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Justificativa

               Com a ampliação do acesso aos cursos de graduação da Universidade, resultante do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) ocorrido entre 2007 a 2012 e a política de quotas sociais do Governo Federal, há a necessidade de fortalecer o processo de aprendizado em determinadas áreas do conhecimento que tradicionalmente tem elevadas taxas de reprovação e evasão. Políticas de permanência e qualificação dos cursos de graduação tornaram-se assim fundamentais para a consolidação das iniciativas governamentais de acesso à Universidade.

               Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade brasileira como um todo. Se por um lado esta expansão traz a democratização do acesso ao ensino superior, por outro lado percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na academia sem terem adquirido os conhecimentos básicos que são os pré-requisitos para as novas aprendizagens. Com a criação deste projeto, o percentual de aprovação dos alunos atendidos na monitoria por pelo menos oito vezes foi superior a 60%. Estes alunos são, em geral, alunos com sérias dificuldades em matemática básica. Este percentual, embora ainda longe do ideal, é muito superior ao geral da turma. Os resultados obtidos desde sua implantação são positivos e justificam o trabalho desenvolvido neste projeto.