este grupo de alunos é o que apresenta maior percentual de aprovação nas disciplinas de Matemática, o que comprova a importância da participação frequente dos estudantes nas ações do projeto.
Os índices de reprovação nas disciplinas iniciais de Matemática são, historicamente, bastante elevados e se acentuaram nos últimos anos devido ao grande desnível existente entre o conhecimento matemático dos estudantes oriundos do ensino básico e a exigência acadêmica para formação de bons profissionais nas áreas exatas.
Principais ações do Projeto:
1) Curso Preparatório para o Cálculo
É oferecido geralmente no período de recesso da Universidade, totalizando 24 horas aula. Este curso busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é prioritariamente ofertado a alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.
Na edição de 2016/1, foram realizados 490 atendimentos no Curso Preparatório para o Cálculo, totalizando 44 alunos atendidos nesta atividade.
Com o objetivo de fazer uma análise qualitativa do curso, são aplicados dois testes para os alunos: teste de sondagem, antes do início do curso e teste de comparação, logo após o término do curso.
Os gráficos abaixo representam os resultados do Curso Preparatório para o Cálculo oferecido no último recesso acadêmico. O rendimento é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.
Foram realizados 1638 atendimentos em monitorias, totalizando 435 alunos atendidos nesta atividade.
Os gráficos a seguir representam os percentuais de aprovação, reprovação e infrequência dos acadêmicos que procuraram as monitorias pelo menos uma vez ao longo do semestre, pelo menos três vezes (em média um atendimento antes de cada prova da disciplina) pelo menos oito vezes (em média um atendimento a cada duas semanas) e pelo menos dezesseis (em média um atendimento por semana), respectivamente.
O professor Cícero ressalta, entretanto, que um dos grandes desafios enfrentados ainda é a procura relativamente baixa dos alunos das turmas, uma vez que a participação no projeto é voluntária.
O alto índice de evasão dos alunos nas disciplinas iniciais de Cálculo é outro grande obstáculo para os cursos das áreas exatas. O GAMA busca amenizar este índice oferecendo o atendimento individualizado de um bolsista por turma. Esta ação tem se mostrado eficaz no sentido de aproximar a turma e o bolsista, a fim de que os horários e locais de atendimento sejam combinados por eles para otimizar o tempo e incentivar a procura pelos atendimentos, reduzindo o número de alunos infrequentes participantes. Além disso, os bolsistas são incentivados a assistirem uma aula semanal da disciplina juntamente com a turma, o que tem possibilitado maior proximidade entre bolsista e alunos. Esta é uma ação que tem sido destacada em seminários e congressos, nos quais o grupo participa, por pesquisadores de outras instituições de ensino.
3) Atividades de Reforço em Cálculo
Outra ação importante que o GAMA desenvolve são as Atividades de Reforço em Cálculo. Esta atividade, que começou em 2014/2 em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, são disponibilizadas turmas onde são desenvolvidas atividades de reforço em Cálculo Diferencial e Integral para alunos da UFPel, com 50% das vagas destinadas a acadêmicos em situação de vulnerabilidade social.
Em 2016/1 foram oferecidos três módulos, cada um com três turmas de aproximadamente 20 alunos cada, totalizando 365 atendimentos nesta atividade e 69 alunos participantes.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada e são ministradas por bolsistas sob a orientação de professores.
No módulo I foram trabalhados os conteúdos de funções reais de uma variável real, no módulo II, conteúdos relacionados a limites de funções reais de uma variável real e, no módulo III, o conteúdo de derivadas de funções reais de uma variável real.
A seguir estão representados graficamente os resultados de aprovação, reprovação e infrequência dos alunos considerados frequentes, ou seja, os que participaram de no mínimo 75% das aulas de reforço.
O GAMA oferece ainda, ao longo do semestre letivo, aulas de revisão nos conteúdos de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), chamados de Encontros de ALGA. Os encontros são ministrados pelos bolsistas sob a orientação dos professores do projeto aos sábados pela manhã. Em 2015 foram oferecidos seis Encontros de ALGA, cada um com 60 vagas e a frequência dos acadêmicos nesta atividade é computada juntamente com as monitorias do Projeto.
5) Qualificação dos bolsistas do projeto
O GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o grupo conta com 20 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Nas reuniões gerais, são também aplicadas provas escritas, chamadas de testes qualitativos, sobre conteúdos referentes à disciplina na qual o bolsista está atuando. Os testes visam ajudar na identificação de lacunas na formação dos bolsistas e são discutidos nas reuniões semanais com os professores orientadores. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas para resolução das listas de exercícios das turmas, reuniões com os professores das turmas atendidas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.
Saiba mais sobre o Projeto GAMA
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, Aulas de Reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Como consequência destas ações, pretende-se melhorar o aprendizado em disciplinas de matemática de ensino superior e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática de diversos cursos de graduação. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel e já realizou mais de 17.300 atendimentos.
Atualmente, o grupo de pesquisadores é formado pelos professores Alexandre Molter, Carlos Campani, Cícero Nachtigall, Joseane da Silva Porto, Luciana Chimendes Cabrera, Maurício Braga de Paula, Maurício Zahn e Rejane Pergher, todos do Departamento de Matemática e Estatística, coordenam as diversas ações do projeto. Além desse grupo, o projeto conta com diversos professores colaboradores, que são incluídos semestralmente, que participam do projeto recebendo um bolsista em sua turma e auxiliando-o no esclarecimento de suas dúvidas.